Quais variáveis afetam a resistência no fio?

Perguntado por: Telmo Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.

Que fatores influenciam na resistência elétrica de um fio?

A resistência elétrica de um condutor cilíndrico depende dos seguintes fatores: comprimento, diâmetro ou área de seção reta e a resistividade elétrica. Esse último fator depende, tanto do material do qual o condutor é feito, quanto da temperatura apresentada por esse material.

Quais fatores afetam a resistência de um material?

Isso se deve ao fato de que fatores como velocidade, temperatura, incorporação de cargas de reforço, presença de outro polímero (blendas), geometria do corpo de prova e como o mesmo foi preparado afetam diretamente os resultados.

Qual a variável que representa resistência elétrica?

Resistência elétrica nada mais é do que a capacidade deste material de resistir a corrente elétrica que passa por ele. Essa resistência é facilmente calculada pela fórmula: R = U/i, onde R representa a resistência elétrica, U é a diferença de potencial aplicada entre os terminais do material e i é a corrente elétrica.

Quais são os quatro fatores que influenciam na resistência de um condutor?

Quais são os fatores que afetam a resistência de um condutor...
  • Temperatura. A eletricidade flui melhor quando os átomos em um condutor permanecem imóveis. ...
  • Materiais. ...
  • Tamanho e formato. ...
  • Corrente.

Resistência de um condutor

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de resistência?

A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.

Quais são os fatores geométricos que determinam a resistência de um condutor?

De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.

O que é resistência variável?

Resistor variável é usado para variar ou mudar a quantidade de resistência de um circuito. Os resistores variáveis são chamados de potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente possuem o elemento resistivo formado por carbono, enquanto nos reostatos ele é constituído por um fio enrolado.

Tem resistência variável?

Resistência variável: também denominados reostatos ou potenciômetros, têm como principal função modificar ou trocar o número de resistências dentro de um circuito.

O que é uma resistência variável?

O que é um resistor variável? Basicamente, trata-se de um dispositivo cujos valores de resistência podem ser alterados. Essa variação pode se dar tanto através de intervenções mecânicas, como girar um eixo ou um botão, ou ainda ser sensível a variações do meio ambiente, por exemplo.

Qual é a função da resistência?

A resistência elétrica é a capacidade de um corpo de opor-se à corrente elétrica. Ela está ligada ao choque entre elétrons livres e átomos no interior dos condutores. A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica.

O que é a resistividade de um material?

A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica. É a quantidade oposta à condutividade e exprime-se em ohms por metro (Ω/m).

Quais variáveis afetam a resistência no fio como se pode maximizar minimizar a resistência?

Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.

Qual a influência da temperatura na resistência das lâmpadas?

Assim, quando a temperatura de um fio condutor aumenta, geralmente sua resistência aumenta em vista do aumento da resistividade da substância que o constitui. Esses resultados nos levam a concluir que a resistência elétrica também deve depender da temperatura.

Como devem ser os fios condutores de um sistema com baixa resistência elétrica?

Os fios de um sistema com baixa resistência elétrica devem ser muito grossos devido a que a intensidade da corrente é inversamente proporcional à resistência.

Qual a fórmula da resistência elétrica?

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

Que resistor possui resistência variável?

Reostatos. Os reostatos são resistores de resistência variável.

São resistores de resistência variável?

Há, entre os resistores, aqueles que apresentam resistência elétrica variável, entre esses resistores, o mais simples é o varistor, que consiste em um longo resistor de resistência variável, já que essa grandeza diminui de acordo com o aumento de temperatura.

Quais os condutores que possuem maior resistência?

A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito.

Qual a diferença entre um condutor Ôhmico e não Ôhmico?

De acordo com a Lei de Ohm, sabemos que um condutor é dito condutor ôhmico quando a resistência dele se mantém constante independentemente do valor da diferença de potencial que é aplicada sobre ele, contudo nem sempre ocorre dessa forma, ou seja, a resistência de um condutor pode variar.

O que é condutor Ôhmico e não Ôhmico?

Para estes condutores existe proporcionalidade direta entre a diferença de potencial nos seus extremos e a intensidade de corrente que os percorre. Os metais são o melhor exemplo de condutores óhmicos. Os condutores que não obedecem à Lei de Ohm designam-se por condutores não óhmicos ou não lineares.

Qual a diferença de um condutor Ôhmico e não Ôhmico?

Um resistor é dito Ôhmico quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada, e Não Ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada.

Quanto a resistência de um fio condutor é correto afirmar que?

A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor). ... Essa equação mostra que se aumentarmos o comprimento do fio, aumentaremos a resistência elétrica, e que o aumento da área resultará na diminuição da resistência elétrica.

Como achar a resistência de um fio?

Como se calcula resistividade

O cálculo da resistência específica é feito por meio da segunda lei de Ohm. Ela depende da resistência elétrica, do comprimento do corpo e da área da seção transversal considerada.

Quais são as três leis de Ohm?

Conforme as leis de Ohm, a corrente elétrica que percorre um condutor é proporcional a voltagem aplicada nos seus terminais. Relacionando às três principais grandezas elétricas, as leis de Ohm comprovam como a tensão, corrente e resistência elétrica estão diretamente ligadas.

Artigo anterior
Como elaborar um indicador?
Artigo seguinte
Como funciona o VEM no Recife?