Qual a classificação de quem?

Perguntado por: Manuel Artur Pinheiro Morais  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Qual é a classe gramatical de quem?

pronome Qual pessoa: quem poderia dizer? A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez.

Quem ou a quem?

Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.

De quem ou do qual?

2. Ela encontrou a melhor amiga na escola, de quem gosta muito. As orações “Ela encontrou a melhor amiga na escola. Gosta muito da amiga.” foram reunidas em um único período, “Ela encontrou a melhor amiga na escola, de quem gosta muito”, formando um período composto.

Que quem verbo?

e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu quem derramou o café./ Fui eu quem derramei o café.

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PORTUGUÊS 2021 | TABELA ATUALIZADA

39 questões relacionadas encontradas

Como usar que quem?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Que quem concordância verbal?

Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.

Como saber a quem o pronome se refere?

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa:
  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa.

Quem pronome relativo ou indefinido?

Quem é pronome relativo indefinido. Isso acontece quando “quem” substitui “a pessoa que“: – Deus abençoa a pessoa que aprende a compartilhar. Quando “quem” for pronome relativo indefinido, terá duas funções sintáticas: a referente a “pessoa” e a referente a “que“.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

São classe gramatical?

Significado de São

adjetivo Que se encontra em perfeito estado de saúde; sadio: homem são.

É classe gramatical?

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

O que é estar a quem?

O que é Aquém:

Aquém é também uma preposição que significa abaixo, inferior. Ex: Ficar aquém das expectativas (ficar abaixo do esperado). O valor deste livro está muito aquém do seu preço normal (o valor do livro está inferior ao seu preço normal).

Quem e qual tipo de pronome?

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que será feita a seu respeito.

Quem pronome interrogativo ou relativo?

São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mecionados anteriormente e com os quais se relacionam. Exemplo: Os pronomes relativos são os seguintes: onde, quem, que, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas. ...

É que ou é quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Quando se usa o se?

O uso do “se” pode indicar pronome reflexivo.

Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo.

Quem crase?

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).

Como identificar concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Quais são os tipos de concordância verbal?

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Artigo anterior
Qual é a principal doença do sistema nervoso?
Artigo seguinte
Qual a relação do desmatamento no Brasil e as mudanças climáticas?