Como é a terapia Winnicottiana?

Perguntado por: Gustavo Tomás de Almeida  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Para Winnicott, esta é a essência da terapia: o favorecimento dos processos de integração da personalidade sustentado pelo holding (inclusive handling e apresentações de objetos) e pela função especular do analista (inclusive dos aspectos psíquicos referentes ao inconsciente reprimido).

Como funciona a abordagem Winnicottiana?

Psicanálise Winnicottiana:

Essa abordagem é mais centrada na criança e no ambiente atual em que ela se encontra, em vez de focar em traumas passados. A teoria do “verdadeiro e falso self” é uma das principais contribuições de Winnicott para a psicanálise.

Qual é a abordagem de Winnicott?

Winnicott acreditava que todo ser humano tende a um desenvolvimento e se for dado a ele um suprimento ambiental, esta tarefa se cumprirá satisfatoriamente.

O que diz a teoria de Winnicott?

Winnicott acrescenta que: Estar só na presença de alguém pode ocorrer num estágio bem precoce, quando a imaturidade do ego é naturalmente compensada pelo apoio do ego [ego-support] da mãe.

Como se dá a atuação clínica numa perspectiva Winnicottiana?

A clínica winnicottiana está baseada numa teoria dos distúrbios psíquicos que tem como fundamento a teoria do processo de amadurecimento pessoal do indivíduo. Essa teoria, segundo o próprio autor, é a “espinha dorsal”(backbone) do seu trabalho teórico e clínico.

A psicoterapia de Winnicott

24 questões relacionadas encontradas

São as 3 funções maternas destacadas por Winnicott?

Essas três funções da “mãe suficientemente boa” facilitam o desdobramento do processo de maturação, que abrange três tarefas principais: a integração (propiciada pelo holding), a personalização (propiciada pelo handling) e a relação objetal (propiciada pela apresentação dos objetos) (Winnicott, 1999).

O que caracteriza uma criança saudável Segundo Winnicott?

Entende-se, portanto, que o indivíduo saudável é aquele que se encontra integrado, vivendo no interior da psique, habitando o próprio corpo e sentindo que o mundo é real (WINNICOTT, 1945. (1945) "O desenvolvimento emocional primitivo", p. 218-232./2000).

O que é ansiedade para Winnicott?

Ansiedade é um distúrbio comportamental e emocional comum em crianças e adolescentes.

O que é uma mãe suficientemente boa para Winnicott?

Winnicott vai destacar que a “mãe suficientemente boa” efetua uma adaptação ativa que exige uma preocupação fácil e sem ressentimentos. O que nos remete, de novo, à história das mulheres, quando submetidas a uma realidade que lhes dificultou ou impediu a descoberta criativa do mundo.

O que entendemos por uma criança normal Winnicott?

Winnicott (1945c) diz que, Na vida normal do bebê, ocorrem longos períodos de tempo nos quais o bebê não se importa em ser uma porção de pedacinhos ou um único ser, nem se ele vive no rosto da mãe ou em seu próprio corpo, desde que de tempos em tempos ele se torne uno e sinta alguma coisa (p.

O que é dependência absoluta para Winnicott?

A vivência de tal período também é denominada como “loucura normal”, em que a mãe se encontra imersa na relação com o bebê (Winnicott, 1958/2000). De acordo com Winnicott (1965/2011), é esperado que, na dependência absoluta, a mãe se dedique inteiramente ao bebê.

Porque estudar Winnicott?

Por que ler Winnicott é a oportunidade que o leitor tem de compreender a maneira como o psicanalista inglês construiu um vocabulário específico para designar a principal necessidade do ser humano, desde que chega ao mundo até a sua saída dele – percorrer a longa jornada no sentido de se tornar um indivíduo que integra ...

O que é personalização para Winnicott?

A personalização a qual a autora se refere é a experiência de cada indivíduo sobre o próprio corpo, que é uma soma de hereditariedade com as especificidades de cada ambiente e de cada experiência pessoal.

