Qual a diferença da escala 5x1 e 6x1?

Perguntado por: Márcio Mauro de Reis  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

Escala de trabalho 5×1: a cada cinco dias de trabalho, o colaborador folga um. Sendo assim, trabalha-se seis dias na semana e é necessário folgar um domingo a cada sete dias. Nesta escala, a jornada de trabalho é de 07h20min. Escala de trabalho 6×1: a cada seis dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de folga.

O que significa trabalhar em escala 5x1?

A escala 5X1 é quando o colaborador trabalha cinco dias e folga um, sendo que o dia de descanso não é fixo. ... Para não ultrapassar a carga máxima de 44 horas semanais, a jornada de trabalho desse profissional deve ser de até 7 horas e 20 minutos por dia.

Quem trabalha 6x1 trabalha quantas horas por dia?

Não há um artigo específico na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) abordando a escala 6×1. Porém, ela estipula que uma pessoa pode trabalhar, no máximo, 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais, considerando quatro horas aos sábados. E a carga horária semanal pode ser dividida em até seis dias.

Quem trabalha 6x1 tem direito a quantas folgas?

Escala 6×1

A escala de Trabalho 6×1 define que, a cada seis dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de descanso. Muitas pessoas imaginam que essa escala consiste em trabalhar aos sábados e folgar aos domingos, mas isso não é uma regra. A única obrigatoriedade é que exista um dia de folga.

Quem trabalha 5 por 1 tem direito a feriado?

R. Na escala 5×1, a cada 5 dias trabalhados você folga 1, independente de sábados, domingos e feriados. Exemplo: você trabalha na segunda-feira, terça, quarta, quinta, sexta e no sábado será a sua folga, domingo começa tudo de novo e sua folga cairá na sexta-feira, assim por diante.

Escala de trabalho 6x1 - Como fazer? Planilha Excel

23 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha 5X1 tem direito ao domingo?

Modelo 5x1

No modelo de escala 5x1, o profissional terá direito à folga a cada 5 dias trabalhados — geralmente, com 7 horas de trabalho por dia. Segundo as leis trabalhistas, ao optar por essa escala, a empresa precisa se certificar de dar ao menos uma folga de domingo ao mês.

Quem trabalha em escala tem direito a feriado?

Feriado para quem trabalha no regime 12×36

De maneira geral, trabalhadores com carteira assinada têm direito a folgar em feriados, caso convocados devem ser remunerados por isso. ... Desta forma, qualquer trabalhador sob esse regime e que tenha escala de trabalho em dias de feriado, não terá o valor de sua hora dobrado.

Quem trabalha 7 dias seguidos tem direito a folga?

TST: operário receberá descanso semanal em dobro por trabalhar 7 dias consecutivos. O trabalhador que desenvolver suas atividades durante sete dias consecutivos e usufruir do descanso semanal remunerado somente após este período tem direito ao pagamento em dobro.

Quem trabalha domingo tem direito a quantas folgas?

Como compensação do trabalho aos domingos e feriados, o funcionário tem direito a um dia de folga, na mesma semana, para cada dia trabalhado. Ou seja, nas semanas em que houver feriado, e que o colaborador trabalhe tanto no domingo, como no feriado, ele terá direito a dois dias de folga na mesma semana.

Pode trabalhar mais que 7 dias seguidos?

Folga não usufruída em sete dias gera pagamento em dobro de descanso semanal. O trabalhador que não usufrui de uma folga no período de sete dias tem direito a receber em dobro o descanso semanal remunerado. ... Assim, "não pode ser exigido trabalho por mais de seis dias consecutivos de um mesmo trabalhador".

Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 6 dias?

- 44 horas semanais: 6 dias = 7,333333 (equivale a 7 horas e 20 minutos no relógio). - 7,333333 x 30 (dias do mês) = 219,99999 = 220 horas mensais. Sendo o mês de 31 dias, temos: - 7,333333333 x 31 (dias do mês) = 227,333333 (equivale a 227 horas e 20 minutos no relógio).

Como contar 8 horas de trabalho?

