Quem tem legitimidade para representar o espólio?

Perguntado por: Soraia Carvalho Tavares  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

É o inventariante quem tem legitimidade para representar o Espólio em Juízo ou fora dele, nos exatos termos do artigo 991 do Código de Processo Civil .

Quem é o representante do espólio?

Nos termos do art. 12, inc V, do Código de Processo Civil, o espólio é representado ativa e passivamente, pelo inventariante. Enquanto não aberto o inventário, o espólio deve ser representado por todos os herdeiros.

Quando não tem inventário quem representa o espólio?

O Código de Processo Civil acrescentou o relator estabelece que, enquanto não for nomeado o inventariante, o espólio é representado judicialmente pelo administrador provisório, que é quem detém a posse de fato dos bens deixados pelo falecido.

Quando o Espólio tem legitimidade ativa?

O espólio teria legitimidade para ajuizar a ação se o direito à indenização pertencesse ao falecido e tivesse sido transmitido aos herdeiros com a morte. ... Logo, o espólio possui legitimidade para suceder o autor na ação de indenização, operando-se a substituição processual, nos termos do art. 43 do CPC.

Quando o Espólio tem legitimidade passiva?

Enquanto não há partilha, a herança responde por eventual obrigação deixada pelo falecido e é do espólio a legitimidade passiva para integrar a lide. O entendimento é da 3ª turma do STJ.

Legitimidade ativa na execução do espólio, herdeiros e sucessores

37 questões relacionadas encontradas

Quem é a parte passiva no inventário?

O espólio tem legitimidade passiva na execução fiscal e será representado pelo administrador provisório até que o inventário seja aberto e o inventariante preste o compromisso.

Como colocar o espólio no polo passivo?

O espólio possui legitimidade para figurar no polo passivo da ação de improbidade administrativa, mesmo que o falecimento tenha ocorrido antes do ajuizamento da ação. 3. O art.

Quando o espólio deixa de existir?

Com o encerramento do inventário, através da homologação da partilha por sentença judicial transitada em julgado (ou seja, da qual não cabe mais recurso), o espólio formado deixa de existir.

Quando se encerra o espólio?

O espólio existirá, portanto, a partir do momento em que uma pessoa falecer e deixar bens aos seus herdeiros. O fim do espólio coincide com o encerramento do inventário: concluído este procedimento os bens passam a formalmente integrar o patrimônio dos herdeiros.

O que é o espólio?

ESPÓLIO. Considera-se espólio o conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida. ... A herança responde pelo pagamento das dívidas do falecido; mas, feita a partilha, só respondem os herdeiros, cada qual em proporção da parte que na herança lhe coube.

Quando não tem inventário?

Não havendo o falecido deixado bens nem dívidas, não há a obrigatoriedade de realização de inventário, não havendo previsão legal. ... É importante saber que quando o falecido deixar dívidas quem paga são os bens deixados por ele, e não tendo bens, os herdeiros não ficam responsáveis pelo débito.

Quem representa o espólio na Justiça do Trabalho?

Na hipótese de inventário regularmente aberto, o espólio, representado pelo inventariante compromissado, afigura-se como parte legítima concorrente para demandar em juízo o pagamento dos créditos e direitos não adimplidos em vida ao autor da herança (CPC, Art. 12, V).

Quem pode ser o administrador provisório do espólio?

De acordo com os arts. 985 e 986 do CPC, enquanto não nomeado inventariante e prestado compromisso, a representação ativa e passiva do espólio caberá ao administrador provisório, o qual, comumente, é o cônjuge sobrevivente, visto que detém a posse direta e a administração dos bens hereditários (art.

Quais são as despesas do espólio?

Então, se o Espólio não possuir receita, as despesas devem ser rateadas entre os herdeiros. A propósito, as despesas do espólio são as necessárias à manutenção e à administração do conjunto de bens que formam o condomínio, podendo ser incluída a taxa judiciária e custas judiciais à conclusão do processo.

Quem pode ser espólio?

O espólio é dividido automaticamente aos sucessores legais do indivíduo que faleceu. Há muitos tipos de herdeiros, os mais comumente são: cônjuges; ascendentes (pais, avós);

Quem representa o inventariante?

Com isso, o inventariante representa o espólio ativa e passivamente, independente de alvará judicial, podendo ele atuar em defesa dos bens do espólio em ações judiciais, salvo se o inventariante for dativo, posto que não representa o espólio ativa nem passivamente, caso em que todos os herdeiros devem ser autores ou ...

Quando é necessário fazer declaração final de espólio?

Declaração de espólio final: quando a decisão judicial da partilha é finalizada, o inventariante é obrigado a entregar a declaração final de espólio.

O que acontece se não fizer declaração de espólio?

As declarações do espólio devem ser feitas pela pessoa responsável pelo inventário. O envio fora do prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração do imposto devido, observados os valores mínimos de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Caso não haja imposto devido, a multa é fixada em R$ 165,74.

Quem representa o espólio após a partilha?

ESPÓLIO É PARTE LEGÍTIMA PARA RESPONDER EM JUÍZO ATÉ QUE OCORRA A PARTILHA. Considera-se espólio o conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida. Ele é representando pelo inventariante e, nos termos do inciso I, art. ... A partilha é a divisão do acervo entre os sucessores do falecido após o inventário.

O que é espólio de falecido?

Chamado de “cujus” em processos legais, o espólio representa os bens que serão divididos entre os herdeiros nomeados por meio do inventário. ... A herança abrange todo o patrimônio do falecido, o que inclui seus bens, direitos, deveres e rendimentos.

O que é espólio inventariante?

O inventariante é o administrador do espólio. “É uma obrigação pública (múnus publico) na qual alguém é nomeado para administrar o espólio (bens de quem morreu) até a partilha. Cabe a ele representar a herança ativa e passivamente”.

Quem colocar no polo passivo do inventário?

Já o polo passivo será composto por aquele que tem o dever de prestar os alimentos, um dos genitores biológicos ou até mesmo o genitor socioafetivo.

Como qualificar o espólio na ação?

COM PROCESSO DE INVENTÁRIO ENCERRADO: o espólio será representado pelo(s) próprio(s) herdeiro(s): Espólio de Fulano representado pelo(s) herdeiro(s) Beltrano (qualificação completa dos herdeiros e não do falecido).

Como qualificar o espólio em um contrato?

Após o encerramento do Inventário não há que se falar mais em Espolio, ficando a qualificação correta desta forma: Após o encerramento do Inventário, não há que se falar em Espolio, ficando a qualificação correta desta forma: “Fulano de Tal, falecido, neste ato representado por seus herdeiros...” e suas qualificações .

Quando o réu alega ilegitimidade passiva?

339. Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação.

Artigo anterior
O que é captação de clientes?
Artigo seguinte
Como por administrador na pagina do facebook?