Qual a diferença entre Residência Terapêutica e residência inclusiva?

Perguntado por: Vera Benedita Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

As residências inclusivas são destinadas a pessoas com deficiência (intelectual, motora, paralisias, cegos, surdos); já as residências terapêuticas destinam-se a doentes mentais.

O que é uma residência inclusiva?

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institu- cional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia ...

O que são as residências terapêuticas?

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

Qual o papel do psicólogo na residência inclusiva?

A psicóloga e o psicólogo no SUAS devem analisar e compreender a situação familiar, considerando as potencialidades e as dimensões das aquisições, analisando a situação intrafamiliar e os acessos aos bens e serviços sociais.

Quem tem direito a residência terapêutica?

Os SRT são moradias destinadas a pacientes egressos de hospitais psiquiátricos e hospital de custodia (HCTP) que tenham passado dois anos ou mais ininterruptos internados nestes hospitais, e que não tenham vinculo familiar ou este vinculo esteja intensamente prejudicado.

Residência Terapêutica e a Moradia Assistida | Desmistificando a Saúde Mental

24 questões relacionadas encontradas

Quais os critérios para um paciente ser encaminhado para uma residência terapêutica?

Pacientes já internados por mais de dois anos e que, de acordo com avaliação médica, possam ser ressocializados serão encaminhados às residências terapêuticas. No caso de pacientes com dependência química, o encaminhamento é para o VemSer, que é o programa municipal intersecretarias de combate às drogas.

O que é a reabilitação psicossocial?

reabilitação psicossocial é um conjunto de medidas e ações que são instituídas, que são compartilhadas dentro de um Centro de Atenção Psicossocial que visa uma melhoria das condições de vida, de relação entre as pessoas portadoras de sofrimento psíquico sua família e também dentro da comunidade, é um resgate, mais que ...

O que é um centro dia?

O Centro-Dia oferece atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados na família.

Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?

O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.

O que é moradia para a vida independente da pessoa com deficiência?

Na moradia independente, a pessoa com deficiência mora sozinha ou com alguém de sua escolha e recebe apoio pontual, por algumas horas, pré-agendados. O apoio não é terapêutico; é para questões cotidianas. O apoio terapêutico, se necessário ou desejado, acontecerá de forma independente.

O que faz um cuidador terapeutico?

Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial.

Quem são os candidatos em potencial a residência terapêutica?

Perfil de usuários portadores de transtornos mentais desinstitucionalizados.

Qual a importância do território para os serviços residenciais terapêuticos?

Foi possível observar que o território é um fator importante no processo de construção da cidadania e, portanto, no cuidado em saúde mental. Constatamos, no entanto, que o potencial de utilização do território pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial pode ser melhor explorado.

O que é a Proteção Social Especial de Alta Complexidade no SUAS?

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade garante serviços de proteção integral (serviços de acolhimento em diferentes tipos de equipamentos) para indivíduos e famílias que se encontram sem referência, ou em situação de ameaça, retirada de seu núcleo familiar e/ou comunitário até que seja possível seu retorno a ...

Pode-se dizer que todas as pessoas com deficiência são dependentes?

Nem todas as pessoas com deficiência são dependentes. O conceito de dependência está relacionado à perda da capacidade funcional associada à demanda por cuidados de longa duração. A dependência pode ser incapacitante ou não, bem como gradual, definitiva ou reversível.

Quais os principais propósitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que vão de encontro ao caráter da inclusão?

O propósito da presente Convenção é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.

Qual é o principal objetivo do Creas?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Qual é a função do Creas?

Quais são as atribuições do CREAS?
  • Apoiar o exercício do protagonismo e da participação social;
  • Contribuir para a superação de situações vivenciadas e a reconstrução de relacionamentos familiares e comunitários, dentro do contexto social, ou na construção de novas referências;

O que a equipe do Creas faz?

O papel do CREAS no SUAS define suas competências que, de modo geral compreendem: ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, conforme dispõe a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio Assistenciais.

Quando foi criado o Centro Dia?

A proposta de implantação do Centro Dia para Idoso foi apresentada ao Conselho Municipal de Assistência Social e aprovada através da Resolução nº 836 de 29/07/2014. PALAVRAS-CHAVE: 1. Envelhecimento 2. Centro Dia para Idosos 3.

O que é o Centro POP?

O Centro POP deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas.

Como montar um centro dia?

Para abrir um Centro-Dia para idosos você vai precisar fazer um investimento inicial seja para comprar ou alugar um imóvel, realizar as adequações e adaptações necessárias, contratar e capacitar sua equipe de trabalho, abrir a empresa, comprar materiais para o desenvolvimento das atividades e por aí vai.

O que é reabilitação psicossocial no Brasil hoje?

Atualmente, considera-se reabilitação psicossocial como o processo que facilita, ao usuário, com limitações, uma melhor reestruturação de autonomia de suas funções, na comunidade.

O que são Processos Psicossociais?

O processo psicossocial tem a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais.

O que é uma pessoa psicossocial?

Significado de Psicossocial

adjetivo masculino e feminino Que concerne simultaneamente à psicologia individual e à vida social. Que compreende os trabalhos realizados de maneira simultânea na psicologia social e psicologia clínica. Que analisa a correspondência entre as relações sociais no âmbito da psicologia.

Artigo anterior
Como guardar perfume para não evaporar?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre o ensino tradicional e moderno?