O que vem a ser stricto sensu?

Perguntado por: Inês Simões de Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

O “sentido estrito” (ou strictu sensu) é aquele que está mais ligado à interpretação acadêmica tradicional do que é uma pós-graduação. Ou seja: é um mestrado ou doutorado focado em pesquisa e produção científica.

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Lato sensu significa “sentido amplo”. Ou seja, são os cursos de pós-graduação que ampliam os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Geralmente, esses conhecimentos se aproximam mais do mercado de trabalho. Já o termo stricto sensu significa “sentido estrito”.

Como fazer um stricto sensu?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o principal requisito para fazer um curso stricto sensu é ter um diploma de nível superior, que atenda às exigências e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996).

Porque fazer um stricto sensu?

Os cursos de stricto sensu estão relacionados à busca das expertises mais elevadas no campo científico, estão diretamente ligados aos profissionais que objetivam uma carreira profissional acadêmica e no campo de pesquisa”, explica.

Qual significado de stricto?

Stricto sensu é uma expressão latina que significa "em sentido estrito". É utilizada para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido estrito. É incorporada em outros idiomas e em áreas de estudo como Biologia, Direito, Linguística, Semiótica etc.

Qual a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu? Vamos entender?

42 questões relacionadas encontradas

O que é literatura lato e stricto sensu?

Lato sensu ou stricto sensu são expressões latinas típicas do mundo acadêmico, cujo sentido, respectivamente, refere-se aos cursos de especialização e mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O que é uma especialização lato sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Qual o motivo para se fazer um mestrado?

Fazer um mestrado acadêmico ajuda você a consolidar conhecimento adquirido durante a graduação e também a se especializar num tema para avançar em uma área. À medida que a tecnologia evolui e as transformações no mundo do trabalho ocorrem se exige que haja cada vez mais profissionais especializados.

Qual o objetivo da pós-graduação stricto sensu?

Os cursos stricto sensu são indicados principalmente para quem deseja seguir carreira acadêmica, dar aulas ou trabalhar com projetos de pesquisa. É onde se encaixam os cursos de mestrado e doutorado. Todos eles devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais as vantagens de se ter um mestrado?

Conheça 4 vantagens de fazer Mestrado e enriquecer sua carreira
  1. Escolha de Carreira. Entre as vantagens de fazer mestrado, podemos dizer que a principal delas é a de conseguir atuar tanto no âmbito profissional como no acadêmico. ...
  2. Preparação para o Doutorado. ...
  3. Enriquecimento. ...
  4. Valorização Profissional.

O que é necessário para fazer um mestrado?

Quais os requisitos para se fazer um mestrado?
  1. ter concluído o ensino superior;
  2. ser fluente em alguma língua estrangeira (há necessidade de prova de proficiência);
  3. obter um tema definido para o projeto de pesquisa que fará durante o curso.

Quantas horas tem um mestrado stricto sensu?

Mestrado – A carga horária mínima será de 720 (setecentas e vinte) horas, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses ou prazo estabelecido pela Comissão de Área da CAPES, se maior, além do período máximo de trancamento a que o aluno tem direito.

Quem pode fazer um doutorado?

Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.

O que é melhor lato sensu ou stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu é recomendada para quem precisa de uma atualização rápida. Como o próprio nome indica, “lato sensu” significa sentido amplo. É um conhecimento mais geral. Já a formação stricto senso (sentido estrito) vai a um grau de análise bem mais aprofundado do tema.

O que é sentido lato sensu?

Tanto “lato sensu” quanto “strictu senso” são expressões que vêm do latim. Elas significam, respectivamente, “sentido amplo” e “sentido estrito”. Em outras palavras, se referem a cursos de pós-graduação em sentido mais amplo ou mais estrito.

Quais os cursos chamados de stricto sensu?

Quais os cursos chamados de stricto sensu? Os cursos de mestrado e doutorado são chamados de stricto sensu. Os cursos de stricto sensu são programas que emitem títulos e conferem o grau de mestre ou doutor aos seus egressos. O normal no mundo é cursar mestrado e doutorado após curso superior equivalente ao bacharelado.

Qual dos trabalhos a seguir se classifica como stricto sensu?

De um lado, estão os stricto sensu (expressão latina que significa sentido restrito). Incluem-se nessa categoria os mestrados (também conhecidos como mestrados acadêmicos), mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados.

Qual o significado da pós-graduação?

Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação. ... O objetivo dos cursos de pós-graduação é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional. Saiba mais sobre o significado de bacharelado e licenciatura.

O que é um programa de pós-graduação?

Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu têm como objetivo a formação de mestres e de doutores, conferindo os títulos correspondentes aos alunos interessados em aprofundar sua formação científica e acadêmica.

O que o mestrado representa?

O mestrado é um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários. Também conhecido como mestrado acadêmico, seu objetivo é primordialmente científico. No Brasil, dentro dos cursos stricto sensu, o mestrado é o primeiro degrau de especialização.

Quanto tempo dura uma especialização lato sensu?

Quanto tempo dura uma pós-graduação especialização

Assim, em geral, as pós-graduações de especialização devem ter no mínimo 2 anos de duração, a qual equivale a 360 horas estipuladas pelo MEC – Ministério da Educação.

Qual a diferença entre pós e especialização?

Entende-se por pós-graduação todos aqueles cursos feitos depois de graduados, ou seja, que pedem o diploma do curso superior. A especialização é um dos principais tipos de pós. No Brasil, inclusive, utilizamos o termo “pós-graduação” para nos referirmos às especializações.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação lato sensu?

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação? A diferença entre MBA e pós-graduação é o foco do grau acadêmico. Enquanto o MBA é voltado à formação empresarial e executiva, a pós-graduação é uma formação destinada à especialização em determinada área. Sendo assim, cada tipo costuma atrair um público distinto.

Qual é a diferença entre mestrado e doutorado?

O que é doutorado? Doutorado é o passo seguinte ao mestrado. É um curso muito voltado a quem quer se aprofundar em pesquisa científica e seguir carreira acadêmica. O doutorado dura em média de quatro a cinco anos e exige dedicação intensa.

O que é preciso para fazer o doutorado?

Para receber o título de doutor, o estudante precisa apresentar o desenvolvimento e a conclusão de sua pesquisa, em forma de tese de doutorado, para uma banca examinadora. Se os integrantes desse grupo aprovarem a argumentação, o aluno conclui a pós-graduação.

Artigo anterior
Como saber se a madeira está verde ou seca?
Artigo seguinte
Como zoar a melhor amiga?