Qual a classificação dos fungicidas quanto ao modo de ação?

Perguntado por: Nádia Helena de Alves  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

A classificação dos fungicidas é geralmente baseada na natureza química e no modo de ação do produto contra o fitopatógeno: são protetores ou de contato, erradicantes e sistêmicos (Zambolim et ai., 1995; Kimati, 1995).

Qual o modo de ação dos fungicidas?

Existem muitos Modos de Ação (MoA) dos fungicidas. Podem agir na síntese de ácidos nucléicos, na divisão celular, na respiração, na síntese de aminoácido e proteínas, na síntese da metionina, na ruptura da membrana e tantas mais.

Qual a finalidade dos fungicidas?

A aplicação de defensivos específicos para enfermidades causadas por fungos (conhecidos como fungicidas) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas, de modo sincronizado com outras práticas, para a proteção da lavoura.

Quais são as características de um bom fungicida?

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM FUNGICIDA

Geralmente aplicadas aos protetores de folhagem. Fungitoxidade: deve ser tóxico ao patógeno em pequenas concentrações. Especificidade: alguns fungicidas são específicos, outros são gerais ou de amplo espectro.

O que é modo de ação Sistemico?

função do modo de atuação na planta, os herbicidas podem ser de contato ou sistêmicos. ... Já os herbicidas sistêmicos são absorvidos tanto pelas raízes como pela parte aérea das plantas, sendo então transpor- tados dentro da planta para pontos que podem estar dis- tantes do local inicial de aplicação (Fig. ...

Vídeo Aula, Enc. 1, Mod. 2, Classificação dos fungicidas de acordo com o mecanismo de ação

40 questões relacionadas encontradas

O que é um produto sistêmico?

São produtos capazes de penetrar na planta e serem tóxicos com processos vitais inerentes aos fungos. São altamente seletivos. O conjunto químico sistêmico deve ser prontamente assimilado pela planta, translocado, e inibir infecções locais e distantes do local de aplicação, sem afetar os tecidos do hospedeiro.

O que significa a palavra sistêmica?

Significado de Sistêmico

adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado. ... adjetivo Próprio ou relacionado com um sistema; sistemático. Colocado ordenadamente; organizado ou disposto seguindo uma metodologia: projeto sistêmico da casa. Relacionado com a circulação do sangue: medicamento sistêmico.

Quais os fatores devem ser observados na escolha de um fungicida?

O controle eficiente das doenças por uma escolha assertiva do fungicida
  • É necessário saber o que se quer controlar. ...
  • Diversas doenças podem ocorrer simultaneamente na lavoura, como por exemplo, manchas, antracnose, ferrugem e oídio. ...
  • Alguns fungicidas respondem melhor quando aplicados preventivamente.

Quais são os tipos de fungicida?

Princípio de controle
  • Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
  • Fungicidas curativos. ...
  • Fungicidas erradicantes. ...
  • Fungicidas antiesporulantes. ...
  • Fungicidas sistêmicos. ...
  • Fungicidas de contato.

Quais são as características que tornam os produtos Cúpricos eficientes no controle de doenças nas plantas?

Ou seja, a eficiência dos fungicidas cúpricos está diretamente ligada ao teor de cobre insolúvel que o produto apresenta, haja visto que a absorção de cobre não permite o contato com o fungo e por consequência o efetivo controle.

O que é fungicida para plantas?

Qualquer composto que mate fungos é chamado de fungicida. Ou, o controle de fungos pode ser obtido por substâncias que impeçam o crescimento/germinação do esporo, sendo chamados de fungistáticas.

Qual a diferença entre fungicida e inseticida?

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

Como agem os triazóis?

Triazol® 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

Como aplicar fungicida?

10 regras úteis para aplicação de fungicidas
  1. 1 – Aplique fungicidas antes do desenvolvimento da doença. ...
  2. 2 – Use intervalos de pulverização mais curtos durante condições climáticas favoráveis ​​às doenças das plantas. ...
  3. 3 – Aplique fungicidas antes da chuva, se possível. ...
  4. 4 – Saiba quando alternar fungicidas.

Qual foi o primeiro fungicida utilizado?

Em 1886, uma formulação comercial de enxôfre e cal líquida foi introduzida nos EUA, para controlar a cochonilha e a crespeira do pessegueiro. A mistura de enxôfre-cal tornou-se, assim, o primeiro fungicida erradicante.

O que provoca fungos no corpo?

Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

O que é um fungicida protetor?

Os fungicidas protetores atuam prevenindo a infecção nas plantas, atuam impedindo a penetração dos fungos. Os curativos atuam em um momento após a infecção, mas antes do aparecimento dos sintomas visíveis, impedindo a colonização do fungo.

Quais são os fungicidas protetores?

Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.

Qual critério é utilizado para determinar a potência de um fungicida como saber se um fungicida é mais potente que outro?

Potência de um fungicida.

Quando se compara o valor da CI50 de alguns fungicidas para um mesmo fungo, diz-se que aquele que apresenta a menor CI50 tem maior potência.

Qual o motivo de se realizar a mistura de mais de um princípio ativo para os fungicidas?

A mistura de vários produtos, cada qual destinado a controlar um problema, tem seu uso generalizado entre os produtores porque eles vislumbram mais benefícios do que potenciais malefícios nesta operação.

Qual a função principal do fungicida Metalaxil?

O Metalaxil penetra nas células do fungo e interfere seletivamente na síntese do ADN, inibindo o crescimento do micélio e a formação de esporos e haustórios. ... Ação erradicante: inibe o crescimento e causa a morte do fungo quando os sintomas já são visíveis.

O que é um problema sistêmico?

Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos. Um excelente exemplo é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça entre outros.

O que significa visão sistêmica?

De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é do que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõem.

O que é uma causa sistêmica?

Causas sistêmicas, como o próprio nome diz, são causas provocadas pelo próprio Sistema. Aparecem por falha em algum processo do Sistema e causam a variabilidade existente. Se existem muitas causas sistêmicas, o numero de acidentes é alto.

Qual a diferença entre produto Sistemico e de contato?

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. ... Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

Artigo anterior
É correto afirmar sobre comunicação não verbal?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para despigmentar a sobrancelha?