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h

Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

Como funciona a escala de trabalho de 6 horas?

A regra geral da CLT determina que profissões que têm uma jornada de trabalho de 6 horas diárias e até 30 horas semanais, devem trabalhar entre 7 e 22 horas, nos dias úteis, excluindo o fim de semana. A carga horária que excede esse limite (7ª e 8ª hora) ocasiona o pagamento de horas extras somente aos bancários.

O que significa 5 a 1?

A escala de trabalho 5×1, tem como característica principal que o trabalhador esteja desempenhando suas funções durante cinco dias consecutivos e, em seguida, tenha um dia de folga, seja esse no domingo ou não, sem a necessidade de folga em feriados. A jornada diária tem uma duração de 7:20h nesse tipo de escala.

Como funciona a escala 5 por 2?

A escala de trabalho 5×2 consiste no funcionário trabalhar 5 dias seguidos e folgar 2 dias. Por exemplo: você trabalha de segunda a sexta e tem folga no sábado e no domingo.

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso
  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Como funcionam as folgas de quem trabalha aos domingos?

Direito a um domingo de folga por mês

Ou seja, o funcionário precisa de pelo menos um domingo de folga no mês. Além disso, é direito do trabalhador ter um repouso de 24 horas por semana, principalmente aos domingos, independentemente do tipo de vínculo empregatício.

Quem folga no domingo perde a folga da semana?

O direito garantido por lei concede ao funcionário de toda empresa um dia de descanso, normalmente, no domingo. Quando o funcionário não cumpre a sua carga horária semanal completa, seja por falta ou atraso, ele sofrerá um desconto.

Quantos domingos por mês o funcionário pode trabalhar?

A jornada de trabalho de quem trabalha aos domingos deve ser organizada de forma que o colaborador não trabalhe por 7 dias seguidos, ou seja, que a cada 6 dias ele possa usufruir de uma folga. Para isso, é necessário organização e fazer valer o cumprimento das leis brasileiras que garantem os direitos trabalhistas.

O que significa 7 dias corridos?

Assim, se optar pela redução dos 7 (sete) dias corridos, o empregado irá trabalhar as 8 (oito) horas diárias normalmente durante 23 dias e descansar os últimos 7 (sete) dias, ficando a cargo do empregador, o pagamento da indenização dos dias restantes para completar os dias de aviso a que o empregado tem direito.

Quantos dias de folga o trabalhador tem direito?

Direito a um domingo de folga por mês

A legislação trabalhista institui que o colaborador só pode trabalhar dois domingos seguidos, assim, o funcionário precisa de pelo menos um domingo de folga no mês.

Quem trabalha de segunda a sábado tem direito a folga na semana?

02) QUANTO TEMPO DEVE DURAR O DESCANSO (DSR)?

De acordo com a legislação, a folga deve durar, no mínimo, 24 horas. Se o empregado trabalha de segunda a sábado e folga aos domingos, terá direito a ficar 24 horas durante o domingo em casa.

Como funciona feriado para quem trabalha por escala?

Assim, é possível afirmar que os feriados não estão incluídos em tais regimes de compensação e, portanto, se o dia de trabalho da escala recair em feriado o empregador deverá pagá-lo em dobro, salvo se conceder folga compensatória além daquela prevista na escala.

Quem trabalha em escala 12X36 tem direito a feriado?

O trabalhador submetido ao regime de 12x36 horas tem direito à remuneração em dobro nos feriados trabalhados. ... De acordo com o colegiado, a lei busca assegurar ao trabalhador o direito ao repouso em datas comemorativas específicas, e essa norma está intimamente ligada à medicina e à segurança do trabalho.

Quando a escala de trabalho cai no feriado?

Antes da Reforma Trabalhista, se a escala de trabalho coincidia com o feriado, o colaborador recebia o valor em dobro. Após a Reforma, se a escala do colaborador cair no feriado, o valor recebido será normal, sem adicional, pois será compensado com a folga no dia seguinte.

Artigo anterior
Como calcular valor de financiamento?
Artigo seguinte
O que você deve considerar ao desenhar uma rede de distribuição?