Qual a carência do seguro prestamista?

Perguntado por: Soraia Jéssica Pires  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

PERÍODO DE CARÊNCIA será de 2 (dois) anos ininterruptos a contar da data de aceitação do SEGURADO no SEGURO; ou eventos decorrentes de Acidentes Pessoais, para os quais não haverá CARÊNCIA. FRANQUIA de 15 (quinze) dias, a contar da data de ocorrência do evento que caracterize o SINISTRO.

O que é o prazo de carência em um seguro prestamista?

Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), em alguns casos, o seguro prestamista conta com um período de carência, ou seja, um tempo que demora para que a cobertura seja ativada a partir da data de vigência do seguro.

Quanto tempo posso resgatar o seguro prestamista?

O seguro pode ser resgatado após o prazo de carência, se houver, sempre que ocorrer um dos eventos cobertos. Para isso, é fundamental apresentar um documento que comprove a ocorrência, como comprovante de renda, boletim de ocorrência, atestado médico, carteira de trabalho, atestado de óbito etc.

Quanto tempo tenho para acionar o seguro prestamista?

O seguro prestamista pode ser acionado a qualquer momento na ocorrência de algum sinistro, enquanto o prazo de vigência da apólice do seguro esteja vigente.

O que diz a lei sobre o seguro prestamista?

"Art. 6º A comercialização do seguro prestamista deve observar o disposto no inciso I do art. 39 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, sendo vedada a sua oferta como condicionante para fornecimento, por terceiro, de produto, crédito ou serviço.

FIM DAS DÍVIDAS PARA TODOS! APOSENTADOS E PENSIONISTAS INSS SUPERENDIVIDAMENTO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

26 questões relacionadas encontradas

É obrigatório pagar o seguro prestamista?

Não. Assim como no empréstimo consignado, a contratação do seguro prestamista no empréstimo pessoal é opcional. Essa possibilidade de ser ou não contratado fica a critério do cliente e deve estar clara desde o início para que ele tome sua decisão.

Sou obrigado a pagar o prestamista?

Em geral, a contratação do seguro prestamista não é obrigatória para a liberação do crédito solicitado. Tal informação deve ser explicitamente apresentada por parte da instituição financeira ao contratante e este deve escolher por aderir ou não.

Como pegar de volta o dinheiro do seguro prestamista?

Como receber a indenização no seguro prestamista?
  1. Entre em contato com a empresa de seguros. ...
  2. Saiba qual é o valor que pode ser indenizado. ...
  3. Envie a documentação necessária. ...
  4. Confira o processo de validação. ...
  5. Aguarde o prazo de pagamento.

O que é estorno de seguro prestamista?

A liquidação ocorre quando o segurado paga todas as parcelas cobertas pelo seguro prestamista. Dessa forma o seguro deixa de existir, pois já não existe mais nada a ser coberto. Neste caso, o seguro deixa de ter validade e é estornado um valor parcial(prêmio). O valor é devido.

Como pedir a devolução do seguro prestamista da Caixa Econômica?

Para solicitar a Sistema, é recomendado buscar o auxílio de uma equipe especializada, como a DevolveJus. Eles irão analisar seu contrato, reunir a documentação necessária e elaborar uma solicitação formal junto à Caixa Econômica Federal em seu nome.

Qual o telefone do seguro prestamista?

O seu número da sorte será encaminhado por SMS e também pode ser consultado na nossa Central de Serviços e Relacionamento pelo telefone 0800 702 40000800 702 4000. Caso você seja sorteado, fique tranquilo, entraremos em contato com você.

Como funciona prazo de carência?

Prazo de carência

É o período durante o qual o cliente paga somente os juros do financiamento contratado. Geralmente, é definido de forma que o término da carência ocorra no máximo até 6 meses após a data de entrada em operação comercial do empreendimento.

O que significa prazo máximo de carência?

