Quais são os três tipos de mioma?

Perguntado por: Núria Benedita Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

Existem 3 tipos de mioma uterino e eles podem desenvolver-se dentro, fora, entre as paredes do útero ou dentro da cavidade uterina. - Mioma Subseroso: Localiza-se na parte de fora das paredes do útero. - Mioma Intramural: Localiza-se entre as paredes do útero. -Mioma Submucoso: Localiza-se na parte interna do útero.

Qual tipo de mioma é mais perigoso?

Mioma submucoso

Principais sintomas: O mioma submucoso é o tipo de mioma que está associado ao maior número de sintomas, já que pode comprometer o endométrio. Assim, os principais sintomas de mioma submucoso são dor pélvica, sangramento fora do período menstrual, aumento do fluxo menstrual e anemia ferropriva.

Quando o mioma é perigoso?

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Qual a diferença entre mioma Subseroso e submucoso?

Submucoso: perto do endometrio, podendo até ser pedicéulado, parido. Intramural: no meio do músculo do utero, pode estar mais perto do endometrio ou do peritonio ou atravessar todo miometrio, transmural. Suberoso: perto do peritonio, e órgãos interno da pelve, podendo ser pediculado quando estão quase pendurados.

O que é o mioma intramural?

O mioma intramural é ocorre quando sua localização é somente no interior do miométrio, sem acometer o endométrio ou a serosa uterina. São nódulos que podem determinar aumento do sangramento ou cólicas menstruais, especialmente quando de grandes dimensões.

TIPOS DE MIOMAS UTERINOS

44 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor tratamento para o mioma intramural?

O tratamento para o mioma intramural deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com as características do mioma e estado geral de saúde da mulher, sendo normalmente indicado pelo médico o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e terapia hormonal para evitar o crescimento do mioma.

Quando um mioma intramural é considerado grande?

Em termos gerais, o ideal é agir/tratar quando ele se apresenta com a dimensão entre 4 e 8 cm para aqueles que se localiza na parte interna da parede do órgão (intramural). Em linhas gerais, o valume uterino deve ultrapassar o valor de 250cm3, para se preocupar em tratar.

O que é miomas Subserosos?

Miomas subserosos: localizam se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma não costuma afetar o fluxo menstrual, porém, pode tornarse desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pelve.

O que é um mioma submucoso?

Os leiomiomas são os tumores mais comuns do útero e da pelve feminina. São benignos e constituídos por células musculares. A sua incidência é discutida, porem são descritos casos de miomas em 50% das necropsias em mulheres.

O que quer dizer mioma submucoso?

O mioma submucoso ocorre quando há um crescimento desordenado das células do miométrio – a camada do meio da parede uterina. As outras partes do útero são chamadas de perimétrio e endométrio – a parte externa e interna do órgão, respectivamente.

Quando é necessário fazer cirurgia de mioma?

O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).

O que acontece se o mioma estourar?

Miomas grandes podem dilatar o abdome e aparentar falsa gravidez. No tipo que se expande para fora do útero, há o risco de comprimir órgãos vizinhos, gerando dor e alterações. Exemplos: ele pode apertar o reto e o intestino ficar preso ou provocar desconforto no sexo se estiver comprimindo os genitais.

Como saber se é câncer ou mioma?

Algumas mulheres podem detectar um mioma (fibromioma) no útero ao fazer exames de rotina como o ultrassom pélvico. Apesar do nome assustador, não há motivo para tensão: esse tipo de tumor é benigno, originário da proliferação da camada muscular do órgão, chamada de miométrio.

O que é mioma tipo 4?

4. Mioma intramural: são tumores que crescem dentro da parede muscular do útero. Quando grandes, podem distorcer a parede externa como os miomas subserosos e/ou a parede interna como os miomas submucosos.

Como é um mioma de 2 cm?

Miomas como o seu de 2 cm que se localizem para fora do útero ( subseroso), dentro do músculo do útero (intramural) geralmente não provocam nenhum sintoma e não dificultam a gravidez. Já o mioma que se posiciona dentro do útero (submucoso) pode gerar sangramento uterino anormal, dor pélvica e infertilidade.

Qual tamanho do mioma para cirurgia?

Habitualmente, se o mioma tiver dimensões inferiores a 2 cm e se estiver totalmente dentro da cavidade uterina, o procedimento pode ser realizado em consultório, com anestesia local (do colo do útero).

Quando um mioma submucoso é considerado grande?

O seu mioma de 4 cm não é grande. Se ele for para fora do útero ou subseroso ele geralmente não está associado a sintomas como irregularidade menstrual ou cólicas menstruais. Se ele estiver para dentro da cavidade uterina ou submucoso, ele pode estar associado a sintomas exuberantes.

Onde fica o mioma submucoso?

Mioma uterino submucoso - o mioma uterino submucoso é o menos frequente (5%) e localiza-se no lúmen do útero. Este tipo de mioma cresce para a cavidade uterina.

O que tomar para mioma submucoso?

Os remédios mais usados para o tratamento dos miomas são:
  1. Agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas. ...
  2. Dispositivo intrauterino liberador de progestagênios. ...
  3. Ácido tranexâmico. ...
  4. Anticoncepcionais. ...
  5. Anti-inflamatórios não esteróides. ...
  6. Suplementos vitamínicos.

Quais os sintomas do mioma Subseroso?

As principais manifestações clínicas de quadros de miomas subserosos incluem:
  • sangramento uterino anormal;
  • dores pélvicas;
  • cólicas intensas;
  • infertilidade;
  • disfunções intestinais;
  • retenção urinária ou micção frequente.

Como tratar o mioma Subseroso?

O tratamento para o mioma subseroso é normalmente indicado quando surgem sintomas ou quando estão relacionados com complicações, podendo ser indicado pelo médico o uso de medicamentos ou realização de cirurgia para retirar o mioma ou do útero.

Quem tem mioma Subseroso pode engravidar?

A maioria dos miomas não causa dificuldades para engravidar e nem provoca abortamentos espontâneos. Contudo, dependendo da localização, da quantidade e do tamanho deles, isso pode ocorrer. Embora sejam menos frequentes, os miomas submucosos são os que mais podem interferir na fertilidade.

Qual o tamanho do mioma para ser considerado grande?

Mioma de 0,8cm (8mm) não é considerado um mioma grande. Geralmente os acima de 4,0cm são cirúrgicos. Levando também em consideração sua localização no útero e sintomas que trazem a paciente.

Quando operar mioma intramural?

A cirurgia para remover o mioma é indicada quando a mulher apresenta sintomas como forte dor abdominal e menstruação abundante, que não melhoram com o uso de medicamentos, mas além disso, deve-se avaliar o interesse da mulher engravidar porque a cirurgia pode dificultar a gravidez futura.

Como saber se o mioma está grande?

Sintomas do mioma
  1. Maior perda de sangue na menstruação;
  2. Período menstrual prolongado;
  3. Cólicas ou dores abdominais;
  4. Aumento do volume do útero e região abdominal;
  5. Prisão de ventre;
  6. Vontade de urinar mais vezes ou incontinência urinária;
  7. Dores durante o contato íntimo;
  8. Dificuldade para engravidar.

Artigo anterior
Qual o signo que rege o mês de julho?
Artigo seguinte
Quais são os órgãos mais doados no Brasil?