Qual a competência do Tribunal de Contas do Estado?
Perguntado por: Helena Soraia Oliveira de Borges | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)
O art. 42 trata da competência do TCE para apreciar as contas dos atos de governo, as quais consistirão nos balanços gerais do Estado e no relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos e serão prestadas anualmente pelo Governador.
Qual é a função do Tribunal de Contas do Estado?
O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.
Quem julga o Tribunal de Contas?
Segundo o art. 49, inciso IX da Constituição Federal, o responsável pelo julgamento das contas é o Congresso Nacional.
Quem cuida das contas do Estado?
O Tribunal de Contas dos Municípios é órgão estadual com a incumbência de análise de contas dos municípios do estado.
Quem manda no TCU?
Ana Lúcia Arraes de Alencar, atual presidente do TCU.
TCU, TCE,TCM -O que fazem os Tribunais de Contas e qual o papel deles no combate a corrupção?
Qual o papel do Tribunal de Contas no controle da Administração Pública?
Vinculados ao Poder Legislativo, os tribunais de contas são órgãos que auxiliam na realização do controle externo (independente do controle interno, exercido pela própria administração), consubstanciado na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Pública, incluídas aí ...
Quais as principais características e quais funções do Tribunal de Contas da União?
Os Tribunais de Contas tem como função essencial realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos entes federativos, da Administração Pública direta e indireta. As empresas públicas e sociedades de economia mista também estão sujeitas à fiscalização dos Tribunais de Contas.
Quais as atribuições do Tribunal de Contas e quais as consequências de suas decisões nos demais poderes?
As competências atribuídas constitucionalmente aos Tribunais de Contas de julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público, e de aplicar aos ...
Quais as consequências jurídicas das decisões do TCU?
O julgamento dos Tribunais de Contas é também definitivo, observados os recursos previstos no âmbito desses colegiados. Esgotados os recursos ou os prazos para a interposição, a decisão é definitiva, não sujeita a revisibilidade de mérito pelo Poder Judiciário.
Qual a função do Tribunal de Contas do Município?
São funções desse órgão: apreciar as contas prestadas pelo Prefeito, julgar as contas dos administradores dos recursos públicos, fiscalizar os atos de gestão da receita e despesas públicas, emitir pareceres sobre empréstimos e operações de crédito realizados pelo município, dentre outros.
Qual a natureza jurídica das decisões dos tribunais de contas?
A natureza jurídica das decisões dos tribunais de contas
Predomina atualmente na doutrina e jurisprudência brasileiras o entendimento de que as decisões dos Tribunais de Contas são meramente administrativas, ou seja, não são capazes de produzir a chamada “coisa julgada judicial”.
São sete funções exercidas pelo Tribunal de Contas da União?
São funções básicas do Tribunal de Contas da União: fiscalização, consulta, informação, judicação, sanção, correção, normativa e de ouvidoria. Algumas de suas atuações assumem ainda o caráter educativo.
Como é composto o Tribunal de Contas?
O Tribunal é composto por nove ministros. O Congresso Nacional é responsável pela escolha de seis deles, o presidente da República indica um e os outros dois são escolhidos por membros do Ministério Público. As decisões são tomadas de forma colegiada, ou seja, coletiva, em reuniões dos ministros.
Quem compoe o Tribunal de Contas da União?
O Tribunal de Contas da União é um órgão colegiado e suas decisões são tomadas pelo Plenário da corte ou por uma de suas Câmaras. Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal.
Como é o controle dos atos das da administração pública exercido pelos Tribunais de Contas dos Estados?
Esse controle é exercido privativamente pelos órgãos do Poder Judiciário por meio da função jurisdicional, visando a defender os administrados e manter a administração dentro das normas legais vigentes. O seu objeto são os atos administrativos praticados pelo Executivo, pelo Legislativo e pelo próprio Judiciário.
É competência do Tribunal de Contas da União?
Ao Tribunal de Contas da União compete, na forma estabelecida no Regimento Interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio a ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
Quem são os membros do TCU?
- Conheça os Ministros.
- Presidente Ana Arraes.
- Vice-presidente Bruno Dantas.
- Walton Alencar Rodrigues.
- Benjamin Zymler.
- Augusto Nardes.
- Aroldo Cedraz.
- Vital do Rêgo.
Quantos conselheiros têm no Tribunal de Contas?
Cada tribunal tem 7 conselheiros, com exceção do TCU com 9 e do TCM-SP com 5. Ao todo seriam 238 conselheiros, mas 5 posições estão vagas devido à aposentadoria de seus titulares.
Qual a composição do Tribunal de Contas e como são escolhidos seus membros?
“No Tribunal de Contas Estadual, composto por sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministério Público, e um terceiro a sua livre escolha.”
Qual poder pertence o Tribunal de Contas?
No entanto, o teor da Constituição de 1988 expressa que o TCU é um órgão independente e autônomo, ou seja, não pertencendo a nenhum dos poderes – Executivo, Legislativo ou Judiciário. O TCU é independente porque a própria CF88 lhe atribui, no artigo 33, § 2°, e no artigo 71, competências próprias e privativas.
Quais são os tipos de tribunais de contas previstos na CF 88?
Visto que o art. 31, § 4° da Carta Magna vedou a criação de tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais, os únicos Tribunais de Contas municipais existentes – então recepcionados pela Constituição de 1988 – são o TCMRJ (do município do Rio de Janeiro) e o TCMSP (do município de São Paulo).
Qual é a natureza jurídica dos Tribunais de Contas?
A hipótese que norteia esse trabalho é a seguinte: a natureza jurídica do Tribunal de Contas da União é de Corte político-administrativo, autônoma, vinculada ao Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional (mas, não enquanto órgão do Poder Legislativo), dotada de jurisdição própria, peculiar e específica, porém, ...
O que fazem os tribunais de contas qual a sua natureza dentro do estudo da jurisdição?
Os diversos Tribunais de Contas tem como função fundamental realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos federativos e federados da Administração Pública direta e indireta, estando sujeitas a esta fiscalização as empresas públicas e sociedades de economia mista.
São as decisões dos tribunais?
Decisões judiciais: uma decisão é o fruto do processo judicial, proferida pelo Magistrado após a resolução de um caso. Serve para pacificar os conflitos, com conteúdo decisório que, como resultado, produz uma sentença. Pode condenar ou absolver o réu e reconhecer ou não o direito do reclamante.
Quem fiscaliza as contas do municípios?
A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. §1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas do Estado ou do Município.
É possível a apresentação das razões recursais na segunda instância?
Quantos agentes comunitários de saúde por equipe?