Os períodos de carência são contados a partir do início da vigência do contrato. Após cumpridos os prazos de carência, o consumidor terá acesso a todos os procedimentos previstos em seu contrato e na legislação de saúde suplementar. que o consumidor já tenha cumprido carência.

Quem tem direito à devolução do seguro prestamista?

caso o contratante não tenha ciência de que o seguro foi contratado, o valor deve ser devolvido – contratos irregulares como esse não são justos com o contratante e, por isso, lhe garantem direito à restituição.

Como é cobrado o seguro prestamista?

Entenda o seguro prestamista

Realiza o pagamento do seu empréstimo de acordo com o valor contratado. Caso reste saldo após o pagamento do seu empréstimo, o valor será pago ao segurado ou aos beneficiários.

Para que serve o seguro do empréstimo consignado?

É um seguro que você pode adquirir no momento da contratação do seu empréstimo consignado. Com ele você se protege de imprevistos e conta com o pagamento total ou parcial do seu empréstimo de acordo com a cobertura. O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

Quantas parcelas o seguro prestamista cobre?

Ou seja, caso você tenha um empréstimo de 36 parcelas, o seguro prestamista também terá validade de 36 meses. Ou seja, o seguro dura enquanto o pagamento durar, já que ele não pode ter um período de vigência (tempo de validade das garantias do seguro) superior ao da dívida ou compromisso financeiro.

Quando se cancelar o seguro de vida devolve dinheiro?

O mais comum no contrato tradicional, produtos de repartição simples, é que não haja devolução de valores no cancelamento do contrato. Inclusive, a determinação está na Circular 667, de 2022, da Susep e é válida tanto para seguro de vida individual ou em grupo.

Como solicitar a devolução do seguro prestamista Santander?

E para solicitar o cancelamento ou reembolso de valores referente a esse seguro , oriento e é necessário que entre em contato com o SAC do Santander Auto pelo numero 0800 201 9600 .

Qual o valor do reembolso do seguro prestamista?

Ocorreu o cancelamento em 18/10/2021 e foi gerado o estorno no valor de R$ 2.746,80 correspondente ao período de 18/10/2021 (data do cancelamento) até 01/06/2024 (fim de vigência) uma vez que o Cliente não utilizará mais o seguro.

É possível cancelar o seguro prestamista?

É possível cancelar o seguro prestamista? Uma vez contratado, o seguro prestamista pode ser cancelado a qualquer momento durante a vigência do financiamento. Nestes casos, o consumidor não pode sofrer qualquer aumento das parcelas – porém irá perder qualquer valor já pago, bem como sua própria cobertura para o futuro.

O que é cláusula prestamista?

Como funciona o seguro prestamista? Ele garante o pagamento de prestações ou o saldo devedor do financiamento ou empréstimo, caso seja previsto na apólice do seguro. Por exemplo: você faz um empréstimo pessoal em uma financeira e, antes de pagar todas as parcelas, fica desempregado.

É correto o banco cobrar seguro prestamista?

E a resposta é clara e definitiva: NÃO! Você não deve nunca fazer (SEGURO DE PROTEÇÃO FINANCEIRA (SEGURO PRESTAMISTA) para ter direito ao seu empréstimo bancário, em qualquer financeira para que libere um empréstimo em seu nome. A cobrança de taxa para liberação de empréstimo pessoal é proibida pela BANCO CENTRAL.

O que acontece quando o aposentado morre e tem empréstimo consignado?

Espólio. O espólio é o conjunto de bens, direitos e obrigações deixados pela pessoa falecida. Quando a dívida do empréstimo consignado é cobrada diretamente dos espólios, o que acontece é o uso desses bens para o pagamento e, apenas depois, os herdeiros receberão o restante do espólio na divisão final de bens.

Artigo anterior
Como apagar histórico da área de transferência?
Artigo seguinte
O que significa guardar o coração segundo a Bíblia?