Qual a diferença de exoneração e demissão?

Perguntado por: Tomé Afonso de Ramos  |  Última atualização: 16. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

A demissão é uma penalidade em razão da prática de uma falta grave pelo servidor público. Já a exoneração é a quebra do vínculo entre a administração pública e o servidor, mas sem caracterizar uma punição.

O que significa ser exonerado do cargo?

É a cessação do exercício de um cargo provido por nomeação ou designação. Pode ser voluntária ou por recomendação da autoridade. A exoneração de cargo de provimento efetivo dá-se a pedido do servidor ou de ofício.

O que causa demissão de servidor público?

Motivos de demissão

As acusações que podem levar à demissão de um servidor público incluem: Acumular indevidamente vários cargos. Causar danos aos cofres públicos. Receber vantagens por conta do cargo.

Quem é exonerado recebe salário?

O servidor exonerado tem direito a receber este benefício, que será calculado sobre a remuneração pelo número de meses laborados até a exoneração, proporcionalmente.

Qual a diferença de exonerar e dispensar?

Enquanto a demissão tem fim punitivo, a exoneração é um ato administrativo sem natureza de penalidade. A demissão ocorre quando um servidor público não respeita as regras do local de trabalho ou não cumpre com os deveres e proibições estabelecidos pela legislação, sendo uma punição expressa em lei.

Qual a diferença entre exoneração e demissão?

17 questões relacionadas encontradas

Como funciona a exoneração?

Na exoneração, ocorre o desligamento do servidor pela administração pública ou a pedido do próprio funcionário. Então, a exoneração não acontece para punir o servidor público. O mais comum é que a exoneração aconteça nos cargos em comissão ou por pedido do servidor efetivo.

O que acontece depois de uma exoneração?

A demissão é o desligamento do servidor a título de punição, já a exoneração é o desligamento do agente público sem caráter punitivo. Quando ocorre a pedido, a exoneração provoca o rompimento da relação jurídica por ato voluntário do servidor.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

A exoneração, ao contrário do que pode parecer, não tem nenhuma ligação com punição. Trata-se de procedimento que ocorre a pedido do servidor público ou de ofício. Assim, o retorno do servidor público ao cargo pode se dar em três hipóteses: reversão, reintegração ou recondução.

Quais os direitos de um cargo comissionado quando é exonerado?

5. Servidor exonerado de cargo em comissão receberá indenização relativa ao período de férias a que tiver direito e ao período incompleto, na proporção de 1/12 por mês de efetivo exercício, ou fração superior a 14 dias, calculada com base na remuneração do mês de publicação do ato de exoneração.

Quando um funcionário público pode ser demitido?

1. Demissão: O servidor pode ser demitido por motivos disciplinares, conduta inadequada, baixo desempenho ou violação das políticas e normas da instituição. 2. Aposentadoria: O servidor pode optar por se aposentar, o que resulta na perda do cargo.

É possível reverter um pedido de exoneração?

Proposta permite que servidor exonerado seja readmitido no cargo a critério da administração. Em análise na Câmara dos Deputados, proposta de Emenda à Constituição (PEC 399/18) permite que o servidor exonerado possa ser reinvestido no cargo, a critério da administração e na forma da lei.

O que significa exoneração de servidor público?

A exoneração de cargo efetivo ou dispensa de função pública a pedido é a desinvestidura de cargo público efetivo ou de função pública a pedido do servidor, formalizada mediante publicação de ato no Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

Sou concursado e quero sair e agora?

O que faço? Mesmo sendo concursado por curto ou longo período de tempo, a qualquer momento, o servidor pode sair do cargo ou ser demitido. Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público.

Quais são os tipos de exoneração?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

O que faz um concursado ser exonerado?

Ela pode ocorrer em duas situações: a pedido do servidor público, que não deseja mais trabalhar num determinado cargo da Administração; por iniciativa e deliberação espontânea da Administração (a chamada exoneração de ofício).

Quando um funcionário público se torna efetivo?

O servidor deverá entrar em efetivo exercício em até 15 (quinze) dias, contados da assinatura do Termo de Posse e será encaminhado ao setor de lotação para início das suas atividades laborais. O servidor será exonerado do cargo se não entrar em exercício no prazo previsto no de 15 dias a partir da posse.

Pode demitir cargo comissionado?

Já o cargo comissionado é de livre nomeação e demissão, tudo isso a ser feita a qualquer momento, não sendo necessária a obrigatoriedade de prestar concurso público.

Como saber se uma pessoa foi exonerada?

Como saber se um servidor público foi exonerado? Para saber se um servidor público foi exonerado, é preciso consultar o Diário Oficial da região. Algumas cidades fazem publicações em jornais de grande circulação, bem como divulgam essas informações em seus sites oficiais.

Quem está de férias pode ser exonerado?

O desligamento do servidor público, seja por exoneração ou por inatividade, a ele confere o direito à indenização por férias não gozadas, já que delas não mais pode usufruir, incluído aí o terço constitucional.

Qual é a diferença entre demissão e demissão a bem do serviço público?

A demissão é uma penalidade em razão da prática de uma falta grave pelo servidor público. Já a exoneração é a quebra do vínculo entre a administração pública e o servidor, mas sem caracterizar uma punição.

Quem pede exoneração tem que cumprir aviso?

Como fica o aviso prévio no pedido de demissão? Ao pedir demissão, o funcionário tem o dever de cumprir o aviso prévio pelo prazo mínimo de 30 dias. Sendo assim, ele receberá o valor pelos dias trabalhados junto com o resto da sua rescisão, como as férias indenizadas, 13º proporcional etc.

Quanto tempo dura um processo de exoneração?

No entanto, o tempo de demora de um processo de exoneração, poderá variar de 5 meses a anos, a depender de cada caso particular.

Quem trabalha em cargo comissionado tem direito ao Seguro-desemprego?

Como os empregados públicos que ocupam cargos comissionados podem ser exonerados a qualquer momento também não têm acesso ao seguro desemprego garantido por lei.

Quando devo pedir exoneração de um cargo para assumir outro?

Exceto os casos especificados pela Constituição Federal, não há a possibilidade de acúmulo de cargos por parte do servidor público. Assim, caso seja aprovado em novo concurso público e tenha intenção de tomar posse, deverá pedir exoneração do cargo atual.

Como pedir demissão de um cargo público?

O servidor que desejar se desligar do serviço público, deve encaminhar ao seu superior imediato um requerimento (que poderá ser de próprio punho) solicitando a exoneração do cargo ou dispensa de função-atividade (Lei 500/74).

Artigo anterior
Como hidratar MDF?
Artigo seguinte
O que é necessário para realizar uma titulação potenciométrica?