Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?

Perguntado por: Vanessa Isabel Alves Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Qual a contribuição de Piaget e Vygotsky para a educação?

Piaget comenta quatro fatores no desenvolvimento: maturidade biológica, experiência de contato, relação social e equilibração. Vygotsky prestigia que o aspecto social e cultural são determinante na construção da aprendizagem de forma que permeiam a sociedade em que vivemos. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente.

Quais as contribuições da teoria de Piaget para a educação?

"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Qual a contribuição da teoria de Vygotsky para a educação?

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Qual é a relação existente entre a teoria de Piaget e a de Vygotsky?

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. ... Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.

Aula 15 - As contribuições de Piaget e Vygotsky para a educação escolar.

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.

Quais os pontos em comum entre as teorias da aprendizagem de Piaget Vygotsky e Wallon?

Principais semelhanças ente Piaget, Vygotsky e Wallon

Os três eram sócio-interacionistas. Portanto, pensavam o homem como um ser social. Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a educação. E deram contribuições valiosas à educação através das teorias psicogenéticas.

Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky?

Uma das maiores contribuições de Vygotsky à teoria da educação foi o que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal, que é a amplitude entre o nível de capacidade cognitiva observável, ou o desempenho da criança onde ela está no momento presente, em termos cognitivos, e a capacidade latente, a competência que ...

Quais foram as principais contribuições dos teóricos Vygotsky para o trabalho docente no processo de alfabetização?

Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento.

Quais as contribuições de Vygotsky para a alfabetização?

O conceito de desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky é fundamental para a alfabetização de adultos porque deixa claro que a aquisição da escrita não se processa espontaneamente em ambientes culturais. Há necessidade da intervenção intencional, sistematizada, do profissional alfabetizador, em ambiente escolar.

Qual a contribuição de Jean Piaget para a educação e quais seus reflexos nos dias atuais?

Ele forneceu uma percepção sobre as crianças que serve como base de muitas linhas educacionais atuais. Segundo Piaget (2011), é graças a linguagem que a criança tornar-se capaz de invocar situações não atuais, libertando-se então das fronteiras do espaço próximo e presentes, ou seja, saindo do campo perceptivo.

Qual a importância da teoria de Piaget?

Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.

Qual a importância dos psicólogos Piaget Vygotsky e Wallon para a educação?

Na perspectiva pedagógica, os autores Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem, com suas teorias, de forma significativa e eficaz para a compreensão do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.

Quais são as semelhanças e diferenças entre as teorias propostas por Piaget e Vygotsky?

A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.

Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Quais são as principais ideias de Vigotski?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
  • O cérebro é um sistema aberto, pois é mutável. ...
  • O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural;
  • A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana;

Como a teoria de Vygotsky pode ser aplicada na sala de aula?

Veja exemplos de como aplicar a teoria na rotina de sala de aula: Estimule a interação entre colegas: ainda que a mediação do professor seja um dos principais pontos destacados pela teoria, a interação da criança com seus pares não deve ser negligenciada.

Quem foi lev semenovich Vygotsky e quais contribuições de sua teoria a educação?

Lev Vygotsky (1896-1934) foi um grande psicólogo russo que percorreu por diversos âmbitos da educação, além de produzir diversos trabalhos científicos, principalmente relacionados ao trabalho intelectual, na qual foi pioneiro no desenvolvimento intelectual das crianças, que acontece a partir da interação com meio ...

Qual o papel e a importância de Vygotsky para a educação especial e inclusiva?

Vygotsky nos fornece as bases dessa concepção ao postular que a inteligência não é inata, mas se constrói nas trocas constantes com o meio ambiente. A educação se insere nesse contexto, tendo a escola um papel privilegiado nesse processo.

Quais são os níveis de desenvolvimento Segundo Vygotsky?

De acordo com o cientista bielorrusso Lev Semyonovitch Vygotsky existem três degraus de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal.

Por que as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon são chamadas de teorias Psicogenéticas o que significa dizer que são Interacionistas?

As teorias psicogenéticas de Piaget, Vygotsky e Wallon são interacionistas. Isso quer dizer que consideram a ação do meio e suas peculiaridades no desenvolvimento e na aprendizagem humana, pressupondo trocas ativas entre o organismo e o ambiente.

Quais os pontos principais da teoria de Piaget?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Quais as concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotadas pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?

Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos. Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.

Qual a diferença da teoria de Wallon e Vygotsky?

A diferença entre os dois consiste no que é considerada a principal mediação nessa relação: para Vygotsky é a linguagem, enquanto para Wallon é a emoção, considerada por ele uma linguagem anterior à própria linguagem, a primeira forma de comunicação (VIEIRA, 1996).

Qual o nome da teoria de Vygotsky e Wallon?

Tanto Vigotski e seu grupo quanto Wallon procuraram construir uma teoria psicológica fundamentada no materialismo histórico e dialético e, assim sendo, compromissada com o pleno desenvolvimento da humanização dos indivíduos.

Artigo anterior
Quais os cuidados de enfermagem na máscara de Venturi?
Artigo seguinte
Qual Coca vende mais?