Quais tipos de recipientes podem ser utilizados para a produção de mudas de hortaliças?

Perguntado por: Luciana Patrícia Azevedo Amorim  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

Mudas produzidas em recipientes individuais
Neste sistema, podem ser usados vários materiais para a produção do recipiente, dentre outros, os mais comuns são copo de papel (jornal), copo descartável (plástico) e saco plástico.

Quais recipientes podem ser utilizados para a produção de mudas?

Como exemplo, podem ser citados os recipientes de papel, papelão, lâminas de madeira, etc. A exceção fica por conta do saco plástico, que não pode ser plantado com as mudas.

Quais os tipos de substratos podemos utilizar para produzir mudas de hortaliças?

Existem muitos materiais que podem ser usados para produzir o substrato, como a própria terra, o esterco curtido, a areia, o pó de carvão, a cinza de fogão, a fibra de coco, o pó de rocha, o composto orgânico e muitos outros.

Como fazer mudas de hortaliças na bandeja?

Produção de mudas de hortaliças em bandejas

Em cada célula, coloque o substrato indicado para a cultura, semeie uma ou duas sementes em uma profundidade de 0,5 a 1 cm e cubra-as com substrato. Depois, basta regar e combater as plantas daninhas até que as mudas cresçam.

Quais são as formas de produção de mudas de hortaliças?

Existem várias formas de produzir mudas de hortaliças, sendo as principais: mudas em canteiros; • mudas em bandejas; • mudas em tubetes; • mudas em copinhos de jornal.

Produção de Mudas de Hortaliças | Agroecologia

20 questões relacionadas encontradas

O que é produção de mudas?

Produzir mudas é uma técnica complementar na agricultura orgânica e convencional, realizada como forma de obter maior produtividade no primeiro período de crescimento das plantas. As mudas são facilmente produzidas e não possuem um alto custo de confecção.

Como deve ser feito o plantio da muda?

Como plantar uma muda em 5 passos:
  1. Cave um buraco na terra, de acordo com o tamanho da espécie a ser plantada. ...
  2. Pegue uma porção de terra retirada para abrir o buraco, e misture com o adubo de sua preferência. ...
  3. Coloque a muda na terra, na posição vertical, observando sua altura com relação ao solo.

Como é o sistema de produção de mudas em bandejas?

A produção de mudas em bandejas deve ser feita em ambiente protegido, como telados. A técnica mais recomendável para se produzir mudas é de semeio em bandejas de isopor de 128 células, preenchidas com substrato comercial ou preparado na propriedade, colocando uma semente por célula.

Como preparar o substrato para mudas?

Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%. Pode também adicionar à mistura casca de arroz carbonizada (50% do total). Não é recomendado o uso de areia ou terra, pois pode alterar as qualidades físicas, químicas e biológicas do substrato.

O que é substrato para hortaliças?

O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.

Quais são as características desejáveis em substratos para a produção de mudas de hortaliças?

Dentre as características desejáveis dos substratos, as principais são: baixo custo, disponibilidade de fornecimento no mercado, teor de nutrientes, pH e capacidade de troca de cátions adequados, ausência de patógenos, aeração, retenção de água e boa agregação às raízes.

O que é substrato natural?

Na natureza, encontramos terrenos mais rochosos, arenosos ou úmidos, que são indicados para diferentes tipos e espécies de vegetais. Isso é o substrato: a base onde a planta cresce. Quando preparamos um vaso, precisamos ter esse mesmo cuidado.

Qual o melhor recipiente para formação de mudas de espécies florestais?

citriodora desenvolveram-se melhor em recipientes plásticos de 5,5 cm de diâmetro e 11,0 cm de altura, quando comparadas com mudas produzidas em recipientes plásticos de 5,5 cm de diâmetro e 18,0 cm de altura. A produção de mudas de espécies florestais em recipientes segue basicamente dois métodos de semeadura.

Qual a importância dos substratos e recipientes para a qualidade das mudas?

A utilização de substratos e tamanhos de recipientes adequados pode favorecer a maior sobrevivência das mudas no campo, propiciando maior precocidade no processo produtivo, diminuindo assim os custos de produção.

Como produzir mudas florestais?

Semeadura direta

É comum o uso de 3 a 5 sementes por recipiente. As sementes devem ser colocadas nos recipientes e cobertas com substrato ou material inerte. O canteiro deve ser protegido com sombrite e/ou plástico até 30 dias após a germinação. No caso das pioneiras, não há necessidade de cobertura com sombrite.

Como fazer substrato para plantas frutiferas?

Substrato para frutífera em vaso

O solo para a maioria das frutíferas cultivadas em vaso deve ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). Há variedades com necessidades específicas e é importante fornecer o solo adequado para cada cultivo.

Como fazer substrato para germinação?

O que você deve procurar é um solo/substrato fino, rico em nutrientes e matéria orgânica. Para deixar o solo fino, passe por peneira de jardim de até 0,8 polegadas antes de adicionar o adubo. A composição deve ser de 2/3 de adubo orgânico para terra. Deixe o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado.

Porque colocar areia na terra para plantar?

A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.

Quais são as diferenças para produção de mudas em bandejas e sementeiras?

Observou-se que as mudas provenientes de bandejas apresentaram superioridade quando comparadas às da sementeira, obtendo destaque as obtidas em 200 células. A qualidade superior dessa muda refletiu-se no desempenho posterior, obtendo-se maior rendimento de bulbos com mudas de bandejas de 200 células.

Qual o motivo de se produzir mudas em bandejas e em bancadas suspensas?

A utilização de bandejas para a formação de mudas favorece a “poda pelo ar” que ocorre quando a raiz principal atinge o fundo das células e cessa o crescimento, havendo estímulo para a emissão de raízes secundárias. Proporciona-se, assim, um equilíbrio entre a parte aérea e o sistema radicular.

Quais as principais vantagens da produção de mudas de hortaliças em bandejas e em ambiente protegido?

A produção de mudas de hortaliças sob cultivo protegido tem apresentado um crescimento expressivo, em decorrência das vantagens em relação ao sistema tradicional, geralmente conduzido em sementeira a céu aberto, como por exemplo: Maior precocidade. Menor possibilidade de contaminação fitopatogênica.

Como preparar a muda?

Basta remover um segmento do cladódio (tirar uma orelhinha) e colocá-la em contato com um solo muito arenoso (duas partes ou três partes de areia para uma parte de terra). Sobre as regas, dá pra molhar uma vez a cada 7 ou 10 dias na fase de enraizamento e apenas o solo.

Como realizar o plantio?

Como no sistema de plantio direto o solo não é revolvido, é muito importante corrigi-lo tanto na camada superficial como na subsuperfície. Para isto, ele deverá ser amostrado de 0 cm a 20 cm e de 20 cm a 40 cm e, se necessário efetuar a calagem, incorporar o calcário o mais profundamente possível.

Como fazer o plantio de plantas?

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Artigo anterior
O que significa deepfake?
Artigo seguinte
Qual a confissão de fé da Igreja Batista?