O que são os verbos flexionados?

Perguntado por: Salvador Abreu Brito  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... O modo indicativo expressa uma ação que é considerada na sua realidade ou na sua certeza. Essa certeza pode ser manifestada no presente, no passado ou no futuro.

Quando o verbo pode ser flexionado?

Os verbos podem ser flexionados em número, pessoa, modo e tempo. Ou seja, dependendo das relações citadas, o verbo assume determinada forma. Quando falamos em número, referimo-nos às flexões verbais de singular e plural.

O que é flexionado E o que é infinitivo?

O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.

Quais são os verbos flexionados no modo imperativo?

Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1. ª pessoa do singular (eu).

O que é forma verbal flexionada no modo subjuntivo?

Modo subjuntivo – exprime um fato hipotético, duvidoso. Modo imperativo – exprime uma ordem, expressa um pedido. Para que possamos constatar acerca de todos esses pressupostos, basear-nos-emos no caso do verbo cantar, tendo em vista o modo indicativo.

Flexão Verbal - Número, Pessoa, Modo, Tempo - Rápido e fácil - Aula 02 I Português On-line

16 questões relacionadas encontradas

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são os verbos do modo subjuntivo?

Exemplos de verbos no subjuntivo

Verbo andar: que eu ande, se ele andasse, quando nós andarmos,... ... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,...

O que é verbo imperativo exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

Como escrever os verbos no imperativo?

Para a conjugação do verbo no imperativo afirmativo, repete-se a mesma forma do presente do modo indicativo, na 2ª pessoa do singular (tu) e a 2ª pessoa do plural (vós). Deve-se retirar o “s” no final do verbo conjugado e colocar o pronome na frente.

O que é imperativo negativo exemplos?

Já o Imperativo Negativo necessita que um advérbio ou uma locução adverbial de negação acompanhe o verbo conjugado. Aqui o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação. Exemplo: a) Não vá embora!

Quando é que o verbo está no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Quando se flexiona o verbo no infinitivo?

Flexiona-se o infinitivo quando o seu sujeito e o do verbo principal são diferentes: Acreditamos todos (nós) serem os candidatos (eles) muito bons. / Peço-lhes (eu) o favor de não chegarem (vocês) atrasados. / Convém saírem vocês primeiro. / O chefe julgava estarem seus empregados superados.

Quando eu uso o verbo no infinitivo?

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

Em que tempo e modo o verbo destacado está flexionado?

O verbo destacado está flexionado em qual tempo e modo? Futuro do presente do indicativo.

O que leva um verbo a sofrer mudança?

verbos são palavras que expressam uma ação, um estado ou mudança de estado. Além disso, alguns verbos (chamados de relacionais) só formam um relação sintática na oração. Aforma de conjugar também leva um verbo a sofrer mudanças. O tempo ao qual se aplica, podendo ser: Pretérito, Presente e Futuro.

Como escrever verbos no futuro?

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Quais os tempos verbais do modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

O que é indicativo exemplos?

Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura. ... Exemplo: Esperemos que ele abra a janela.

O que é uma pessoa imperativo?

Imperativo significa autoritário, arrogante, prepotente.

É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível.

O que é indicativo é imperativo?

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. ... Imperativo - exprime ordens, pedidos.

Como se forma o presente do subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

Qual é o modo verbal que indica ações hipotéticas possibilidades e desejos?

Os verbos conjugados no modo subjuntivo geralmente indicam ações hipotéticas que não são tidas como próximas de ocorrerem ou de serem executadas na realidade. Além do modo subjuntivo, os verbos podem ser conjugados no modo indicativo e no modo imperativo.

Como é formado o modo subjuntivo?

O subjuntivo é um dos modos verbais. É usado para transmitir uma ação possível, mas incerta. Expressa um acontecimento hipotético, que ainda não se realizou por estar dependente de outro acontecimento para se realizar. O subjuntivo é formado por três tempos verbais simples e três tempos verbais compostos.

O que é uma forma verbal?

As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.

Artigo anterior
Pode dar frango para bebê de 6 meses?
Artigo seguinte
O que define uma escultura?