Qual a alimentação certa para quem tem endometriose?

Perguntado por: Sandro Henriques  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)

Prefira alimentos frescos e não processados, de preferência orgânicos. Eles são parte fundamental de uma dieta anti-inflamatória. Esteja atenta também ao glúten. Essa proteína presente nos grãos, como trigo, centeio e cevada, pode ser muito prejudicial para mulheres que sofrem com endometriose.

O que não pode comer quando se tem endometriose?

Alimentos a serem evitados

O consumo de alimentos processados e ricos em gorduras saturadas, como fast-food, frituras e produtos industrializados, deve ser reduzido, pois tem o potencial de aumentar a inflamação no corpo e agravar a dor.

O que comer no café da manhã para quem tem endometriose?

  • A alimentação pode ser uma forte aliada para amenizar as dores da endometriose ou uma vilã que as intensifique --mas, vale ressaltar, o que se come e o que se bebe nunca será capaz de causar ou acabar com essas dores. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Semente de abóbora. ...
  • Verduras. ...
  • Peixes como atum, sardinha e salmão.

O que é bom para desinflamar endometriose?

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela endometriose, ajudando a ultrapassar os períodos em que os sintomas são mais evidentes.

Quais frutas são boas para endometriose?

Evitar adoçantes industrializados, reduzir açúcares e farinhas brancos e priorizar hortaliças, carnes magras, ovos, queijo cottage, azeite de oliva, feijões e frutas como caju, goiaba, limão e abacate — todos capazes de reduzir a resposta inflamatória.

3 ALIMENTOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM ENDOMETRIOSE

19 questões relacionadas encontradas

O que piora a dor da endometriose?

O álcool é outro vilão nessa história, por também ser uma substância inflamatória. Sua difícil absorção pelo organismo pode ser o gatilho para a piora dos sintomas da endometriose.

Quem tem endometriose pode comer ovos?

Sim. Algumas maneiras de fazê-lo são dar preferência a frango, ovos, carnes e leite orgânicos, ou seja, de animais criados sem o uso de hormônios. Outra dica é moderar o consumo de vegetais que tenham em sua composição fitoestrógenos, que são compostos com estrutura química semelhante ao estrogênio.

Como curar endometriose rápido?

Para a maioria das mulheres com endometriose moderada a grave, o tratamento mais eficaz é a remoção ou eliminação do tecido endometrial ectópico e dos endometriomas. Normalmente, esses procedimentos cirúrgicos são feitos por uma laparoscopia abdominal, através de uma pequena incisão feita próxima ao umbigo.

Porque quem tem endometriose não pode tomar leite?

A caseína, proteína do leite, é igualmente perigosa para mulheres com endometriose, uma vez que gera reações alérgicas semelhantes à intolerância à lactose, impactando no sistema gastrointestinal e piorando os episódios de dor.

O que faz mal para endometriose?

Quais alimentos pioram a endometriose? A carne vermelha, bem como alimentos embutidos e processados (presunto, mortadela e até mesmo o peito de peru). Esses alimentos requerem do corpo uma alta produção de insulina, sendo rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea.

Como desinchar a barriga de quem tem endometriose?

A dica do Dr. Marcos Tcherniakovsky é investir em exercícios físicos de 3 a 4 vezes na semana, durante 30 a 40 minutos, que são boas opções para ajudar a diminuir o limiar estrogênico, a retenção de líquidos e ainda garantir a melhora da imunidade.

Quem tem endometriose pode comer banana?

Os alimentos mais recomendados são germe de trigo, cereais integrais, leguminosas, batatas, banana e aveia. Vitamina B12: Esta vitamina quando combinada com a vit. B1 e B6, produzem efeito antiinflamatório e analgésico.

Quem tem endometriose pode comer pão?

A chave para uma dieta sem glúten é optar por alimentos sem este elemento, tais como arroz integral ou selvagem, quinoa, milho-paínço, legumes e batata doce não têm glúten, e evitar os alimentos tais como pão, massas, bolos, cereais de pequeno-almoço, bolachas e outros, que apesar de indicarem que não têm glúten acabam ...

