Porque a Igreja Católica criou a arte barroca?

Perguntado por: Beatriz Mendes Loureiro  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

O principal objetivo da Igreja Católica ao criar o estilo barroco foi captar a atenção dos fiéis e reagir ao crescimento do protestantismo liderado por Martinho Lutero. Esse momento fez parte de um movimento de reestruturação da Igreja que ficou conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica.

Por que a arte barroca e ligada ao catolicismo?

A conexão entre a arte barroca e religião

Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.

Como a Igreja influenciou o barroco?

Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a arte barroca.

Porque o barroco no Brasil é muito presente em Igreja Católica?

No início do século XVII o Brasil era uma colônia portuguesa. Os jesuítas sentiram necessidade de catequizar os povos indígenas para contribuir com o processo colonizador e se utilizaram do Barroco para isso, principalmente por meio da religião, que exercia influência significativa na vida das pessoas.

Qual a relação da arte barroca e a religião?

O Barroco nasce nesse contexto em que a Igreja tenta retomar seu prestígio. O estilo representava através de suas obras as tensões entre a razão e a fé da época. Foi considerada uma arte religiosa com a proposta de difundir a fé católica por meio das produções artísticas do período.

ARTE BARROCA: o movimento artístico que marcou o Brasil e a Europa

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da arte barroca?

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

Como a religiosidade influenciou a arte barroca no contexto brasileiro?

A principal influência cultural era portuguesa. Dessa maneira, a religiosidade cristã ditava o comportamento das pessoas da época, comandadas pela Igreja Católica. Moenda de cana-de-açúcar (1835), de Johann Moritz Rugendas (1802-1858).

O que o Barroco defende?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Quem trouxe o estilo barroco para o Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Quem criou o estilo barroco?

A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610).

O que o barroco criticava?

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Qual o principal nome da arte barroca no Brasil?

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

Quais as 4 principais características do barroco?

As principais características são: a utilização de cores vibrantes, o uso de luz e sombra, a criação de efeitos dramáticos e a preferência por formas orgânicas e sinuosas. Além disso, as obras barrocas costumam ter temas religiosos.

O que a arte tem a ver com a religião?

Muitos pesquisadores acreditam que as pinturas rupestres são religiosas. Isto é, essas pinturas, feitas em cavernas, montanhas e paredões, tinham motivos espirituais. Mais que ajudar a representar os atributos de alguma determinada crença, a arte tem particularidades que ajudam a aproximá-la da religião.

Quais são as 3 características da arte barroca?

Quer na escultura, quer na pintura, podemos observar algumas Caracteristicas do Barroco, tais como: a grandiosidade. a teatralidade. o movimento.

Em qual contexto surge a questão da arte no Barroco?

Nesse contexto de embates religiosos, ao mesmo tempo em que havia o florescimento dos ideais humanistas difundidos pelo renascimento, o barroco surgiu como uma expressão artística símbolo dessa efervescência que ora pendia para o extremismo religioso, ora para o culto à razão e à cultura clássica.

Como eram decoradas as igrejas no período barroco brasileiro?

No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes de madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores, oratórios, presépios e outros elementos decorativos.

Como era a arquitetura barroca nas igrejas?

A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.

O que as obras barrocas transmitem?

As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos. Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.

Quais os principais temas retratados na arte barroca?

O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.

Qual foi o movimento religioso que impulsionou o barroco?

Movimento artístico nascido na Itália

Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época. Nascida no final do século XVI, se estendendo até o início do século XVIII, a arte barroca acontece em diferentes épocas em cada país. As características também podem variar por regiões.

Artigo anterior
Quantas linhas da psicologia existem?
Artigo seguinte
O que significa educar no latim?