Qual a complicação mais frequente da fratura de platô tibial *?

Perguntado por: Matias Vicente de Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

A incidência de lesões articulares associadas às fraturas do planalto tibial perfaz números percentualmente significantes, chegando a atingir 70%. A lesão mais comum é a meniscal, sendo a desinserção periférica a mais freqüente (25%), seguida das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

O que é fratura do platô tibial?

As fraturas do planalto tibial são lesões articulares cujos princípios de tratamento envolvem a redução anatômica da superfície articular e a restauração funcional do eixo mecânico do membro inferior.

O que acontece quando quebra a tíbia?

Os sintomas mais comuns de uma fratura diafisária da tíbia são: Dor. Incapacidade de caminhar ou suportar o peso sobre a perna. Deformidade ou instabilidade da perna.

Quanto tempo leva para o platô tibial colar?

A consolidação do osso leva em torno de 3 a 4 meses. Neste período, e neste tipo de fratura do planalto tibial, é necessário usar muletas por algumas semanas, dependendo do tipo de fratura.

Quando poderei voltar jogar futebol após fratura do platô tibial?

A única coisa que você vai ter que esperar é a consolidação óssea, que ocorre em média de seis a oito semanas, podendo demorar um pouco mais dependendo de vários fatores físicos e do trauma.

FRATURA DO TÍBIA | PLANALTO ou PLATÔ TIBIAL | JOELHO | SAIBA OS TIPOS DE FRATURA!

15 questões relacionadas encontradas

Quem quebra a tíbia pode jogar bola?

O retorno ao futebol e outras atividades físicas é geralmente permitido assim que a fratura apresentar consolidação completa, o que ocorre por volta de 8-12 semanas, e após realizar reabilitação adequada com fisioterapeuta.

Como fortalecer o músculo tibial anterior?

Comece fazendo a elevação dos dedos dos pés.
  1. Comece fazendo o exercício sentado em uma cadeira. ...
  2. Quando chegar à maior altura possível com os dedos (sem sentir dor), conte dois segundos e volte à posição inicial devagar. ...
  3. Depois de fazer a elevação sentado por cerca de duas semanas, passe a fazer o exercício de pé.

Quanto tempo para colar o osso da tíbia?

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Quanto tempo demora para o osso do joelho colar?

Ele pode demorar até 4 meses para colar.

Quanto custa uma cirurgia do platô tibial?

Acometem indivíduos de ambos os sexos, a maior incidência é em mulheres acima dos 50 anos e em homens abaixo dos 50 anos. No Brasil, em 2015, foram feitas 11.071 cirurgias para o tratamento da fratura do planalto tibial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a um custo de R$ 9.317.006,85 para o sistema.

Como é feita a cirurgia da tíbia?

A equipe de medicina esportiva da Santa Casa de São Paulo adotou uma técnica cirúrgica que consiste na colocação de uma placa metálica em caso de fraturas da tíbia, o osso da canela. A principal vantagem do novo tipo de procedimento é o tempo de recuperação.

Como tratar fratura na tíbia?

Quatro métodos de tratamento das fraturas da diáfise da tíbia são atualmente existentes, todas elas com defensores ardentes: a) redução incruenta acompanhada de imobilização gessada e/ou órtese pré-fabricada; b) fixação externa; c) redução cruenta com osteossíntese; d) fixação a foco fechado e uso de pinos ...

O que é tíbia do joelho?

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.

Quanto tempo para recuperação fratura de tíbia e fíbula?

Tempo médio seria em torno de 6-8 semanas.

Quanto tempo demora uma cirurgia de tíbia?

O tempo de cirurgia da fratura exposta simples do terço médio da tíbia, desde a incisão da pele até o curativo, é, em média, de 2 horas, podendo variar, para mais ou para menos, de acordo com o tipo, localização e complexidade da fratura, das condições de pele e dos tecidos lesados, do mecanismo e energia do trauma, ...

O que fazer para o osso colar mais rápido?

5 dicas para recuperar de um osso quebrado mais rápido
  1. Evitar fazer esforços. ...
  2. Ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina C. ...
  3. Aumentar os níveis de vitamina D. ...
  4. Tomar colágeno. ...
  5. Fazer fisioterapia.

Quantos dias demora para o osso colar?

Em até duas semanas, o "calo", formado por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso.

Quanto tempo leva para colar osso quebrado?

Biologicamente, as fraturas se consolidam em 6 a 8 semanas. Entretanto, esse processo é variável e depende de diversos fatores.

Como saber se o osso já colou?

Osso Colado – Consolidação Clínica

A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

Quanto tempo para o osso regenerar?

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos.

Quando o osso não cola o que tem que fazer?

Isso é, uma falha na consolidação óssea, na qual ocorre a formação de uma cartilagem e uma ”nova articulação”. Ou seja, o osso nunca irá cicatrizar e é formado um tecido cartilaginoso no meio do osso, causando prejuízo na função.

Como alongar o músculo da tíbia?

Técnica cirúrgica - A montagem padrão para o alongamento da tíbia, segundo Catagni & Villa (2) , consiste na aplicação de três anéis, sendo dois na região proximal da perna e o outro na região metafisária distal. Na metáfise proximal, entre os dois anéis superiores, é efetuada a corticotomia.

Como engrossar a tíbia?

Incline o corpo de leve para trás e faça força nos calcanhares.
...
Faça a elevação da canela na parede.
  1. Fique de pé e apoie os ombros, as costas e os quadris contra a parede. ...
  2. Levante os dedos dos pés, mas sem mexer os calcanhares. ...
  3. Abaixe os dedos aos poucos, mas não toque o chão.
  4. Faça de dez a 15 repetições do exercício.

O que causa dor no tibial anterior?

Uma dor no tibial anterior pode ser causada por uma fraqueza desse músculo ou excesso de sua utilização na corrida, mas é um quadro muito mais raro do que a canelite.

Artigo anterior
Quando lançar Eternos 2?
Artigo seguinte
É verdade que se comer ovo cru melhora a voz?