Qual a ação do espironolactona?

Perguntado por: Maria Benedita Valente Vaz  |  Última atualização: 15. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

A Espironolactona é um medicamento diurético e anti-hipertensivo usado para o tratamento da pressão arterial sem causa originária, além de auxiliar na redução do inchaço e acúmulo de líquidos.

O que a espironolactona faz no corpo?

A Espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo utilizado para tratar hipertensão arterial sem causa determinada e distúrbios relacionados a inchaço e acúmulo de líquidos.

Qual mecanismo de ação da espironolactona?

A Espironolactona causa aumento das quantidades de sódio e água a serem excretados, enquanto o potássio é retido. A Espironolactona atua como diurético e como anti-hipertensivo por este mecanismo. Ela pode ser administrada sozinha ou com outros agentes diuréticos que atuam mais proximamente no túbulo renal.

Como a espironolactona age?

Como age. como diurético ou como anti-hipopotassêmico, inibindo competitivamente a aldosterona nos rins (túbulos distais) levando à excreção de sódio e água e à retenção de potássio. Como anti-hipertensivo, reduz o volume líquido e o débito cardíaco, baixando a pressão.

Qual a função do espironolactona para o coração?

A espironolactona é usada para tratar insuficiência cardíaca, pressão alta (hipertensão) ou hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue).

Espironolactona como funciona? efeitos colaterais?

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o melhor horário para tomar espironolactona?

Não existe grande influência dos alimentos com este medicamento, porém, devido seu efeito diurético, deve ser preferencialmente utilizado no período da manhã, para evitar levantar à noite para ir ao banheiro.

Qual a diferença entre espironolactona e losartana?

Espironolactona e losartana são medicações de classes diferentes, usadas muitas vezes para tratamento de Hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca. Ambas podem apresentar efeitos colaterais, como por exemplo fadiga e palpitações, porém não é tão frequente, por esse motivo a reavaliação médica é imprescindível.

Quanto tempo o espironolactona começa a fazer efeito?

Características farmacodinâmicas Espironolactona Page 4 - 4 - O efeito diurético da espironolactona é geralmente de início tardio. O pico de ação é registrado cerca de 2 a 3 dias depois do início do tratamento, e a ação diminui novamente aproximadamente no mesmo período após o medicamento ter sido descontinuado.

Porque tomar espironolactona à noite?

Ela pode ser tomada em qualquer horário. Geralmente indicamos que seja tomada pela manhã para evitar esquecimentos e orientamos não tomar no período noturno para evitar o inconveniente de ter que levantar durante a madrugada para urinar.

Como tomar espironolactona para desinchar?

Espironolactona

No entanto, devido à sua ação fraca, é normalmente combinado com outros diuréticos com as tiazidas para aumentar a sua ação. Geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 50 e os 200 mg por dia, conforme as indicações dadas pelo médico.

O que acontece se tomar espironolactona por muito tempo?

Sim, ela é considerada uma medicação segura a longa prazo para mulheres, porém pode levar ao surgimento de efeitos colaterais. Alguns dos efeitos colaterais mais frequentes são: aumento da frequência urinária, dor de cabeça, náusea, dor no estômago e fadiga. Hipotensão também é um efeito colateral possível.

Para que serve espironolactona na musculação?

A espironolactona é indicada na prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes tomando diuréticos.

Qual é a contra indicação do espironolactona?

CONTRA- INDICAÇÕES

O USO DESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO EM CASO DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA À ESPIRONOLACTONA E/OU DEMAIS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO, INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA, DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DA FUNÇÃO RENAL, ANÚRIA E HIPERPOTASSEMIA E DOENÇA DE ADDISON.

Como a espironolactona age na testosterona?

Ele diminui o efeito da dihidrotestosterona (DHT) por competir seu receptor,. Além disso, diminui a produção de testosterona. É uma medicação considerada bem eficaz e segura para uso a longo prazo.

Qual é o melhor diurético para desinchar?

Descoberta na década de 1960, a furosemida é um diurético utilizado no tratamento ou alívio da pressão alta e do inchaço (edema) associados a doenças específicas.

Como a espironolactona age na queda de cabelo?

A Espironolactona bloqueia o receptor androgênico e inibe a produção de hormônio androgênico, assim é capaz de retardar a alopecia e promover o retorno de cabelos em mulheres. A Finasterida age de outra maneira, ela inibe a conversão de testosterona e DHT. Ou seja, são medicamentos com ações diferentes.

O que é melhor furosemida ou espironolactona?

No tratamento da ascite moderada, espironolactona isolada parece ser tão eficaz e segura como espironolactona associada com furosemida.

Pode tomar espironolactona todos os dias?

A espironolactona é administrada em uma dose diária de 400 mg, por 4 dias. Se o potássio sérico (sanguíneo) se elevar durante a administração de espironolactona, porém diminuir quando é descontinuado, o diagnóstico presuntivo de hiperaldosteronismo primário deve ser considerado.

Qual é o melhor remédio para retenção de líquido?

Os principais remédios para retenção de líquidos são:
  • Furosemida. ...
  • Espironolactona. ...
  • Hidroclorotiazida. ...
  • Clortalidona. ...
  • Levotiroxina. ...
  • Diosmina e hesperidina.

Porque espironolactona é bom para acne?

O que a espironolactona faz é diminui o nível de hormônio masculino nas mulheres. Esse efeito é chamado de ação anti-androgênica e é necessária para combater a acne, uma doença das glândulas sebáceas, controladas por esses hormônios.

Qual o melhor diurético hidroclorotiazida ou espironolactona?

A espironolactona pertence a uma classe de diuréticos poupadores de potássio, em geral com potência diurética menor comparada à outras classes, como os tiazídicos (hidroclorotiazida). Desta forma, em geral não são utilizados como primeira escolha no tratamento da hipertensão arterial.

Quem tem pressão alta pode tomar espironolactona?

A espironolactona é uma droga usada para hipertensão arterial primária ou (essencial). Actua como antagonista dos receptores da aldosterona, uma hormona mineralocorticoide produzida pelas glândulas supra-renais e que promove a reabsorção de sódio e excreção de potássio no rim.

Qual o nome verdadeiro do remédio espironolactona?

Aldactone® (espironolactona) é indicado no tratamento da hipertensão essencial (aumento da pressão arterial sem causa determinada), distúrbios edematosos (relacionados a inchaço), tais como: edema e ascite (acúmulo de líquido dentro do abdome) relacionados à insuficiência cardíaca congestiva (quando o coração torna-se ...

Quando suspender espironolactona?

Os diuréticos só devem ser suspensos nos casos de insuficiência renal pré-renal, onde há aumento da creatinina em paciente com sinais de hipovolemia e os IECA em casos de hipercalemia grave ou insuficiência renal aguda (anúria ou oligoanúria associada a aumento da creatinina).

Porque homem não pode tomar espironolactona?

O uso em homens pode levar a hipogonadismo e efeitos colaterais feminilizantes indesejados, por conta disso deve-se optar por cursos curtos dessa droga.

Artigo anterior
O que é mais forte metadona ou morfina?
Artigo seguinte
Que tipo de transferência ocorre quando a experiência anterior de uma habilidade prejudica ou interfere na aprendizagem de uma nova habilidade?