Como é a barriga de quem tem endometriose?

Um dos sintomas muito comuns é a distensão abdominal, ou inchaço abdominal. Esse sintoma é tão comum que chamamos de barriga de endometriose ou endobarriga. Esse sintoma é muito frequente entre as portadoras de endometriose. A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia.

Quem tem endometriose pode comer chocolate?

Alimentos gordurosos aumentam a inflamação do organismo, e os chocolates ao leite e branco, não são recomendados por terem um alto teor de gordura em sua composição. O único tipo de chocolate aliado contra a endometriose, é o meio amargo.

Como perder peso com endometriose?

evitar alimentos ultraprocessados, açucarados e com gorduras ruins; consumir fontes de ômega-3, como oleaginosas e peixes de águas profundas e geladas(salmão, atum e sardinha), pois o ácido graxo ajuda no tratamento da endometriose e ameniza os problemas da menopausa precoce; fazer acompanhamento com nutricionista.

Quais alimentos inflamam a endometriose?

Ainda sobre a alimentação, as nutricionistas Dolores Milaré e Maria da Conceição Damasceno apontam que a ingestão de alimentos industrializados, frituras, carboidratos refinados e açúcar devem ser excluídos da rotina da mulher com endometriose.

Qual o leite para quem tem endometriose?

– Consumo de pequenas porções de lácteos com baixo teor de gordura: leite desnatado, iogurte e queijo cottage podem ajudar a reduzir riscos de endometriose, por apresentarem a capacidade de diminuir a quantidade de marcadores de estresse oxidativo e respostas inflamatórias.

Quem tem endometriose pode comer iogurte natural?

Alguns exemplos de alimentos anti-inflamatórios que podem ser incluídos na dieta são: peixes, castanhas e amêndoas, iogurte natural, frutas como, por exemplo, o morango e o abacaxi, além de verduras e legumes como o tomate e o pimentão.

É possível a endometriose sumir?

Noutros casos, porém, a paciente pode ser acometida por dores incapacitantes. Não há cura para a endometriose, mas se a mulher se submeter ao tratamento adequado, os incômodos e consequências podem ser diminuídos drasticamente, evitando, inclusive, que a paciente tenha sua capacidade fértil comprometida.

Qual o melhor exercício para quem tem endometriose?

Em ginásio, a escolha de modalidades como o pilates, o yoga ou algum tipo de dança ajudam não só a lidar com o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual, mas também a sentir-se mais relaxada, podendo ser uma boa opção para a portadora de Endometriose.

Como sair da crise de endometriose?

Existem duas condutas indicadas para a redução da dor da endometriose: o tratamento medicamentoso e o cirúrgico. A decisão deve ser tomada analisando caso a caso. O uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais e analgésicos são eficazes para o alívio da dor, melhorando a qualidade de vida da paciente.

O que inflama a endometriose?

Mulheres afetadas por endometriose apresentam inflamação aumentada, níveis elevados de citocinas inflamatórias, como IL-17, IL-6 e TNF-α, são encontrados no líquido peritoneal (barriga), e o fator nuclear-kB (NF- kB) parece responsável pela ativação do processo inflamatório levando à superexpressão da p450 aromatase no ...

Qual carne quem tem endometriose pode comer?

Tanto no decorrer do processo da doença, quanto no pós operatório, a carne vermelha deve ser evitada, sendo substituída por outras proteínas animais com fácil digestão, como ovos ou proteínas vegetais, como feijão, ervilhas, quinoa e lentilhas.

Quem tem endometriose pode tomar café?

O excesso de café pode causar dor no estômago, tremores, ansiedade e insônia em mulheres com endometriose assim como em qualquer outra pessoa. Cautela na hora de tomar um “cafezinho” é a resposta ideal. A cafeína também está presente em outros alimentos como o chocolate, chás e refrigerantes.

Artigo anterior
Como diagnosticar a trombose?
Artigo seguinte
Quem paga a licença-maternidade a empresa ou o INSS?