Em que ou em qual lugar?

Perguntado por: Luciana Ema Araújo de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)

De acordo com os manuais de estilo, o vocábulo “onde” deve ser obrigatoriamente substituído pelas formas relativas “em que”, “no qual” ou “na qual”, quando não se fizer referência a lugar físico.

Em qual lugar ou em que lugar?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Quando Usa-se em que?

A expressão “em que” deve ser utilizada nas frases em que o “onde” não é permitido, por não se tratar de lugar físico. Observe os seguintes exemplos: -Nas mentiras em que caiu. -A direção divulgou nota em que afirma a contratação de novos funcionários.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que posso usar no lugar do que?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Já Estive Em Outros Lugares | ONE Sounds & Alessandro Vilas Boas | (NOSSA CANÇÃO LIVE)

28 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  • qual. ...
  • o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  • o que, aquilo que, tudo o que. ...
  • quão, quanto, como, a que ponto. ...
  • de. ...
  • exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Quando devo usar o pronome relativo quem?

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

Que em pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a diferença entre na e em?

"Na" é a preposição em contraída com o artigo feminino "a". em+a Ex.: Estou na casa de minha amiga. "Em" é preposição. Ex: Estou em casa.

Como substituir onde na redação?

Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar. Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Onde se refere a lugar?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”.

Quando o que é um pronome relativo?

Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Quando o que não é pronome relativo?

Veja estes exemplos: Sabemos que os livros educam e divertem. Observe que não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Quem estão ou quem está?

Na escrita "estão" fica gramaticalmente correto. No entanto, pressupõe-se que, no segundo caso "Como está seu pai e sua irmã?", há uma elisão do verbo, então existe uma concordância de sentido: "Como está seu pai e [como está] sua irmã?". A fim de facilitar eu utilizaria 'estão'.

Quem e qual tipo de pronome?

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que será feita a seu respeito.

Qual pronome substitui ela?

Pronome pessoal: 1 a, lhe.

Como classificar o quê?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O quê ou quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Que pode iniciar frase?

Uso do que

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Onde é aonde diferença exemplos?

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Onde eu queria estar ou aonde?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Artigo anterior
Qual país é uma monarquia?
Artigo seguinte
É a maior das quatro Sub-regiões do Nordeste?