Quais tributos são criados por lei ordinária?

Perguntado por: Alexandra Diana Figueiredo  |  Última atualização: 15. Januar 2022
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Os tributos somente podem ser criados através de Lei, via de regra, ordinária, por essa razão que somente os entes federativos poderão criar os tributos. ... 62, §1º e §2º, CF, a medida provisória poderá criar e majorar impostos, se estes puderem ser criados por Lei Ordinária.

Quais tributos são instituídos por lei ordinária?

1- Empréstimos compulsórios, artigo 148 CF; 2- Impostos Residuais de competência da União, artigo 154, inciso I da CF; 3- Contribuições da Seguridade Social residuais, artigo 195 § 4º da CF; 4- Imposto sobre grandes fortunas, artigo 153, inciso VII da CF.

Qual do tributo abaixo pode ser criado por lei ordinária?

è A criação dos tributos se faz por meio de lei ordinária, em regra. Contudo, existem quatro tributos que só podem ser criados por meio de lei complementar (CEGI): Contribuições Sociais Residuais (art. 195, § 4º da CF), Empréstimos Compulsórios (art. 148 da CF), IGF (art.

Quem pode instituir lei ordinária?

O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples. Pode ser proposto pelo presidente da República, deputados, senadores, Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores e procurador-geral da República.

Qual a diferença entre lei ordinária Lei Complementar e Decreto todo tributo pode ser criado por lei ordinária?

A diferença é a seguinte: LEI COMPLEMENTAR: exigida em matérias específicas da Constituição. LEI ORDINÁRIA: exigida de modo residual, nos casos em que não houver a expressa exigência de lei complementar.

Lei Complementar x Lei Ordinária - Direito Tributário

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Quanto ao quórum de aprovação Qual a diferença entre a lei ordinária e a lei complementar?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

Qual a diferença entre lei complementar e decreto?

No que concerne à lei e ao decreto, deve ficar claro que lei tem mais força normativa porque, para sua formação, concorrem conjuntamente o Poder Legislativo e o Poder Executivo. ... A mais importante, contudo, de todas as distinções entre a lei e o decreto é que a lei obriga a fazer ou deixar de fazer, e o decreto, não.

Quem pode aumentar tributo?

Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”. ... Nenhum dos entes federativos podem criar/instituir tributo por meio de decreto.

Quem pode exigir tributos?

O art. 150 , I , da Constituição Federal , consagra o princípio da legalidade tributária ao ditar que "é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça".

Quando é possível criar tributos por lei ordinária e lei complementar?

Existem 4 tributos que somente poderão ser criados por meio de Lei Complementar, quais sejam Contribuição social residual, Empréstimo compulsório, Imposto sobre grandes fortunas e Imposto residual. ... 62, §1º e §2º, CF, a medida provisória poderá criar e majorar impostos, se estes puderem ser criados por Lei Ordinária.

Quanto à possibilidade de criação de tributo?

O meio que a União, os Estados e Municípios se utilizarão para criar os tributos, será a lei ordinária, em regra cabe somente a ela, criar ou majorar tributos, porém tem-se a exceção da medida provisória e os casos em que a Constituição Federal expressamente excepciona.

Quantas e quais situações exigem para a sua disciplina lei complementar?

Cabe à lei complementar: I – dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; II – regular as limitações constitucionais ao poder de tributar; III – estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: a) ...

Qual a lei utilizada para a maioria dos tributos?

A lei Complementar é votada pela maioria absoluta (metade mais um dos membros do Congresso Nacional), critério formal. A Lei Complementar vige em todo o território nacional, mas não quer dizer que seja superior às leis federais ordinárias.

É necessária lei ordinária para instituir o imposto sobre grandes fortunas?

O Imposto sobre Grandes Fortunas é de competência da União. Existem inúmeros projetos de Lei pendentes de aprovação desde 1989 para regulamentar o imposto. Embora, exista uma ação no STF visando a regulamentação do mesmo, a União não poderá ser obrigada a institui-lo, pois a competência é facultativa e incaducável.

Qual é a diferença entre atualização e majoração de tributos?

A mera atualização monetária não configura majoração de tributo, nem ofende o princípio da legalidade, previsto no art. 150, I, da Constituição Federal. É isso, aliás, que dispõe expressamente o art. 97, § 2º, do Código Tributário Nacional.

O que é instituir um tributo?

Nesse sentir, instituir tributo significa criar lei veiculando a norma do tributo. ... “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Como é regra a Constituição Federal estabelece que só se pode exigir ou majorar tributo por meio de lei complementar?

195, § 4º, CF) somente podem ser instituídos por meio de Lei Complementar, impossível à Lei Delegada, que não pode versar sobre matéria reservada à tal espécie legislativa, criar ou majorar tais tributos. Quanto às demais espécies tributárias, a vedação da instituição ou da majoração é implícita.

Pode aumentar IPVA por decreto?

O governador pode conceder, por meio de decreto, isenção válida de IPVA. É possível alterar, nos limites estabelecidos em lei, as alíquotas do IOF por decreto. É vedada a majoração de alíquotas de imposto de renda por medida provisória.

Quais são as exceções ao princípio da legalidade tributária?

Exceções ao princípio da legalidade tributária

Imposto de Importação (II) Imposto de Exportação (IE) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio, Seguro ou Relativas a Títulos, ou Valores Mobiliários (IOF).

Quem pode criar ICMS?

Ex: Todos os estados podem criar ICMS. Critério territorial de repartição de competência impositivas: A pessoa política só poderá tributar fatos ocorridos em seu território.

Qual a diferença entre lei e decreto?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Quais as semelhanças e diferenças entre as leis complementares e ordinárias?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.

Qual a diferença entre Lo e LC?

A lei complementar irá regulamentar as matérias já reservadas a ela pela Constituição Federal, ou seja, que já são pré-determinadas. Já a lei ordinária irá abordar quaisquer outras matérias que não sejam regulamentadas por lei complementar, por decreto legislativo ou por resoluções.

O que é uma lei ordinária municipal?

As leis ordinárias, ou comuns, tratam dos assuntos de competência legislativa do Município. Elas podem ser de iniciativa do prefeito ou de qualquer membro da Câmara Municipal. A lei de iniciativa do parlamentar é aquela proposta em projeto de qualquer vereador.

Quem pode apresentar projeto de lei complementar?

“A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.

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