Qual a classificação da despesa orçamentária?
Perguntado por: Júlia Beatriz Amaral | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 5/5 (8 avaliações)
Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.
Como são classificadas as despesas orçamentárias?
No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.
O que é classificação da despesa?
Agrupamento da despesa por categorias. Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.
Como são classificadas as receitas e as despesas orçamentárias?
As receitas quanto à previsão orçamentária podem ser classificadas em orçamentárias ou extraorçamentárias a depender se constam ou não no respectivo orçamento. São orçamentárias as receitas que estiverem previstas no orçamento de modo que serão consideradas quando da fixação das despesas públicas.
Quais são os tipos de classificação da despesa pública?
- 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
- 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
- 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
- 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
- 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
- 4 - INVESTIMENTOS. ...
- 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
- 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.
Classificações da Despesa: Visão Geral
Quais são as fases da despesa pública?
Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.
Quais são as fases da despesa?
- Previsão. A previsão é o estágio em que a despesa é fixada e passará a constar na lei orçamentária.
- Empenho. ...
- Liquidação. ...
- Pagamento.
O que é uma receita orçamentária?
Receita é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições, etc.) arrecadados para atender a necessária Prestação de Serviços Públicos, permitindo ao Estado cumprir com seus compromissos, objetivos e metas.
Quais são as etapas da receita orçamentária?
- Previsão. A previsão é o estágio em que a receita é estimada e passará a constar na lei orçamentária. ...
- Lançamento. ...
- Arrecadação. ...
- Recolhimento.
Quando a receita é classificada em orçamentária e extra orçamentária dizemos que se trata da classificação quanto?
Quanto à afetação patrimonial, as receitas são classificadas em orçamentárias e extra-orçamentárias. Quanto ao poder de tributar, a receita é dividida conforme a discriminação constitucional das rendas, em federal, estadual e municipal.
Como classificar as despesas de uma empresa?
- Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
- Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.
O que é um elemento de despesa?
Classificação que tem por finalidade identificar os objetos de gastos no âmbito de cada GND, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, ...
Quais são os grupos de despesas?
- 1 – Pessoal e Encargos Sociais. ...
- 2 – Juros e Encargos da Dívida. ...
- 3 – Outras Despesas Correntes. ...
- 4 – Investimentos. ...
- 5 – Inversões Financeiras. ...
- 6 – Amortização da Dívida.
Quais são as etapas do registro contábil da receita pública?
Com relação as etapas da receita orçamentária, a etapa da “Execução" da receita, se dá nos seguintes estágios: a) lançamento, arrecadação, destinação dos recursos. b) arrecadação, destinação dos recursos, contabilização. c) previsão, arrecadação, recolhimento. d) previsão, arrecadação, contabilização.
O que é o ciclo orçamentário e quais são suas fases?
Fases do ciclo orçamentário
Elaboração e planejamento da proposta orçamentária; Apreciação legislativa – discussão, estudo e aprovação da Lei de Orçamento; Execução orçamentária e financeira e acompanhamento; Controle e avaliação.
Quais são as categorias econômicas da receita orçamentária?
A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
Qual a diferença entre receita orçamentária e receita extra orçamentária?
Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e receitas extraorçamentárias, quando representam apenas entradas compensatórias.
O que é uma despesa orçamentária?
Termo: Despesa Orçamentária
Despesa pública que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da LOA ou de Créditos Adicionais. É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.
São consideradas receitas extraorçamentárias?
Receitas extraorçamentárias são aquelas que não fazem parte do orçamento público. Como exemplos temos as cauções, fianças, depósitos para garantia, consignações em folha de pagamento, retenções na fonte, salários não reclamados, operações de crédito por antecipação de receita (ARO) e outras operações assemelhadas.
Como a Lei nº 4320 64 classifica a despesa pública?
§ 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de cons ervação e adaptação de bens imóveis.
O que são despesas correntes e de capital?
Insere-se nas despesas de Capital, de forma geral, as contas de aquisições de bens patrimoniais (desapropriações, veículos, equipamentos de informática e outros) e nas despesas correntes inserem-se, de forma geral, as despesas de custeio e as despesas com pessoal.
Como é dividida a destinação da receita pública?
Em linhas gerais, pode-se dividir as destinações entre vinculadas e não vinculadas: destinação vinculada: processo de vinculação entre a origem e destino de recursos, em atendimento às finalidades específicas estabelecidas pela lei.
O que é uma despesa realizada?
São desembolsos, repasses dos recursos de terceiros, que tiveram origem em entradas de recursos extra-orçamentários; valores pagos relativos a Restos a Pagar, e ainda, os pagamentos relativos à liquidação de operações de crédito por antecipação da Receita realizada no exercício.
É exemplo de despesa orçamentária?
31 - Premiações Culturais, Artísticas, Científicas, Desportivas e Outras: despesas orçamentárias com a aquisição de prêmios, condecorações, medalhas, troféus etc., bem como com o pagamento de prêmios em pecúnia, inclusive decorrentes de sorteios lotéricos.
O que são despesas de custeio?
Despesas de Custeio – Pessoal e Encargos Sociais. Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.
O que caracteriza a gestão da qualidade total?
O que significa impetrado?