Qual a classificação da palavra nada?

Perguntado por: Débora Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

Nada é classificado como pronome indefinido, quando confrontamos duas frases do tipo: «o João deu alguma coisa (um livro)»/«o João não deu nada». Nesta frases, nada ocupa a posição de complemento directo numa construção negativa.

Qual é a classificação da palavra nada?

Significado de Nada. substantivo masculino Coisa nula, sem valor: transformou o nada em arte.

Qual a classe gramatical das palavras nada e tudo?

Pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer (todos esses admitem formas femininas e plurais. Os invariáveis: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo. Pronomes interrogativos: que, quem, qual e quanto.

Qual é o advérbio de nada?

A palavra nada é considerada um advérbio de intensidade, embora você possa encontrar alguns autores que a classifiquem como advérbio de quantidade. Consideremos, pois, ambos como sinônimos, ou seja, a designação de advérbio de quantidade caiu em desuso, e hoje equivale à designação de advérbio de intensidade.

Qual é o pronome de nada?

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. ... Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.

Nada - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa - You Dicionário - Dicionário da Língu

20 questões relacionadas encontradas

Qual é pronome?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Qual é qual pronome?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

O que é advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

Qual advérbio?

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo).

Quais são os advérbios?

Classificação dos advérbios
  • → Advérbio de lugar.
  • → Advérbio de tempo.
  • → Advérbio de modo.
  • → Advérbio de intensidade.
  • → Advérbio de afirmação.
  • → Advérbio de negação.
  • → Advérbio de dúvida.
  • → Superlativo.

Qual é a classe gramatical?

classes gramaticais variáveis: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo. classes gramaticais invariáveis: advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

O que é classe gramatical verbo?

O verbo é uma classe gramatical que expressa ações e acontecimentos, estados ou fenômenos naturais, de acordo com o sujeito que executa o verbo e com o tempo em que a ação foi executada.

Qual a classificação da palavra todos?

Significado de Tudo

pronome indefinido A maior quantidade possível de coisas, seres ou pessoas: ele perdeu tudo o que tinha; o dinheiro para ele era tudo. O estado de ser completo, inteiro; condição do que se apresenta na sua totalidade: preciso buscar tudo em casa!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual sinônimo de nada?

1 coisa nenhuma, coisa alguma, nadinha, patavina, nicles, bulhufas, lhufas, zero, nenhum. De modo nenhum: 2 de modo nenhum, de jeito nenhum, não, em grau nenhum, absolutamente.

O que é advérbio de intensidade?

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

Quando é advérbio de que?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é o advérbio de devagar?

Devagar é um advérbio, que significa «lentamente»: - Comer devagar é mais saudável.

Quais expressões indicam tempo?

- Advérbios "Ontem", "hoje", "amanhã", "já", "agora", "logo", "cedo", "tarde", "outrora", "breve", "nunca", "sempre", "jamais". - Locuções adverbiais Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como "às vezes", "em breve", "à noite", "à tarde", "de manhã", "de quando em quando".

O que é advérbio e exemplos?

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Como identificar um advérbio em uma frase?

A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.

Artigo anterior
Como Imprimir com marca de corte?
Artigo seguinte
Pode usar Apple Pencil no iPhone?