Qual a característica mais importante de um teste de triagem realizado em um banco de sangue?

Perguntado por: Juliana Alexandra Brito de Henriques  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

Cada metodologia utilizada nos testes sorológicos tem o principio de detectar doenças transmissíveis pelo sangue, tendo como principal característica a sensibilidade reduzindo, assim, o risco de transmissão de doenças através da transfusão sanguínea.

Qual a principal característica de exames de um banco de sangue?

Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos. Outra parte, igualmente importante, é a qualidade sorológica (sorologia do sangue é a pesquisa através de exames laboratoriais de doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue).

Como é a triagem de sangue?

A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais. A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Quais as principais técnicas aplicadas na rotina de triagem sorológica em banco de sangue?

O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial. Também é utilizado o teste NAT, de biologia molecular, para identificar o antígeno viral do HIV e das hepatites B e C.

O que é triagem sorológica do sangue?

O objetivo da triagem sorológica é evitar a utilização de unidades de sangue possivelmente contaminadas. Portanto, não é objetivo fazer diagnósticos para doadores. ser encaminhado para esclarecimentos e diagnóstico em um serviço médico.

Biomedicina na prática atuação no banco de sangue

24 questões relacionadas encontradas

Quais os testes são realizados na triagem sorológica do doador de sangue e quais as metodologias previstas na legislação brasileira?

É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue, cumprindo-se ainda, os algoritmos descritos no Anexo V para cada marcador: > I - sífilis; > II - doença de Chagas; > III - hepatite B; > IV - ...

Quais são os exames de sorologia?

Sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.
...
Aids;
  • Aids;
  • Hepatite;
  • Rubéola;
  • Toxoplasmose;
  • Sarampo e entre outros.

Quais são os métodos de triagem para malária nos bancos de sangue no Brasil?

Consideramos que em bancos de sangue a triagem deve seguir critérios clínico-epidemiológicos adequados à situação de cada região. Os métodos laboratoriais de triagem, devem ser para detecção de plasmódios (gota espessa/QBC Test® ou detecção de antígenos parasitários.

Quais os testes realizados na bolsa de sangue?

Para garantir a segurança do paciente, após a coleta da bolsa de sangue total são realizados análises sorológicas que investiga a presença de vírus das seguintes doenças: HIV, Hepatites, B e C, Chagas, HTLV e Sífilis.

Quais são os testes sorológicos realizados nas amostras dos doadores?

O Ministério da Saúde determina que, para cada doação efetivada, sejam realizados testes sorológicos para os seguintes patógenos: HIV1 e HIV2, HTLV I e HTLV II, HCV, HBV, T. cruzi, Treponema pallidum, Plasmodium em áreas endêmicas de malária e CMV para pacientes imunossuprimidos.

Como é doar sangue dói?

Doar sangue é simples e praticamente indolor. Mesmo assim, o número de brasileiros que doam sangue ainda é pequeno. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que entre 3% a 5% da população de um país faça a doação de sangue regularmente.

É feito teste rápido antes de doar sangue?

Com a nova portaria do Ministério da Saúde, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta.

O que é um teste de triagem?

Os exames de triagem facilitam a detecção precoce das doenças mais comuns e tratáveis, como diabetes, câncer e doença cardíaca, que podem aparecer na meia-idade e depois. O médico estará interessado em identificar fatores de risco de doenças crônicas comuns e em discutir o que pode ser feito para evitá-las.

Qual a finalidade do banco de sangue?

O banco de sangue trata-se de um órgão primordial para a saúde pública e tem por responsabilidade fornecer serviços provenientes à ajuda e manutenção do sistema de saúde.

Quais os exames sorológicos e imunohematológicos realizados pelo banco de sangue?

São realizados testes para verificação de Hepatite, Sífilis, HIV/AIDS, HTLV e Doença de Chagas. Se observada qualquer irregularidade através dos exames, o doador será convocado para retornar ao Banco de Sangue e coletar uma nova amostra.

Qual a RDC que dispõe sobre o funcionamento dos bancos de sangue?

É o caso da RDC 34, publicada em 2014 pela Anvisa. A resolução estabelece o Regulamento Sanitário para os serviços de hemoterapia e demais atividades relacionadas ao ciclo do sangue. Assim, orienta para as boas práticas em todas as etapas realizadas pelas instituições de saúde.

Quais são os testes sorológicos realizados no banco de sangue de São Paulo?

Triagem sorológica
  • Hepatite B;
  • Hepatite C;
  • Doença de Chagas;
  • Sífilis;
  • AIDS;
  • HTLV I/II.

Como é feito o teste NAT?

A metodologia aplicada é a PCR em tempo real, utilizando automação através da Plataforma NAT, que consiste em 3 equipamentos que atuam em etapas consecutivas do teste: preparo das amostras em mini-pool de 6, extração de ácidos nucléicos e amplificação/detecção do ácido nucleico.

O que é feito com o sangue que doamos?

Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única unidade doada pode beneficiar três pacientes.

São testes imuno-hematológicos da triagem laboratorial realizados em todos os doadores de sangue exceto?

Na triagem laboratorial para doenças transmissíveis pelo sangue nos serviços de hemoterapia, os testes imunológicos são geralmente qualitativos ou semiquantitativos para a detecção de anticorpos e antígenos, são características desses testes, EXCETO: a anticorpos monoclonais são obtidos por meio da imunização com um ...

Quais são os testes imuno-hematológicos realizados da triagem dos doadores?

Os testes imuno-hematológicos para qualificação do doador devem ser realizados a cada doação, independentemente dos resultados de doações anteriores, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo obrigatórios: I - tipagem ABO; II - tipagem RhD; e III - pesquisa de anticorpos anti-eritrocitários ...

Porque quem tem malária não pode doar sangue?

Pessoas que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos, ou mesmo nenhum sintoma, no caso de uma nova infecção. A pessoa que já teve malária pode doar sangue? Depende. Se a pessoa teve malária por Plasmodium malariae, ela não poderá mais doar sangue.

O que é sorologia IgG e IgM?

O exame de sorologia auxilia no diagnóstico de doenças por meio da detecção de anticorpos IgG e IgM em amostras de soro, plasma ou sangue total. O objetivo é uma resposta imunológica, ou seja, o resultado pode indicar se uma pessoa já teve contato com o antígeno ou está em um estágio específico da infecção.

O que é teste IgG e IgM?

O teste de anticorpos IgG e IgM serve para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus Sars-Cov-2. Além de avaliar a resposta imune do paciente, a sorologia para o coronavírus também contribui para o mapeamento da circulação do vírus e, consequentemente, para estimar o nível de exposição da população.

Quais as doenças que o exame VDRL detecta?

O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. Este exame não necessita de agendamento.

Artigo anterior
Qual a brisa do rapé?
Artigo seguinte
Quem é o mestre do Licht Black Clover?