O que significa eda?

Perguntado por: Rui Carvalho Lourenço  |  Última atualização: 18. Dezember 2021
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

A sigla EDA corresponde a Endoscopia Digestiva Alta.

O que é o exame EDA?

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) examina a parte superior do tubo digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno.

O que significa a sigla de EDA?

Endoscopia Digestiva Alta – EDA.

O que significa EDA na medicina?

A dispepsia não-ulcerosa é diagnosticada após exclusão de outras causas de dispepsia. O padrão-ouro para este diagnóstico e diagnóstico diferencial de outras patologias com sintomas dispépticos é a endoscopia digestiva alta (EDA).

O que é endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem um microcâmera em sua extremidade, ele permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.

O É da Coisa, com Reinaldo Azevedo - 13/12/2021

36 questões relacionadas encontradas

Para que serve o exame de endoscopia digestiva alta?

É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Qual a diferença de endoscopia digestiva alta e baixa?

Endoscopia digestiva alta: um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado. Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia): um tubo é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

Quais os riscos do exame de endoscopia?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

Quando é indicado a endoscopia?

Quando é indicada? O exame de endoscopia possui as seguintes indicações: Diagnóstica: a fim de verificar as causas de sintomas como queimação, regurgitação, dores abdominais, náuseas e vômitos, engasgos ou dificuldades de engolir, anemias, diarreia e sangue nas fezes, tumores ou cânceres do aparelho digestivo.

O que significa EDA C HP?

Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e Teste de Urease (Pesquisa Helicobacter Pylori) Na endoscopia digestiva alta com biópsia e teste de Urease (Pesquisa Helicobacter Pylori), além de analisar esôfago, estômago e duodeno, é realizado um teste químico em busca da bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori).

O que é EDA com biópsia?

A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori é também realizada com endoscópio, tubo fino e flexível que possui câmera na ponta. A câmera capta imagens que permitem analisar alterações que podem causar sintomas como dor no estômago e refluxo.

Quais são os efeitos colaterais da endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos.
...
Entre os indícios que exigem o retorno urgente ao médico destacam-se:
  • febre;
  • dor torácica;
  • dificuldade para respirar;
  • fezes negras;
  • dor abdominal severa e persistente;
  • vômitos;
  • dificuldade em deglutir.

Como é feito o exame de Esofagogastroduodenoscopia?

Esofagogastroduodenoscopia
  1. endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
  2. O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação.

Quais os tipos de exames de endoscopia?

Conheça os 4 principais tipos de endoscopia
  1. Broncoscopia. Esse exame é exclusivo para analisar com detalhes toda a região da traqueia, dos brônquios e uma parte dos pulmões. ...
  2. Cistoscopia. ...
  3. Colonoscopia. ...
  4. Gastroscopia.

É possível morrer na endoscopia?

O exame de endoscopia é considerado de baixo risco, e não apresenta complicações para o paciente.

Quem não pode fazer endoscopia?

De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos.

Quanto tempo leva para sair o exame de endoscopia?

Caso haja biópsia ou a retirada de pólipos, o resultado só estará disponível após 8 a 10 dias. Se houver pesquisa do Helicobacter pylori pelo teste da urease o resultado será fornecido juntamente com o laudo.

O que não se pode fazer antes de uma endoscopia?

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.

Quanto tempo dura o efeito do sedativo da endoscopia?

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Tem que tirar a roupa para fazer endoscopia?

O aparelho endoscópico é flexível e possui uma microcâmera com uma luz em sua extemidade que possibilita a visão direta. No momento do exame o paciente deve ficar o mais a vontade possível, retirar as peças de roupa que possam incomodar como gravata, paletó e, caso use dentadura e óculos, os mesmos devem ser retirados.

O que não pode comer para fazer endoscopia?

O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).

O que é uma endoscopia baixa?

A endoscopia baixa é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Qual o valor de um exame de endoscopia?

O exame de endoscopia digestiva alta está disponível tanto pelo SUS quanto pela maioria dos planos de saúde. O preço do exame em clínicas privadas pode variar entre 150 e 200 reais.

Qual a diferença da endoscopia alta é normal?

O que muda é a via de entrada e os órgãos investigados. Na endoscopia digestiva alta, o aparelho é introduzido pela boca, passa pelo esôfago, estômago e chega, no máximo, até o duodeno (porção inicial do intestino delgado).

Como é feita a endoscopia digestiva alta e qual a finalidade?

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmara.

Artigo anterior
O que é uma usina hidrelétrica?
Artigo seguinte
Quanto custa a faculdade de psicologia?