Qual a definição de icterícia neonatal?

Perguntado por: Vítor Pedro Leite  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Definição e Epidemiologia
A icterícia neonatal consiste na manifestação clínica da hiperbilirrubinemia, definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,5mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) maior que 1,5mg/dL, desde que esta represente mais que 10% do valor de bilirrubina total (BT) (1).

O que é a icterícia neonatal?

A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.

Qual a definição de icterícia neonatal Quais as principais características desta doença?

A icterícia no bebê, também conhecida como icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia neonatal, acontece quando há aumento da concentração de bilirrubina no sangue do bebê, resultando em pele, olhos e mucosas mais amareladas.

O que é icterícia neonatal e sua fisiopatologia?

A icterícia neonatal é causada por aumento da produção de bilirrubina, diminuição da depuração da bilirrubina ou aumento da circulação êntero-hepática. Um pouco de icterícia é normal no neonato. O risco varia com a idade pós-natal, a bilirrubina total, a prematuridade e a saúde do neonato.

Como classificar icterícia?

Semiologicamente, o diagnóstico de hiperbilirrubinemia é feito através da avaliação sub- jetiva da coloração da pele e mucosas, podendo-se classificar a icterícia em cruzes (+/4 a ++++/4), de acordo com sua intensidade.

Aula grátis - Ictericia Neonatal - SanarFlix

31 questões relacionadas encontradas

O que é icterícia e como ela pode ser classificada?

A icterícia pode ser definida como o amarelamento de pele e alguns outros órgãos. Esse amarelamento ocorre como consequência do acúmulo de bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia).

Quais são os 3 tipos de icterícia?

Existem diferentes tipos de icterícia, com causas numerosas, e são divididas em: icterícias hemolíticas ou pré-hepáticas, icterícias tóxico-infecciosas ou hepato- celulares e icterícias obstrutivas ou pós-hepáticas.

O que é icterícia fisiológica?

Refere-se ao quadro de icterícia – coloração amarelada da pele e mucosas – apresentado por porcentagem significativa dos recém-nascidos durante sua primeira semana de vida, processo considerado normal, por isso o nome “fisiológica”.

Quando ocorre a icterícia fisiológica?

Icterícia fisiológica: ocorre como uma resposta à capacidade limitada do bebê para eliminar a bilirrubina nos primeiros dias de vida. Icterícia do leite materno: ocorre em bebês amamentados, devido à baixa ingestão de calorias ou desidratação.

Como ocorre a fisiopatologia da hiperbilirrubinemia?

A bilirrubinemia está em excesso quando a produção de bilirrubina é elevada e atinge o máximo da capacidade de ligação do pigmento pela albumina, sai da circulação e dirige-se para vários tecidos, em especial fígado, rins, pulmoes, coração, glândulas suprarrenais e cérebro.

Como é feita a classificação da icterícia neonatal?

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

Quais são as causas da icterícia?

Na prática, o fígado pode ficar com a capacidade comprometida de captar a bilirrubina e de processá-la em decorrência de hepatites causadas por vírus, por medicamentos, alcoolismo, de cirrose hepática, febre amarela e enfermidades genéticas raras, como na Síndrome de Crigler-Najjar e na Síndrome de Gilbert.

Quais são os sintomas da icterícia?

Em pessoas com icterícia, os sintomas a seguir podem ser motivo para preocupação:
  • Dor abdominal e sensibilidade intensas.
  • Alterações no funcionamento mental, como sonolência, agitação ou confusão.
  • Sangue nas fezes ou fezes negras.
  • Sangue no vômito.
  • Febre.

Quando a icterícia é preocupante?

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Qual o risco da icterícia?

Mas a icterícia do recém-nascido pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso deve ser detectada e tratada adequadamente. Além disso, níveis excessivamente altos de bilirrubina no sangue podem lesionar o cérebro, causando sequelas neurológicas permanentes.

Como a icterícia é eliminada?

Uma parte dessa substância vai para o intestino, sendo eliminada pelas fezes, outra é filtrada nos rins, sendo descartada na urina, enquanto outra pequena parte cai na corrente sanguínea.

Qual a principal causa de icterícia no recém-nascido?

A Icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos em que se observa uma coloração amarelada na pele, olhos e/ou mucosa. Ocorre devido à elevação da bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia), que é uma substância amarelada encontrada na bile e permanece no sangue até ser eliminada na urina.

O que é icterícia não fisiológica?

– Icterícia é não fisiológica se: é precoce (antes de 24 HV), alcança níveis de fototerapia, aumento de bilirrubina mais que 0,5 mg/dl por hora, presença sinal ou sintoma associado, é prolongada (>8 dias no RNT, 14 no RNPT).

Qual a diferença entre bilirrubina direta e indireta?

A bilirrubina indireta é então enviada para o fígado, que a conjuga com o ácido glicurônico, o que a deixa solúvel em água. A maioria da bilirrubina conjugada (ou direta) vai para a bile e, então, para o intestino delgado. Por que RNs saudáveis apresentarem icterícia?

O que significa bilirrubina direta e indireta alta?

Também existem casos em que a bilirrubina indireta pode estar mais alta devido à síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina. O aumento da bilirrubina direta é sinal de que existe um problema nas vias biliares ou no fígado.

O que é icterícia PDF?

A icterícia é a coloração amarela de tecidos, devido ao acúmulo de bilirrubina. Ocorre apenas na presença de bilirrubina sérica superior a (3mg/dL), sendo um sinal normalmente de doença hepática ou distúrbio hematológico.

O que é o amarelão?

O “amarelão” (ancilostomose) é uma doença causada por vermes das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As formas adultas desses parasitas intestinais se instalam no tubo digestivo dos seres humanos, onde se fixam no intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro.

Como saber se a criança está com icterícia?

Como saber se o bebê está com icterícia

Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.

Quanto tempo de banho de luz para icterícia?

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

Artigo anterior
Que é bom para fortalecer as pernas dos idosos?
Artigo seguinte
O que é músculos estriados esqueléticos?