O que é a conclusão de um argumento?

Perguntado por: Mariana Maia de Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

A conclusão de um argumento é aquela proposição que se afirma com base nas outras proposições desse mesmo argumento, e, por sua vez, essas outras proposições que são enunciadas como prova ou razões para aceitar a conclusão são as premissas desse argumento (Copi, 1962, p. 23).

Como identificar a conclusão de um argumento?

Mas os argumentos podem ter apenas uma premissa, ou mais de duas; contudo, só podem ter uma conclusão. Uma premissa é uma proposição usada num argumento para defender uma conclusão. Uma conclusão é a proposição que se defende, num argumento, recorrendo a premissas.

Quantas conclusões um argumento pode ter?

E um argumento é, como já vimos, um conjunto de proposições em que se pretende que uma delas seja sustentada ou justificada pelas outras — o que não acontece no exemplo anterior. Um argumento pode ter uma ou mais premissas, mas só pode ter uma conclusão.

O que é conclusão é o que é premissa?

Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa.

O que é um argumento de exemplos?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

COMO IDENTIFICAR PREMISSAS E CONCLUSÃO EM UM ARGUMENTO | 10

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

O que é premissa exemplo?

As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.

Como faço para identificar uma premissa?

As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas:
  1. A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio;
  2. A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor;
  3. A conclusão deve conter os termos maior e menor.

O que é a conclusão de um trabalho?

Conclusão é o fechamento de um trabalho, que pode ser um processo, projeto, ideia ou um texto. Em uma redação, a conclusão é uma das partes mais importantes, por ser o momento de finalizar o que foi desenvolvido no conteúdo e reforçar a ideia principal.

Quando um argumento é considerado válido?

Definição. Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

Quais as características de um bom argumento?

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Qual é o melhor método de argumentação?

É importante que o leitor identifique que os argumentos utilizados possuem relação com o ponto de vista defendido pelo autor. Por isso, a argumentação precisa ser linear e feita de maneira lógica e estratégica, evitando confusões interpretativas por parte do leitor.

Qual é a diferença entre uma conclusão válida é uma conclusão verdadeira?

Uma proposição é verdadeira quando se refere a um fato real e falsa quando não. “Válido” e “inválido” são valores usados para qualificar o processo de inferência. Quando uma conclusão é tirada de uma ou mais premissas, ela pode ser considerada válida ou inválida.

Que informações são essenciais na conclusão de um texto dissertativo argumentativo?

Na finalização de um texto dissertativo-argumentativo, busca-se a solução para o problema exposto na dissertação. Assim, é hora de apresentar uma síntese da discussão exposta, onde retoma-se a tese (ideia principal) propondo uma solução ao problema e adicionando as observações finais.

O que é premissa básica?

substantivo feminino Ideia que serve de base para a criação de um pensamento, opinião, ponto de vista, raciocínio; axioma, pressuposto. Fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo; proposição: partiram da premissa de que toda criança tem direitos.

O que é a premissa de um projeto?

“As premissas de um projeto são eventos ou circunstâncias que se espera que ocorram durante o ciclo de vida de um projeto”. Perceba a importância de usar essa informação como base de raciocínio para planejar e executar um projeto.

O que são as premissas?

Premissas podem ser definidas como hipóteses, algo que se assume como verdadeiro em determinado momento, por não se ter informações suficientes. Portanto, pode-se dizer que as premissas são essenciais para o planejamento de um projeto.

Quais são suas premissas?

Uma premissa nada mais é do que uma proposição, um conteúdo ou, ainda, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, ou seja, para uma análise que levará a uma opinião.

Como criar uma premissa?

A premissa é apenas o ponto inicial, mas ela, por si só, não é uma história. A premissa pode ser uma frase, uma pergunta, uma problematização, etc. Mas, segundo Robert McKee (Story, 2016, p. 116), a premissa “raramente é uma afirmação completa.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

Quais os tipos de argumentos usados no artigo de opinião?

Tipos de argumento
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência. ...
  • Argumento por comparação (analogia) ...
  • Argumento por exemplificação. ...
  • Argumento de princípio. ...
  • Argumento por causa e consequência.

Como argumentar exemplos?

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

Como dar um exemplo na redação?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Artigo anterior
Como aumentar as plaquetas urgente?
Artigo seguinte
Pode tomar AAS à noite?