Qual a consequência para o músculo quando fazemos exercícios em alta intensidade?

Perguntado por: Gil César Magalhães Pinto Vicente  |  Última atualização: 29. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

“O exercício excessivo pode produzir edema das células musculares das extremidades e, como consequência, a necrose dos músculos em graus variáveis, o que ocasiona liberação da mioglobina (proteína muscular) no sangue”, informa.

O que acontece com o corpo no treino de alta intensidade?

Devido à alta intensidade, esse treino exige uma quantidade considerável de energia muscular do indivíduo, o que leva a utilização intensa de reserva de gorduras. Esse fenômeno, aliado ao aumento do consumo de oxigênio, resulta na continuação da queima de calorias durante horas, mesmo após o término da sessão.

O que acontece com o corpo depois de um treino intenso?

Pois bem, temos uma clássica dor muscular pós-treino! Todo esse esforço “extra” ao qual o corpo não está acostumado leva à microlesão muscular, o que gera dores1. E quando isso acontece, o corpo responde com um processo de regeneração muscular que acaba por ativar o crescimento dos músculos, a hipertrofia2.

O que acontece se forçar muito o músculo?

Isso implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, desequilíbrio do sistema hormonal, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial. Para evitar o overtraining, é essencial obedecer seu treinador.

Quais as consequências da prática excessiva de exercícios físicos?

É o que explica Guilherme Lemos, especialista em Musculação e Condicionamento Físico e gerente do Departamento Técnico do Grupo Smart Fit. “Além de causar sobrecarga nas articulações e grupos musculares, o overtraining também pode desencadear insônia, perda de apetite, estresse e até mesmo depressão”, comenta.

8 erros que você NUNCA DEVE COMETER ao tomar CREATINA

35 questões relacionadas encontradas

Quais os problemas que podem surgir devido a prática incorreta de exercícios?

Prática irregular de exercício físico aumenta o risco de lesões. As dores musculares de início tardio indicam que a atividade física foi realizada de forma irregular, seja por sobrecarga de estímulos ou por duração prolongada de treinamento.

O que pode acontecer com os músculos caso não sejam respeitados os limites do corpo durante as atividades físicas?

Uma das lesões mais comuns por sobrecarga é a fratura por stress, que acontece justamente quando não são respeitados os limites do corpo. A musculatura da região geralmente já está enfraquecida e não consegue se adaptar aos impactos.

Qual a principal consequência da sobrecarga muscular?

Quais os sintomas e como evitar a sobrecarga muscular? Os sintomas costumam incluir dor, fadiga, edema e rigidez muscular ou articular. As consequências mais graves são as rupturas totais dos tecidos moles, como os músculos e a fractura óssea completa.

O que atrapalha a hipertrofia muscular?

A falta de consistência nos treinos prejudica o ganho de massa muscular, pois os músculos precisam de estímulo regular para crescer. Treinos intermitentes não permitem adaptações musculares eficazes. Além disso, resultam em perda de condicionamento, levando a treinos menos eficazes quando retomados.

Quanto tempo de descanso o músculo precisa para crescer?

Em geral, para hipertrofia, o mais indicado é que se descanse de 36 a 48 horas antes de trabalhar um mesmo grupo muscular —ou seja, se treinou perna hoje, você não precisa ficar sem ir para a academia amanhã, basta malhar outra parte do corpo (peito, costas etc.).

Quando o músculo dói é porque está crescendo?

Quando o músculo dói é porque está crescendo? Essas rupturas serão fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor. Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

Como saber se o treino foi intenso?

O treino pesado é o mesmo que dizer um treino com muita carga. Assim, quando você aumenta muito a sua carga nos aparelhos, pode dizer que está treinando pesado. Outra característica desse tipo de treino é o fato de que ele não precisa de muito tempo.

Pode treinar com o corpo dolorido?

De forma geral, é muito importante dar de 24 a 48 horas para as partes trabalhadas se recuperarem, focando em outras regiões. Contudo, se a dor é muito intensa e/ou limitante, o melhor é dar um tempo maior de descanso.

O que cresce mais muita carga ou pouca carga?

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

O que é considerado um exercício de alta intensidade?

Como em todo HIIT, a frequência cardíaca máxima deve ficar acima de 80% para que a atividade seja considerada de alta intensidade. E o intervalo deve ser igual ou inferior ao tempo de trabalho. Exemplo: 4 séries de 4 minutos correndo em alta intensidade e 3 minutos de trote (descanso).

Quais são os 3 tipos de intensidade?

Leve, moderada ou vigorosa: saiba como identificar a intensidade da sua atividade física. Existem muitas opções de atividades físicas para colocar o seu corpo em movimento!

O que faz perder a massa muscular?

Fatores, como sedentarismo, baixa massa muscular na juventude, alimentação de má qualidade, tabagismo, consumo de álcool e menopausa potencializam o processo de perda de massa muscular.

O que acelera a hipertrofia muscular?

Proteínas: o grupo de alimentos dentro das proteínas — sejam elas animal, vegetal, do leite e derivados — tem papel essencial no ganho de massa muscular já que eles atuam diretamente no ganho de massa magra, ou seja, são os blocos construtores dos músculos e devem estar presentes em todas as refeições.

O que acelera a hipertrofia?

A hipertrofia é o estímulo para aumentar a massa muscular esquelética. Esse estímulo pode ocorrer de diversas maneiras, uma delas, talvez a mais conhecida, é através do treinamento de exercícios resistidos, que são exercícios que dão condicionamento físico.

O que é músculo fadigado?

A fadiga muscular é definida, na literatura, como uma falha do sistema neuromuscular na capacidade de gerar uma força requerida ou esperada(10). Essa falha durante esforços voluntários pode resultar de diversos mecanismos, tanto centrais quanto periféricos(5).

Quanto tempo dura a fadiga muscular?

Podendo se manifestar repentinamente, ou seja, de forma aguda, e permanecer por dias ou até mesmo semanas, a fadiga muscular consiste em uma incapacidade metabólica e contrátil que impede que o músculo funcione normalmente depois de ter sofrido alguma sobrecarga.

O que é uma inflamação muscular?

O que é miosite? Miosite é a inflamação dos músculos. Causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação. A miosite pode ser crônica, durando vários anos, ou aguda, quando surge subitamente e some, sem necessidade de intervenção.

O que acontece se o músculo não descansa?

“Se não tiver esse intervalo, o músculo não vai recuperar seu conteúdo energético e também não terá tempo de cicatrizar as microlesões, o que, a longo prazo, vai acumulando e pode causar fratura por estresse, tendinopatia, lesões ou rupturas parciais musculares”, afirma Ranzini.

É verdade que os músculos crescem no descanso?

Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.

Quais são as lesões mais comuns durante a prática de atividade física inadequada?

De modo geral, as lesões em atividades físicas mais comuns são estiramentos musculares, cãibras, entorses e inflamações nos tendões.

Artigo anterior
Qual o advérbio de mal?
Artigo seguinte
Qual o plano mais barato da Unimed?