Quais são os tributos sujeitos a não afetação?

Perguntado por: Kevin Lisandro Domingues de Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

Anote-se que na história das constituições brasileiras, a regra da não afetação foi consagrada a partir de 1967, mediante a proibição à vedação da receita de todos os tributos, à exceção apenas dos impostos únicos, que eram impostos específicos (sobre petróleo, telecomunicações e energia elétrica).

O que é o princípio da não afetação dos impostos?

Princípio orçamentário clássico, também conhecido por Princípio da não afetação de Receitas, segundo o qual todas as receitas orçamentárias devem ser recolhidas ao Caixa Único do Tesouro, sem qualquer vinculação em termos de destinação.

Quais as exceções ao princípio orçamentário da não afetação?

As despesas obrigatórias de pessoal, as despesas relacionadas à dívida externa e as transferências para a saúde desvinculadas pela Desvinculação de Receitas da União (DRU) são exceções ao princípio orçamentário da não afetação da receita.

O que é o princípio da não afetação e quais são suas exceções?

Segundo o professor Lobo Torres, “O princípio da não-afetação se justifica na medida em que reserva ao orçamento e à própria administração, em sua atividade discricionária na execução da despesa pública, espaço para determinar os gastos com os investimentos e as políticas sociais.”

O que é afetação tributária?

A afetação revela o destino dos recursos, incentiva o pagamento e melhora a percepção de transparência e justiça fiscal. No Brasil, existem tributos afetados, mas a afetação é inadequada, opaca e irracional, pois o destino do dinheiro não é visível e compreensível ao contribuinte.

PRINCÍPIO DA NÃO AFETAÇÃO - TRIBUTÁRIO NA LATA #4

28 questões relacionadas encontradas

O que o art 167 IV da CF quer dizer?

O art. 167, IV, da CF/88 dispõe, em sua parte inicial, nos seguintes termos: “é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa...”. Daí se conclui que o princípio da não afetação da receita aplica-se à esfera exclusiva dos impostos.

Quais são os princípios orçamentários?

Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na elaboração e na execução da lei orçamentária.
  • Unidade. ...
  • Totalidade. ...
  • Universalidade. ...
  • Anualidade ou Periodicidade. ...
  • Pureza ou Exclusividade Orçamentária. ...
  • Especificação, Especialização ou Discriminação, Clareza, Programação. ...
  • Regionalização. ...
  • Publicidade e Transparência.

É vedada a vinculação de qualquer tipo de receita tributária conforme o princípio da não afetação da receita?

O art. 167, IV da Constituição[1] consagra o assim chamado Princípio da Não-Afetação, proibindo a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Tal preceito revela-se uma cláusula aberta, consagradora da liberdade do legislador para dispor livremente de todas as receitas que tiverem sido auferidas.

É vedada a vinculação da receita de taxas a órgão fundo ou despesa sem exceção?

A Constituição Federal vigente, ao tratar do tema, em seu artigo 167 , IV (com redação introduzida pela EC 42 /03) dispõe que "são vedados: a vinculação de receita de IMPOSTOS a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts.

O que é o princípio da anualidade?

Princípio orçamentário que estabelece que as autorizações de despesa valem para um período limitado, nos seguintes termos: para a LOA, é o exercício financeiro; para os créditos adicionais abertos, é até o final do exercício financeiro; e para os créditos reabertos, é até o final do exercício financeiro de reabertura.

Quais são os três princípios orçamentários?

Princípio Orçamentário da Unidade. Princípio Orçamentário da Universalidade. Princípio Orçamentário da Anualidade ou Periodicidade. Princípio Orçamentário de Exclusividade.

São considerados princípios orçamentários previstos na Constituição Federal Brasileira com exceção da?

QUESTÕES PARA A AULA 1) São considerados princípios orçamentários previstos na Constituição Federal brasileira com EXCEÇÃO da: a) Legalidade. b) Exclusividade. c) Anualidade. d) Retroatividade.

Quais são os princípios orçamentários da contabilidade pública?

Por sua importância, incluiu-se na análise o Código de Contabilidade da União, de 1922 e a Lei nº 4.320/64 que, já a partir do seu art. 2º, consagrou três princípios orçamentários: os da unidade, universalidade e anualidade, além de outros como especificação, orçamento bruto, equilíbrio, exclusividade e programação.

O que é o princípio da irretroatividade da lei?

Pelo princípio da irretroatividade tributária a lei deve abranger fatos geradores posteriores à sua edição, ou seja, não pode retroceder para abarcar situações pretéritas. Portanto, será aplicada a lei vigente no momento do fato gerador.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

O que é o princípio do equilíbrio?

De acordo com a definição de Sanches3, o princípio do equilíbrio é “princípio orçamentário, de natureza complementar, segundo o qual, no orçamento público, deve haver equilíbrio financeiro entre receita e despesa”.

É vedada a vinculação orçamentária das receitas?

Princípio orçamentário segundo o qual é vedada a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas na CF. CF, art. 167, IV e § 4º.

Quais as exceções constitucionais ao princípio da vedação da vinculação de receitas?

Dentre as exceções, duas delas advieram originalmente no texto constitucional, quais sejam: as transferências constitucionais (repartição obrigatória de receitas) e a manutenção do ensino.

O que é uma receita vinculada?

Corresponde à receita ou parcela de receita que é arrecadada com destinação específica a um determinado setor, órgão ou programa, estabelecida na legislação vigente. ... Instrumento de garantia de recursos à execução do planejamento.

O que é o princípio da exclusividade?

Princípio orçamentário que estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita (ARO), nos termos da lei.

O que é o princípio da unidade?

Termo: Princípio da Unidade Orçamentária

Princípio orçamentário que estabelece que toda a programação dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento deve estar contida na LOA, ou seja, em um único diploma legal, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo.

Quais tributos podem ser criados por medida provisória?

As Medidas Provisórias podem criar ou majorar tributos, com exceção das exações que necessitam ser instituídas por lei complementar. A cobrança dos impostos instituídos por meio de Medida Provisória depende da conversão desta em lei antes do exercício financeiro em que a exação deve ser exigida.

Quais são os princípios de orçamento?

Neste artigo estudaremos os 10 principais Princípios Orçamentários. Antes de mais nada, os princípios orçamentários são premissas, linhas norteadoras a serem observadas na concepção e na execução da lei orçamentária. Em segundo lugar, esses princípios se aplicam a todos os entes e para todos os Poderes.

Para que servem os princípios orçamentários?

Os princípios orçamentários são regras básicas que todo orçamento federal deve seguir estando previsto na constituição federal desde 1964 e funciona como uma forma de padronizar e garantir que o dinheiro público seja usado de maneira correta.

Quanto às regras ou aos princípios orçamentários?

Quanto às regras ou princípios orçamentários na administração de recursos financeiros e orçamentários, assinale a assertiva incorreta. Anualidade ou periodicidade são as previsões de receitas e despesas referentes a um período limitado de tempo, sendo a vigência do orçamento chamada de exercício financeiro.

Artigo anterior
Pode pronome na redação do Enem?
Artigo seguinte
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15LP03?