Qual a diferença das cores dos aditivos de radiador?

Perguntado por: Rita Gabriela Vieira de Araújo  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Qual a diferença entre os aditivos de radiador?

Seja a durabilidade, proteção do sistema ou a eficácia durante as mudanças de temperatura. Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

Qual melhor aditivo para o radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

Como saber qual aditivo usar?

Para determinar que tipo já está em seu veículo, você pode procurá-lo no manual do proprietário ou encontrar o aditivo mais comumente usado para a sua marca e modelo do carro. Também é possível dizer que tipo de aditivo está no carro pela cor. Mistura de produtos irá diminuir a vida útil do sistema de arrefecimento.

Qual a cor do líquido de arrefecimento?

A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.

Pode misturar ADITIVO de Radiador de cores DIFERENTES ???

39 questões relacionadas encontradas

Pode misturar líquido de arrefecimento com água?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Pode misturar água no líquido de arrefecimento?

O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo ​própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.

Qual cor de aditivo usar?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Como escolher o líquido de arrefecimento?

Cada fabricante indica um aditivo para sistema de arrefecimento específico para seus veículos, por isso, a maneira mais segura e efetiva de você escolher o líquido é consultando o manual do proprietário do veículo.

Qual a diferença entre aditivo rosa e verde?

Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis. Porém, isso não é uma regra e as cores podem variar de marca para marca. Portanto, é essencial ler o rótulo para identificar o tipo de fluido.

Qual o melhor aditivo orgânico ou sintético?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente. Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Qual o líquido de arrefecimento que devo utilizar no veículo?

Ela possui alta concentração de cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões nas partes metálicas. Por isso, é necessário utilizar água desmineralizada, diluída na proporção em que o fabricante do veículo recomenda com o aditivo.

Qual a diferença de aditivo orgânico e inorgânico?

Como o próprio nome diz, os aditivos orgânicos são fabricados a partir de componentes de origem orgânica, ou seja, são biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Do mesmo modo que sua durabilidade é maior que o inorgânico, justamente devido as suas características orgânicas.

Para que serve o aditivo Rosa?

O aditivo é usado para que o líquido de arrefecimento não ferva ou congele. Isso é essencial para o perfeito funcionamento do carro. O aditivo ajuda para que o motor permaneça funcionando em uma faixa de temperatura que o motor trabalhe em plenas condições.

Qual a diferença de etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

A grande diferença está no ponto de congelamento, onde o aditivo de base orgânica como o monoetilenoglicol no sistema de arrefecimento pode chegar a cerca de -15°C.

Qual a proporção de água e aditivo no radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

Como saber a hora de trocar o aditivo do radiador?

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Pode usar só aditivo no radiador?

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

O que acontece se colocar muita água no reservatório?

Com relação ao abastecimento do reservatório, o líquido nunca pode ultrapassar a quantidade mínima ou máxima recomendada. “Se estiver muito vazio, o motor não será resfriado. Se estiver muito cheio, pode haver excesso de pressão e rompimento das mangueiras de conexão do radiador com o motor.”

O que colocar no reservatório de água do radiador?

“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.

Pode colocar água filtrada no radiador?

Se sair com alguma coloração, é preciso limpar o radiador até que a água saia transparente. Além disso, não é recomendável colocar água da torneira, mesmo que filtrada, no radiador. A água sem os aditivos recomendados congela e evapora mais facilmente, além de corroer diversas peças do sistema de arrefecimento.

Como Desmineralizar água da torneira?

O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

O que é aditivo concentrado?

Aditivo concentrado orgânico é um fluido protetor concentrado de alta qualidade, elaborado com aditivos de base orgânica de longa duração. Promove as propriedades coligativas do fluido, reduzindo a temperatura de congelamento e aumentando a temperatura de ebulição.

Artigo anterior
Qual a altura das mulheres italianas?
Artigo seguinte
Porque jejum da diarreia?