Qual a característica do discurso direto?

Perguntado por: Emanuel Artur Pacheco de Torres  |  Última atualização: 17. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Quais são as características de um discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Quais são as características do discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Qual é o conceito de discurso indireto?

O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem. O discurso indireto livre é considerado uma junção entre o discurso direto e o indireto, isso porque há diversas intervenções do narrador na fala das personagens.

Qual a principal característica do discurso indireto?

Características do discurso indireto

ª pessoa; Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

BOMBA! MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA CHUTA O BALDE E APLICA DURA LIÇÃO NA ESQUERDA A FAVOR DE NIKOLAS

31 questões relacionadas encontradas

O que é o discurso direto?

Bom, antes de a gente entrar nesses exemplos, vamos compreender um pouco o que é o discurso direto e o discurso indireto. Quando estamos lendo um livro, por exemplo, e temos um diálogo entre personagens, o discurso direto aparece quando a personagem fala por conta própria, com suas próprias palavras.

São exemplos de discurso direto?

Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.

Porque se usa o discurso direto?

O discurso direto é usado em textos literários, reportagens, entrevistas e outras formas de comunicação para fornecer informações diretamente das fontes. O discurso direto é uma forma de apresentar as palavras de uma pessoa exatamente como ela as disse, usando aspas ou travessão para indicar a fala direta.

O que é uma frase direta e indireta?

Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária.

Qual a função expressiva tem o discurso indireto?

No campo da expressividade, o discurso indireto introduz um enunciado preocupado com a informatividade, com o conteúdo, diferenciando-se completamente do modelo teatral do discurso direto. Pode-se afirmar que o foco reside no que foi dito, não no como foi dito.

Como ocorre o discurso indireto livre?

No discurso indireto livre, o narrador fala sobre a personagem e assume o pensamento da personagem, falando por ela. É um narrador onisciente. E, por meio dessa onisciência, transmite o sentido do discurso da personagem dentro do seu próprio discurso, como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Como se chama a pessoa que faz o discurso?

Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.

Como escrever um discurso direto?

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

O que é discurso direto 4 ano?

Quando identificamos discurso direto em um texto? (Quando há o registro integral da fala do personagem, do modo como ele a diz. A organização se dá por meio da pontuação de diálogo (dois pontos, parágrafo e travessão). O personagem fala diretamente, sem a interferência do narrador.

Que tipo de narrador existe?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

O que é discurso exemplo?

Ele é o meio pelo qual se transmite uma ideia, se expõe uma opinião, quer na fala ou na escrita. Dessa forma, em se tratando do texto narrativo, todo o desenrolar dos fatos, em consonância com a ação dos personagens, está condicionado ao propósito do narrador em materializá-lo por meio de uma mensagem discursiva.

Quais são os cinco elementos principais de uma narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Quais são os tipos de discurso narrativo?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

Qual o tempo verbal predominante no discurso direto?

Resposta: É predominante o Pretérito nos discursos indiretos.

Qual é a fala do narrador?

fala do narrador + verbo de elocução + conjunção + fala da personagem pelas palavras do narrador. No discurso indireto o narrador é o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.

Como se faz um discurso?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema;
  2. Cite estatísticas notáveis;
  3. Faça uma pergunta retórica;
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante;
  5. Conte uma história;
  6. Não tenha medo de utilizar o humor;
  7. Cite outra pessoa.

Qual é o verbo Dicendi?

Verbos declarativos ou que dão sentido de dizer (dicendi) são geralmente usados após declarações e citações. Prefira verbos neutros, como dizer, afirmar e declarar. Ex.: "É possível gerar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente", disse a coordenadora.

Como trabalhar discurso direto e indireto em sala de aula?

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

Artigo anterior
Quais os benefícios da ginástica alternativa?
Artigo seguinte
Quantos anos tem Vesemir The Witcher?