Quais são os tributos que incidem na exportação?

Perguntado por: Kevin Jorge Morais de Matias  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Quais os tipos de impostos relacionados à importação e exportação?
  • Imposto de Importação (II);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são os tributos na exportação?

O Imposto de Exportação, o PIS e COFINS-Exportação, o ICMS-Exportação e o IOF-Câmbio são tributos que impactam diretamente os custos e a rentabilidade das empresas exportadoras.

Tem PIS e COFINS na exportação?

Segundo o artigo art. 14 da MP 2.158-35, as receitas decorrentes das exportações são isentas de PIS e COFINS. Essa isenção também ocorre quando a exportação for efetuada através de “trading” ou “comercial exportadora com o fim específico de exportação”.

Quais impostos incidem sobre exportação Lucro Presumido?

As empresas que exportam serviços devem pagar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), um imposto federal que é cobrado sobre o lucro das companhias (lucro real ou lucro presumido). O pagamento do IRPJ é fixo de 15% sobre o lucro da empresa.

Qual a tributação de IPI para exportação?

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 159, inciso II, determina que 10% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), arrecadados pela União, sejam transferidos aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.

Tributação na Exportação

31 questões relacionadas encontradas

É cobrado ICMS na exportação?

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: as exportações de produtos industrializados são imunes ao ICMS.

É cobrado ICMS para exportação?

NÃO INCIDÊNCIA DO ICMS NA EXPORTAÇÃO

Nas operações que destinem ao exterior mercadoria inclusive produtos primários e produtos industrializados semielaborados, ou serviços, não haverá a incidência do ICMS nos termos do artigo 3°, inciso II, do RICMS/PR.

Quando incide imposto de exportação?

O Imposto sobre Exportação (IE) é calculado quando acontece a saída da mercadoria do território nacional. Incide sobre o valor da mercadoria (que é avaliado tendo como base o preço que o produto seria vendido em condição de livre concorrência no mercado internacional, conforme informa a Receita Federal).

Tem ISS sobre exportação?

O artigo 2º, I, da LC nº 116/2003 estabelece que o ISS não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país.

Tem IPI na exportação?

IPI- Imposto de Produtos Industrializados

Por força de imunidade constitucional (Art. 153, § 3º, inciso III da Constituição Federal), o IPI não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior.

Qual o tratamento tributário para as exportações no Brasil?

O Tratamento Tributário do Comércio Exterior é o sistema responsável pelo cálculo de tributos incidentes na Exportação e Transporte de mercadorias. Com base nas informações de NCM, país de origem e valor aduaneiro, o sistema retorna o cálculo dos tributos incidentes em uma operação do Comércio Exterior.

Qual a CST para exportação?

Quanto ao CST, deverá ser utilizado o 041 (NÃO TRIBUTADA).

Qual o CFOP de venda para exportação?

O CFOP 7501 deve ser utiliza nas exportações das mercadorias recebidas anteriormente com finalidade específica de exportação (CFOP 5501, 5502, 6501 e 6502), cujas entradas tenham sido classificadas nos códigos “1.501 - Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação” ou “2.501 - Entrada de mercadoria ...

Quais são os 4 tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Quem paga a taxa de exportação?

Contribuinte do imposto é o exportador ou quem a lei a ele equiparar, considerada qualquer pessoa que promova a saída de produtos do território nacional, podendo também a lei equipar terceiro ao exportador.

Quais são os impostos de importação e exportação?

Quais são os impostos sobre importação?
  • II (Imposto de Importação) ...
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ...
  • PIS e COFINS Importação. ...
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ...
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ...
  • IOF – Imposto sobre Operações de Câmbio.

Tem IOF na exportação de serviços?

Instituído o IOF, ele foi regulamentado pelo Decreto 6.306 de 2007. A legislação regulamentadora prevê em seu artigo 15-B a alíquota de 0,38%, excetuando, no inciso I, as operações de câmbio relativas ao ingresso no País de receitas de exportação de bens e serviços, no qual incide alíquota zero.

Como calcular exportação no Simples Nacional?

Por exemplo, pense que a sua receita mensal gerada pela exportação de mercadorias no mês de julho foi de R$ 10.000,00. Logo, teremos o seguinte cálculo: 10.000,00 x 4,2% = R$ 420,00.

Qual é o Imposto que não é cobrado sobre a exportação de serviços?

Por determinação da Constituição Federal, a exportação de serviços não deve ser tributada pelo ISSQN.

O que é imposto sobre a exportação?

O que é o Imposto de Exportação? Segundo a Receita Federal, o imposto de exportação tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro (Decreto-lei nº 1.578, de 1977, art. 1º). Ou seja, esse imposto é incidido sobre qualquer mercadoria que esteja saindo do país.

Quais impostos incidem sobre exportação de soja?

Para a soja, o ICMS sobre venda de soja é de:
  • 12% para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Mato Grosso do Sul;
  • 17% para os outros estados, incluindo o Distrito Federal.

Como pagar o imposto de exportação?

O imposto de exportação deve ser pago pela empresa que realiza a exportação. Se for o caso de uma exportação direta, onde a própria empresa fabricante também é quem vende direto para o mercado internacional, é ela quem paga o IE.

Onde incide o IOF?

Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.

Quem pode conceder isenção tributária?

175 do Código Tributário Nacional (CTN) a isenção é a exclusão do crédito tributário, ou seja, a isenção tributária é a dispensa legal do pagamento de um tributo previsto pela lei. Essa dispensa acontece em favor de determinado grupo ou pessoa jurídica, mediado pelos representantes do Congresso Nacional.

Quais são os tipos de impostos federais?

Impostos Federais – São responsáveis por cerca de 60% das arrecadações do país. São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD.

Artigo anterior
O que protege da luz visível?
Artigo seguinte
Como saber se o nome está na lista do INSS?