Qual a diferença entre Winnicott e Freud?

Ver-se-á que para Winnicott a teoria do amadurecimento é considerada como “espinha dorsal”, como conceito-chave para a compreensão da sua teoria e de sua prática clínica. Em Freud – pelo contrário – fala-se em amadurecimento pós-reflexão sobre a sexualidade, que se posta como teoria máxima.

O que faz uma boa mãe?

A verdadeira “boa mãe” é aquela que se respeita, também, é aquela que se aceita, com suas qualidades e defeitos (quem não os tem?), que se permite pedir ajuda quando está se sentindo cansada ou se depara com uma situação difícil, que se permite amar o filho pelo que ele é, que recebe o filho nos braços e, aos poucos, ...

Por que choram os bebés Winnicott?

De acordo com o autor, o choro triste é algo que significa que a criança "alcançou seu lugar no mundo", que em vez de reagir às circunstâncias, ela passou a sentir responsabilidade pelas circunstâncias.

Quais são os pilares do pensamento de Winnicott sobre a agressividade?

Se examinarmos as raízes da agressividade, temos que levar em conta: 1. a raiz instintual da destrutividade, que é inerente ao impulso amoroso primitivo; 2. a motilidade (erotismo muscular) como manifestação do estar-vivo; 3. a reação à falha ambiental, que interrompe a linha do ser e traumatiza; 4.

Quem influenciou Winnicott?

A origem do pensamento de Winnicott

No âmbito da psicanálise, a principal influência da época era o famoso psicanalista Sigmund Freud (1856-1939).

O quê Winnicott afirma sobre o bom trabalho no cuidado infantil?

Isso quer dizer que, segundo Winnicott, a dependência do bebê em relação ao ambiente, no início de sua vida, é absoluta, e a necessidade dos cuidados maternos é fundamental para o processo maturativo, até porque o desenvolvimento progride à medida que há repetidas ações suficientemente boas do ambiente.

Como Winnicott contribui para o entendimento da clínica infantil a partir do brincar?

O brincar na psicanálise winnicottiana

também o que devemos à coisa natural e universal que se chama brincar. Tendo Winnicott optado pela saúde como foco de seus estudos, tudo o que está relacionado ao processo de aquisição da saúde e do amadurecimento emocional passa a requerer um olhar mais atento.

O quê Winnicott fala sobre a maternidade?

Winnicott sabe e afirma a função dos incentivos: “As mães (ou as mães-substitutas) [mulheres, portanto] geralmente se mostram aptas a atingir esta condição [preocupação materna primária] e pode ser de grande utilidade dizer-lhes que se trata de uma condição passageira, da qual em breve irão se recuperar” (Winnicott, ...

O que é o objeto transicional de Winnicott?

O objeto transicional é algo que não está definitivamente nem dentro nem fora da criança; servirá para que o sujeito possa experimentar com essas situações, e para ir demarcando seus próprios limites mentais em relação ao externo e ao interno.

Quem foi o analista de Winnicott?

Donald Woods Winnicott (Plymouth, 7 de abril de 1896 — 28 de janeiro, 1971) foi um pediatra e psicanalista inglês influente no campo das teorias das relações objetais e do desenvolvimento psicológico.

O que é psicose parental?

A psicose infantil é uma psicopatologia severa, comprometedora do desenvolvimento da criança em termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros. Na perspectiva psicanalítica, a função materna e paterna tem um importante papel na estruturação do quadro psicótico.

Qual é a lição moral que Winnicott quer transmitir quando fala do objecto transicional?

Importa enfatizar que o ambiente facilitador deve propiciar ao bebê a capacidade de criar e recriar o objeto, segundo o princípio de prazer, até que ele esteja pronto para aceitar o princípio de realidade (cf.

Artigo anterior
Como enviar gif por whatsapp?
Artigo seguinte
O que são ferramentas tecnológicas de comunicação empresarial?