Qual a consequência do endosso?

Perguntado por: Helena Joana Barbosa de Pereira  |  Última atualização: 21. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Efeito. Através do endosso, há transferência de titularidade do crédito, do endossante para o endossatário. De acordo com a Lei Uniforme de Genebra (LUG), o endossatário passa a ser devedor do título junto com o endossante (codevedor).

Quais são as consequências do endosso?

O endossatário torna-se possuidor, proprietário e titular dos direitos contidos no título, como se deles o tivesse sido originariamente, podendo por vontade própria transmitir a outra pessoa. Na transferência por endosso não há sucessão jurídica entre endossante e endossatário.

O que significa o endosso e quais os seus efeitos jurídicos?

O endosso é um ato cambiário que permite que um credor, possuidor do título de crédito, chamado aqui de endossante, transfira (transferência de título à ordem) seus direitos a outra pessoa, que aqui será chamado de endossatário.

Quais os efeitos do endosso no cheque?

O endosso tem efeito de cessão de crédito e não exige a notificação do devedor, a não ser que o emitente do cheque tenha acrescentado ao título de crédito a cláusula "não à ordem", hipótese em que o título somente se transfere pela forma de cessão de crédito.

Qual a finalidade do endosso?

O endosso de título de crédito transfere o direito de recepção do valor nominal do respectivo título do endossante para o endossatário. Normalmente é utilizado como garantia de crédito em operações bancárias. O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título.

ENDOSSO - TUDO QUE VOCE PRECISA SABER

23 questões relacionadas encontradas

O que é que significa endosso?

Seu significado é mais simples do que parece. Endosso nada mais é do que um documento emitido pela seguradora quando uma alteração durante a vigência da apólice se faz necessária. O endosso é conhecido também como aditivo do contrato.

O que é endosso e quais as suas características?

O termo endosso é do ramo do Direito e significa a transferência do documento e dos direitos cambiários de um título de crédito de uma pessoa (endossante) para outra (endossatário), normalmente por via eletrônica.

Qual é a responsabilidade do endossante?

O endossante do cheque é parte legítima para figurar no polo passivo da Ação Monitória, por ser responsável solidário pelo pagamento do título, salvo expressa estipulação em contrário, nos termos do art.

O que é receber por endosso?

Endosso é o ato pelo qual o credor de um título, o transfere a outro, ou seja, a pessoa física ou jurídica que tem direito de cobrar e receber o crédito representado pelo título, transfere esses direitos a outra pessoa.

De quem cobrar cheque endossado?

1. O portador de cheque nominal endossado em branco deve ser considerado credor da quantia registrada e, portanto, possui legitimidade para promover a cobrança do título endossado em face do seu emitente pela via da ação monitória.

Quem faz o endosso?

O endosso se faz com a simples assinatura do proprietário no verso do título, não havendo necessidade de se pedir autorização ao emitente (devedor) para transferir um título de crédito.

Quem assina o endosso?

Formal – o endosso se concretiza por meio de uma assinatura do endossante nas costas do título. Simples – basta a assinatura do endossante (não existem outros requisitos). A declaração é feita por alguém que se denomina endossante ou endossador.

Qual artigo fala sobre endosso?

Art . 28 O endosso no cheque nominativo, pago pelo banco contra o qual foi sacado, prova o recebimento da respectiva importância pela pessoa a favor da qual foi emitido, e pelos endossantes subseqüentes.

Como cancelar um endosso?

Caso o endosso não possa ser feito por qualquer motivo, o segurado pode contratar uma nova apólice e cancelar a anterior.

O que é o endosso sem garantia?

Endosso sem garantia ou proibitivo

Não vincula o endossante na qualidade de coobrigado. Esta cláusula necessita ser expressa. Assim, o endossante só irá pagar ao seu endossatário, ou seja, não garante o pagamento a terceiros.

O que é um endosso completo?

Contudo, para o festejado Professor mineiro, endosso pleno ou completo é o que transfere o título e o direito nele mencionado por completo, podendo ser expresso em preto, em branco ou ao portador, contrariamente a CARVALHO DE MENDONÇA, que vê o endosso completo como sinônimo do endosso em preto.

Qual a diferença de endosso e cessão civil?

A cessão civil transfere o título não à ordem ao passo que o endosso transfere o título à ordem. A cessão civil de crédito é submetida ao regime jurídico civil. Já o endosso é submetido ao regime jurídico cambiário. Além disso, o endosso é considerado ato unilateral que deve ser feito no próprio título.

Qual a diferença de endosso e aval?

A diferença entre os dois consiste que no endosso há uma garantia que pode ser diminuída ou excluída (garantia eventual). No aval obviamente não há essa característica de garantia eventual, mas uma garantia por parte do avalista. · Fiança e aval: Fiança e aval produzem garantia.

Como funciona o endosso de duplicata?

A duplicata pode ser endossada, transferindo-se seu crédito a outro credor (endosso translativo) ou endossada com a finalidade de terceira pessoa cobrá-la do devedor (endosso mandato). Também as duplicatas podem ser garantidas por aval. Lembramos que os avalistas não podem ser protestados.

O que é endosso não a ordem?

Clausula "Não a Ordem": os títulos são endossáveis, desde que Não contenham cláusula "Não a Ordem". A cláusula "não a ordem" impede a transferência do título a outra pessoa. Ex: Título nominal a "Fulano de Tal", não a ordem. ENDOSSO MANDATO: O endosso apenas autoriza alguém a receber um crédito em nome do credor.

O que significa endosso na apólice de seguro?

O que é endosso? O endosso é o termo dado ao documento emitido pela seguradora, durante a vigência da apólice, comprovando qualquer tipo de modificação realizada nas condições de um contrato.

O que é endosso sem Movimento?

Endosso sem Movimento: é a alteração efetuada na apólice que não afeta a taxa aplicada ao risco segurado e consequentemente não há transação financeira de cobrança ou restituição.

É nulo o endosso parcial?

é nulo o endosso parcial. é admitido endosso do sacado. o endosso deve indicar o endossatário. não é permitido ao endossante vedar novo endosso.

Artigo anterior
Quanto uma pessoa gasta de energia por dia?
Artigo seguinte
Quais os semicondutores mais utilizados na eletrônica?