Qual a classificação da Constituição Federal de 1988?

Perguntado por: Neuza Constança Torres  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Segundo os critérios apresentados, a Constituição Brasileira de 1988 pode ser classificada da seguinte forma: promulgada, escrita, analítica, dogmática, rígida, reduzida, eclética, pretende ser normativa, principiológica, definitiva, autônoma, garantia, social e expansiva.

Quais são as classificações da Constituição?

As constituições podem ser classificadas como: Material ou Formal. Material: é aquela que possui apenas matérias constitucionais. Formal: além de possuir matérias constitucionais, também possui outros assuntos, tais como o artigo 242.

Qual é a classificação da Constituição Federal de 1988 quanto à estabilidade e por que a Constituição apresenta esta classificação?

E) Quanto à estabilidade:

-Constituição rígida: Só poderá ser alterada atendendo a um processo mais rigoroso do que as normas infraconstitucionais. Ex.: artigo 60, § 2.º, da CRFB/1988, Suíça, Dinamarca, Austrália, EUA.

Quanto ao processo de mudança a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como?

Quanto ao processo de mudança, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como: a) flexível, por admitir alteração por iniciativa não só dos membros do Congresso Nacional, como também do presidente da República. b) semi-rígida, por admitir alteração de seu conteúdo, exceto com relação às cláusulas pétreas.

Porque a Constituição de 1988 é considerada rígida?

A CF 88 é considerada como rígida, uma vez que exige um procedimento diferenciado das leis ordinárias para que suas normas sejam alteradas. Como prevê a própria CF, uma Emenda à Constituição requer aprovação de 3/5 em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, para ser aprovada.

Direito Constitucional - Aula 03 - Classificação da Constituição 1988

35 questões relacionadas encontradas

Quanto à classificação das constituições é correto afirmar que?

Considerando-se as classificações doutrinárias das constituições, é correto afirmar que, quanto à origem, as constituições podem ser outorgadas, promulgadas, cesaristas e pactuadas.

Quanto ao conteúdo a Constituição pode ser classificada em?

Conteúdo (materiais, formais e mista), forma (escrita e não escrita), modo de elaboração (dogmáticas, históricas), origem (democráticas, outorgadas, cesarista e pactuada), estabilidade (imutáveis, rígidas, flexíveis, semi-rígidas e super rígida), extensão (sintéticas e analíticas) e outras.

Quanto à classificação da Constituição marque a opção correta?

Quanto à classificação das constituições marque a opção correta. ... Constituição rígida é aquele que pode ser alterada pelo mesmo processo de elaboração das normas infraconstitucionais. D. Considerando constituição sob o seu aspecto material é possível matéria constitucional fora do texto constitucional formal.

Quanto às constituições e a suas classificações a Constituição em cujo processo de elaboração ocorre a participação do povo é chamada de?

A constituição em cujo processo de elaboração ocorre a participação do povo é chamada de constituição promulgada.

Quanto ao conteúdo as constituições podem ser classificadas como Constituição garantia ou Constituição dirigente?

Quanto ao conteúdo, as constituições podem ser classificadas como constituição garantia ou constituição dirigente. ... O Brasil é regido por uma Constituição classificada pela doutrina, quanto à função, ou finalidade, como constituição formal.

O que estabelece a Constituição de 1824?

A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).

Quanto à classificação da Constituição da República Federativa do Brasil é correto afirmar que ela é?

Quanto à forma e à origem, a CF é classificada em escrita e promulgada; quanto ao modo de elaboração, é classificada como histórica. A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituição Federal (1988) como escrita, legal, ... c) formal, dogmática, promulgada, rígida e analítica.

É correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 e formal escrita outorgada e flexível?

A Constituição brasileira de 1988 é outorgada, histórica, escrita, analítica, dirigente e semirrígida. ... D A Constituição brasileira de 1988 pode ser classificada como flexível, tendo em vista as inúmeras emendas constitucionais que já recebeu.

Em que consiste a classificação das constituições quanto a essência normativa nominal ou semântica )?

Ao contrário das Constituições normativas e nominais, que para diferenciá-las é necessário analisar a realidade onde estão inseridas e contemplá-las com as normas constitucionais, a semântica pode ser notada com a leitura de seu texto. Normalmente são as Constituições ligadas aos regimes autoritários e ditatoriais.

O que significa dizer que uma Constituição e outorgada?

Uma Constituição outorgada é aquela escrita e imposta por uma pessoa ou grupo de pessoas, sem a participação da sociedade em um debate aberto. Já uma Constituição promulgada é aquela elaborada por meio do debate democrático, onde a sociedade opina sobre a sua elaboração, geralmente através de representantes eleitos.

Quanto à dogmática podemos dizer que a nossa Constituição Federal de 1988 e?

Constituição de origem democrática, a Carta de 1988 foi produzida pelo Poder Constituinte originário exercido pela Assembléia Nacional Constituinte de 1987. De tudo o que foi visto, é de se concluir que a Constituição da República Federativa do Brasil é um documento escrito puramente jurídico de origem dogmática.

O que é Constituição material e formal?

A constituição material, então, é o conjunto de todas as normas que têm conteúdo, substância, tipicamente constitucional, ou seja, as normas que tratam da estrutura do Estado, da forma de governo e dos direitos fundamentais, e nada mais.

O que é a Constituição Cesarista?

É a constituição em que a participação popular restringe-se a ratificar a vontade do detentor do poder. Nas palavras do Professor Marcelo Novelino: "As constituições outorgadas submetidas a plebiscito ou referendo na tentativa de aparentarem legitimidade são denominadas de constituições cesaristas.".

Quando consideramos as constituições semânticas é correto afirmar que?

Quando consideramos as constituições semânticas, é correto afirmar que: normas são instrumentos para a estabilização e perpetuação do controle do poder político pelos detentores do poder fático. O sentido das normas se reflete na realidade constitucional.

Quanto ao critério alterabilidade da Constituição Federal?

A classificação pautada pela estabilidade do texto constitucional - também denominado pela doutrina como critério da alterabilidade, mutabilidade ou consistência – se baseia no procedimento previsto pela Lei Maior para a modificação de seu próprio texto.

Quais eram as principais características da Constituição?

Suas principais características eram: O Brasil seria governado por um imperador; Monarquia, ou seja, poder adquirido por sucessão hereditária; O nome do país era Império do Brasil; Escravos, indígenas e pobres não eram considerados cidadãos; Eleições censitárias – Somente poderão votar e ser votado os “cidadãos”; ...

Porque se diz que a Constituição de 1824 foi outorgada?

A Constituição de 1824, outorgada em 25 de março de 1824, foi a primeira Constituição do Brasil e foi elaborada para atender aos interesses do imperador d. Pedro I em não ter os seus poderes limitados pelo Legislativo.

Quais foram as principais consequências da Constituição de 1824?

A Constituição de 1824 afastou definitivamente as camadas populares do processo político, ao instituir o voto censitário, e limitou a participação das elites, ao instituir o Poder Moderador.

O que é uma Constituição garantia?

Denomina-se constituição garantia aquela que visa assegurar as liberdades individuais e coletivas, limitando o poder do Estado.

O que a Constituição nos garante?

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Artigo anterior
Quando o café começa a produzir?
Artigo seguinte
Quanto tempo doce de festa pode ficar na geladeira?