Qual é a função de um tiristor?

Perguntado por: Yasmin Lourenço de Andrade  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

O módulo tiristor diodo é um dispositivo de controle de corrente alternada que pode ser utilizado em muitos equipamentos eletrônicos para realizar funções como controle de temperatura, velocidade e iluminação.

Qual a função do tiristor SCR?

1 Tirístor A função de um tirístor é de abrir e fechar circuitos com grandes cargas, como motores, electroímanes, aquecedores, converter CA em CC, CC em CA. Os tirístores trabalham sempre entre dois estados de funcionamento: o corte e a condução, por isso podemos dizer que são dispositivos de comutação.

Onde são utilizados os tiristores?

Encontramos tiristores controlando cargas resistivas de alta potência como lâmpadas e elementos de aquecimento em estufas, fornos e outras aplicações industriais assim como controlando cargas indutivas como motores, transformadores inversores, solenoides e muitos outros dispositivos semelhantes.

O que são tiristores e quais os tipos existentes?

Tirístor é uma designação que engloba fundamentalmente dois tipos de semicondutores que são o SCR (Silicon Control Rectifier – Retificador Controlado de Silício) e o TRIAC (Triode Alternative Current).

Qual é a característica vi dos tiristores?

Uma curva característica típica vi de um tiristor é mostrada na Figura 4.2b. Quando a tensão de catodo é positiva em relação ao anodo, a junção /2 está diretamente polarizada, mas as junções 12 e 13 estão reversamente polarizadas. Isto é, como dois diodos conectados em série, com tensão reversa sobre eles.

Princípio de Funcionamento e Operação do Tiristor - SCR

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a função de um DIAC?

Funcionamento. O dispositivo DIAC bloqueia a tensão até ela ultrapassar um valor desfavorável, depois conduz até comutar, de uma forma similar a um diodo. A comutação é quando o dispositivo para de conduzir e retorna ao seu estado de bloqueio, até ser disparado novamente.

Quais as características do SCR?

Este componente faz parte da família dos tiristores. Os tiristores são uma família de componentes que possuem em comum a característica do disparo, que será explicada mais a diante. O SCR é construído por quatro camadas de material semicondutor: PNPN ou NPNP. Ele possui três terminas, chamados anodo, cátodo e gatilho.

Quais são os tipos tiristores?

Tipos de tiristores
  • Retificador controlado de silício. ...
  • GTO (Gate Turn-Off thyristor) ...
  • TRIAC. ...
  • DIAC. ...
  • LA-SCR (Light Activated SCR)

O que é um tiristores?

2.1 O Tiristor

O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado, tendo em comum uma estrutura de 4 camadas semicondutoras numa seqüência p-n-p-n, apresentando um funcionamento biestável.

Pode-se citar como tiristor?

Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR, o TRIAC e o DIAC. SCR O SCR (Silicon Controlled Rectifier) se assemelha a um diodo pelo fato da corrente poder fluir pelo dispositivo em um único sentido, entrando pelo terminal de anodo e saindo pelo terminal de catodo.

Por que não é comum a utilização de tiristores para controle de corrente contínua?

O uso de SCRs em circuitos alimentados com tensão contínua e constante não é muito comum, justamente por causa da complexidade dos circuitos necessários para realizar a comutação forçada dos tiristores. Para aplicações de chaveamento nessas condições, é mais comum a utilização de transistores bipolares ou FETs.

Quais as vantagens na utilização de tiristores em circuitos elétricos de potência?

A grande vantagem da utilização dos tiristores de potência é que, pelo fato deles serem facilmente ligados ou desligados, eles acabam proporcionando índices quase nulos de desperdício de energia, o que por si só já é excelente tanto no sentido econômico, quanto no sentido ecológico.

Qual a diferença entre o diodo é o tiristor?

Os tiristor diodo são parecidos, mas o diodo é considerado por muitos como sendo uns dos melhores semicondutores, sendo fabricado com dois tipos de cristais o silício e o germânio. Já o tiristor é composto por uma série de dispositivos semicondutores que funcionam em circuitos chaveados.

Qual é o princípio de funcionamento de um SCR e qual é a sua potencial aplicação?

Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais. Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levando a carga ao estado ligado ("ON").

Quais as aplicações do SCR?

Assim, com um pequena corrente no gate, pode-se controlar altos níveis de corrente no SCR. Algumas aplicações deste dispositivo: Retificador controlado, chave de estado sólido, controle de potência, entre outras.

Qual é a função do TRIAC?

Funcionamento do TRIAC

O TRIAC é utilizado para comutar(chavear) corrente alternada . O TRIAC pode ser disparado tanto por uma tensão positiva quanto negativa aplicada no eletrodo de disparo (gate). Uma vez activado, continua a conduzir até que a corrente eléctrica caia abaixo do valor de corte.

Como fazemos para que o tiristor comece a conduzir?

Para que o tiristor deixe de conduzir é necessário que a corrente por ele caia abaixo do valor mínimo de manutenção (IH), permitindo que se restabeleça a barreira de potencial em J2. Para a comutação do dispositivo não basta, pois, a aplicação de uma tensão negativa entre anodo e catodo.

Como acionar um tiristor?

Como regra para se usar um tiristor levando em consideração o que vimos tenha em mente que: Para desligar um Tiristor, a corrente de c arga deve ser reduzida a um valor inferior a IH por um tempo suficientemente longo para permitir o seu retorno ao estado de bloqueio.

Porque o nome tiristor é aplicado em chaves de estado sólido?

A grande vantagem no uso de dispositivos de estado sólido como chaves e relés está na ausência de desgaste e problemas de contacto. No entanto, eles também têm suas limitações como a introdução de ruídos no circuito, a queda de tensão na condução, além de outros que devem ser considerados.

Qual a diferença entre o TRIAC e DIAC?

A diferença entre DIAC e TRIAC inclui o seguinte. A sigla do DIAC é “Diodo para corrente alternada”. A sigla do TRIAC é “Triodo para a corrente alternada”. É um dispositivo bidirecional e controlado.

Qual a diferença entre o TRIAC E o DIAC?

Um diac é um comutador de onda completa ou bidireccional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades. Os Diacs são usados frequentemente em conjunto com TRIAC porque estes dispositivos não disparam simetricamente em consequência das ligeiras diferenças entre as duas partes do dispositivo. ...

O que é um tiristor DIAC?

DIAC (tiristor diodo bidirecional) – O DIAC é um tiristor bidimensional, que é capaz de conduzir e bloquear a passagem da corrente nas duas direções. ... Essa característica permite que o TRIAC seja utilizado em circuitos de corrente alternada.

Qual a característica mais importante na polarização direta?

Uma polarização direta leva ao estreitamento da região de transição e à redução da barreira de potencial.

Quais são as condições necessárias para o disparo do SCR?

Para disparar o SCR ‚ preciso que o anodo esteja positivo em relação ao catodo, e que o sinal de disparo tenha uma tensão mínima de acordo com as especificações deste componente, positiva em relação ao catodo e que force a circulação da corrente mínima que realimentando os "transistores" equivalentes levem-nos à ...

O que é um SCR?

SCR significa Sistema de Informações de Crédito, e, como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema que contém informações sobre operações de crédito (como empréstimos e financiamentos), além de limites de crédito concedidos aos clientes pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Artigo anterior
Qual exame detecta afasia?
Artigo seguinte
Qual a diferença do Red Dead Redemption online?