Quais vitaminas em excesso faz mal?

Perguntado por: Rita Luciana Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

De acordo com a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação médica, pode fazer mais mal do que bem. “Pode ocorrer sobrecarga renal e intoxicação, principalmente por vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)”, aponta a nutricionista.

O que ocorre com o excesso de vitaminas?

Conheça os sintomas de intoxicação pelas vitaminas: O abuso de vitamina A pode causar: pele seca, áspera e descamativa; fissuras nos lábios; dores de cabeça, tonturas; queda de cabelo; câimbras; lesões hepáticas e interrupções de crescimento.

Pode tomar vitamina todos os dias?

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e lesões de pele (vermelhidão).

Quais vitaminas tomar todos os dias?

As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:
  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Quanto tempo devo tomar suplemento vitamínico?

Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar. Isso porque alguns tipos de alimentos ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais.

EXCESSO DE VITAMINAS FAZ MAL - Jornal Minas

23 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas do excesso de vitamina A no organismo?

Sintomas do excesso de vitamina A

A maioria das pessoas com intoxicação por vitamina A apresenta dores de cabeça e erupções cutâneas. O consumo excessivo de vitamina A durante um longo período pode causar pelos grossos, perda parcial do cabelo (até mesmo das sobrancelhas), lábios rachados e pele seca e áspera.

O que pode causar o excesso de vitamina A?

Causas. Embora a hipervitaminose A possa ocorrer quando ingerimos grandes quantidades de fígado de animais, óleo de fígado de bacalhau e óleo de outros peixes, comum entre os esquimós, a maioria dos casos de toxicidade de vitamina A resultam de uso excessivo de suplementos vitamínicos.

Como eliminar o excesso de vitamina A no corpo?

O tratamento da hipervitaminose A inclui a descontinuação da vitamina e o tratamento de suporte. Ingestões agudas em grandes quantidades podem ser tratadas com carvão ativado oralmente, desde que tenham ocorrido até 2 horas. Não existem antídotos para a intoxicação por vitamina A.

Qual a toxicidade da vitamina A?

A toxicidade de vitamina A pode ser aguda (em geral decorrente de ingestão acidental por crianças) ou crônica. Ambos os tipos causam cefaleia e aumento da pressão intracraniana. Toxicidade aguda causa náuseas e vômitos.

Quem não pode tomar vitamina A?

A seguir:
  • Gestantes. ...
  • Pessoas com mais de 60 anos. ...
  • Pacientes com problemas gastrointestinais e praticantes de dietas restritivas. ...
  • Quem tem problemas no fígado. ...
  • A vitamina que realmente pode causar uma intoxicação quando usada em excesso é a vitamina A.

Qual a dosagem de vitamina A?

Conhecido também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, e pode ser facilmente obtido através da alimentação diversificada e saudável. Ingestão diária recomendada é de 900 microgramas (3.000 UI) para homens e 700 mcg (2.300 UI) para mulheres.

O que é bom para desintoxicar o organismo?

Confira 6 passos para desintoxicar o organismo
  1. Desembale menos, descasque Mais. Diminua o estoque de alimentos e produtos industrializados no armário. ...
  2. Hidrate-se muito bem. ...
  3. Diminua o açúcar. ...
  4. Inclua frutas vermelhas no cardápio. ...
  5. Consuma Alimentos Termogênicos. ...
  6. Folhas verdes escuras.

Qual o nível normal de vitamina A no sangue?

A organização mundial da saúde recomenda suplementação quando os níveis de vitamina A estão abaixo de 0,2 mg/L. Níveis de vitamina abaixo de 0,1 mg/L indicam deficiência severa. Níveis de vitamina A superiores a 1,2 mg/L indicam hipervitaminose e toxicidade associada.

Quanto tempo devo tomar vitamina E?

Por quanto tempo se deve tomar? Não existe um período de tempo definido para a ingestão do suplemento de vitamina E, porém, o ideal é fazer uso do suplemento sob orientação de um médico, para que seja indicada a dose e o tempo de tratamento adequados, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Quanto tempo a vitamina começa a fazer efeito no organismo?

Normalmente, leva cerca de 2 semanas a um mês para começar a perceber os efeitos dos suplementos. No início, quando você começa a tomar vitaminas, seu corpo irá absorver parte das vitaminas e filtrar o resto.

Faz mal tomar multivitamínico?

Quando usadas em excesso, as vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) são eliminadas pela urina, mas ainda assim podem causar algum tipo de intoxicação e possíveis problemas renais, por conta da sobrecarga dos rins na hora de filtrar essa maior quantidade de substâncias.

Qual a vitamina mais completa que existe?

O Revigoran A-Z da Nutrends é o nosso favorito. É o mais completo, ter um maior rendimento e um melhor custo-benefício. São mais de 24 compostos, entre vitaminas e minerais – incluindo todas as vitaminas do complexo B – para melhorar a disposição, oferecer mais energia no dia-a-dia e fortalecer o sistema imunológico.

Faz mal tomar vitamina E direto?

A intoxicação por vitamina E é rara, mas ocasionalmente doses elevadas causam um risco de hemorragia, bem como fraqueza muscular, fadiga, náuseas e diarreia. O maior risco da intoxicação por vitamina E é o sangramento.

Artigo anterior
O que faz um acionista em uma empresa?
Artigo seguinte
Quanto pesa uma folha de papel sulfite?