Qual a diferença da hortelã e da menta?

Perguntado por: Constança Abreu Magalhães  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

“As folhas da menta [a mentha spicata] são mais lisas e possuem formato mais alongado e pontiagudo. As da hortelã [mentha piperita] são mais ásperas e menores”. Quanto ao sabor, a diferença mais marcante, de acordo com Laís, é que a menta é muito mais delicada e suave que a hortelã.

Qual a diferença de hortelã e menta?

Porém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques.

Como identificar hortelã?

Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.

Como diferenciar os tipos de hortelã?

As suas folhas são pontiagudas, compridas e estreitas, além de estarem dispostas em forma de uma espiga larga. Outra característica que ajuda a distingui-la da menta é a presença de uma pequena haste que liga a planta ao caule principal. Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã.

Como é a folha de hortelã?

A hortelã é uma erva com folhas verdes ovais, levemente aveludadas que gosta de luz e rega constante. ... Além disso, também é antioxidante e suas propriedades provêm do mentol, fitonutriente presente em suas folhas e caules.

#MENTA E HORTELÃ, VEJA COMO É A DIFERENÇA...

42 questões relacionadas encontradas

Para que serve a menta?

A menta também é um ótimo alimento para fortalecer a imunidade, pois ela é rica em diversas vitaminas como as do complexo B, vitamina C, D e E e também é fonte de minerais como cálcio e fósforo. Essas vitaminas e minerais ajudam a proteger o corpo de infecções e inflamações.

Quais os tipos de hortelã e para que serve?

As espécies mais comuns de serem encontradas são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.

Quais tipos de hortelã que existe?

Conheça os tipos de hortelã e para que servem
  • Hortelã pimenta.
  • Hortelã comum.
  • Hortelã da ribeira.
  • Hortelã portuguesa.
  • Hortelã silvestre.
  • Hortelã maçã
  • Hortelã variegata.
  • Hortelã levante.

Qual é a melhor hortelã?

No Brasil, os tipos mais comuns do vegetal são a hortelã-comum, que é a mais conhecida, e a hortelã-pimenta, que conta com um aroma ainda mais refrescante. Para o plantio em casas ou apartamentos, a comum é mais recomendada pelo fato de ter uma resistência maior e exigir menos cuidados.

Quantas espécies existem de hortelã?

Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero. O mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.

Qual a diferença de hortelã e hortelã-pimenta?

Folhas. As folhas das duas plantas tendem a ter um comprimento aproximadamente duas vezes maior que a largura e possuem bordas irregulares. No entanto, enquanto a hortelã-pimenta possui folhas que surgem nos caules, as folhas da hortelã-verde crescem quase que diretamente no ramo.

Para que serve chá de hortelã da folha grossa?

A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.

Para que serve a hortelã variegata?

Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

Para que serve a hortelã da folha grossa?

Benefícios da hortelã-gorda

Ela é muito utilizada em casos de tosse, bronquite e inflamação da boca e da garganta, além de ser bastante aproveitada para tratamentos contra catarro, dor de ouvido, dor de cabeça, inflamação no colo do útero, febre e bronquite.

Como usar menta?

Além de simplesmente adicionar as folhas de menta na salada, junto com tomates, alface, rabanete e cebola, que tal preparar um molho de iogurte com elas? É ótimo também para comer com bastonetes de cenoura, aipo ou pepino. Pique as folhas e misture-as ao iogurte com um pouco de sal, pimenta e azeite de oliva.

Quem não pode tomar chá de menta?

A acrescentar, esta infusão não é recomendada a pessoas que sofram de refluxo gástrico ou hérnia do hiato, por exemplo. Grávidas ou mulheres que estejam a planear engravidar também devem evitar, visto que a infusão pode provocar a menstruação e colocar em risco a gravidez.

Pode tomar chá de menta todos os dias?

Antes de tomar chá de menta (ou qualquer outro chá), o melhor é consultar o seu médico para saber se podem existir efeitos indesejáveis da interação entre o chá e os medicamentos. E claro, use mas não abuse. Como qualquer outro chá ou alimento, não deve ser consumido em excesso.

Como usar hortelã branca?

Utilizada em gripes e resfriados. Na culinária, é usada para temperar feijões, frango, sopas e carnes. Usa-se em pouca quantidade, pois é uma erva com sabor forte.

Porque variegata?

Por definição, variegado significa "ter marcações discretas de cores diferentes". Essa palavra, geralmente, aplica-se às folhagens das plantas quando apresentam manchas ou listras mais claras que sua cor, como branco, verde claro e rosa.

Como usar hortelã na comida?

Receitas com hortelã: 50 opções doces e salgadas
  1. Tabule.
  2. Raspadinha de hortelã
  3. Molho de hortelã
  4. Flan de hortelã
  5. Carpaccio de abacaxi com geleia de hortelã
  6. Suco de abacaxi com hortelã
  7. Mousse light de hortelã
  8. Lombo de porco com molho de hortelã

Como fazer chá de hortelã Grosso?

Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia. Em alternativa, as folhas frescas retiradas da planta também podem ser utilizadas.

Qual chá é bom para limpar o útero?

3 chás para limpar o útero
  1. Gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Damiana. ...
  3. Framboesa.

Qual o benefício do hortelã para saúde?

Ela é rica em vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio e fibras, e tem muitos positivos pra sua saúde, espia só: Melhora a digestão: as espécies do gênero mentha ajudam a aliviar distúrbios gastrointestinais. Ela relaxa os músculos do estômago e ainda auxilia na digestão de gorduras.

Qual a verdadeira hortelã-pimenta?

A hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento (reprodução sexuada - troca genética) entre Mentha aquatica e Mentha spicata. É usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.

Para que serve o sumo do hortelã-pimenta?

São usadas como anti-inflamatórios e funcionam como calmante natural. As propriedades medicinais vão além. A hortelã-pimenta também é consumida como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico, para tratar enjoos e para auxiliar na digestão.

Artigo anterior
Quanto um fisioterapeuta ganha na Espanha?
Artigo seguinte
Quais são os números da pobreza menstrual no Brasil?