Quais são os três tipos de hifas?

Perguntado por: Gustavo Marcos Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas. Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra.

Quais são os tipos de hifas?

Elas podem ser de dois tipos: Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma; Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas).

O que são hifas quais os tipos e qual a sua função?

A função das hifas é garantir a alimentação, crescimento e reprodução dos fungos através de seus filamentos. As hifas são formações celulares muito parecidas com as raízes das plantas, assim, elas permitem o crescimento do seres que compõem o reino fungi.

O que são as hifas?

O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades.

Quais os tipos de hifas dos fungos filamentosos?

Os fungos filamentosos podem ter hifas septadas ou cenocíticas. A maioria dos fungos apresenta hifas septadas, ou seja, que são divididas pelos chamados septos. Os septos são paredes transversais perfuradas por um poro que permite a comunicação entre as células, garantindo a passagem até mesmo de organelas celulares.

Clasificación de los hongos (Reino Fungi)

38 questões relacionadas encontradas

Como identificar fungos filamentosos?

Fungos filamentosos foram identificados fenotipicamente ao nível do género, por análise de características macroscópicas, como cor, diâmetro da colónia e textura, e de características microscópicas, nomeadamente presença vs ausência de conidióforo e sua organização.

O que são hifas Septadas e não Septadas?

As hifas septadas são divididas em compartimentos separados por paredes transversais (paredes celulares internas, chamadas septos, que se formam perpendicularmente à parede celular, dando à hifa a sua forma), cada compartimento contendo um ou mais núcleos; as hifas cenocíticas não são compartimentadas.

O que são hifas e Micélios?

O micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas de fungos multicelulares. Cada hifa é um filamento microscópico. O micélio auxilia vegetais na sustentação e absorção de nutrientes e se desenvolve no interior do substrato.

Como se formam as hifas?

As hifas são estruturas típicas dos fungos pluricelulares. As hifas surgem a partir dos esporos e crescem juntas e emaranhadas, constituindo uma massa de filamentos denominada micélio. As hifas surgem a partir dos esporos e crescem juntas e emaranhadas, constituindo uma massa de filamentos denominada micélio.

O que são os fungos?

Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Quais os tipos de hifas é a diferença entre elas?

As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas. Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra.

Qual a função das hifas reprodutivas e das hifas vegetativas?

Concomitantemente ou após a formação do micélio superficial, penetrante e aéreo, pode haver formação de hifas aéreas diferenciadas, conhecidas como hifas reprodutivas, as quais possuem a função de formar e espalhar os esporos.

Quais são os principais tipos de fungos?

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.

Quais são os três grupos que se enquadram dentro dos basidiomicetos?

O filo Basidiomycota inclui três subfilos: Agaricomycotina, Pucciniomycotina e Ustilaginomycotina.

O que é hifas hialinas e Septadas?

As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).

Como surgiu a primeira HIFA?

As hifas surgem após a germinação dos esporos. Em basidiomicetos, os esporos se diferenciam no interior de basídios após a meiose; em ascomicetos, os esporos se diferenciam no interior de ascos. Ambos os eventos surgem durante o ciclo de vida sexuado.

Como se formam os fungos?

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Como os fungos se reproduzem explique?

A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo.

Qual é a função do micélio?

O micélio pode se apresentar como micélio vegetativo exercendo as funções de assimilação, fixação e crescimento das espécies, ou se diferenciar em micélio de fruitificação que serve à reprodução da espécie.

O que é micélio reprodutor?

Micélio reprodutivo: acontece quando o micélio aéreo se distingue a fim de dar sustentação aos corpos de frutificação que são responsáveis pela reprodução de fungos.

O que significa pseudo-hifas e leveduras?

Uma pseudo-hifa é definida como uma série de leveduras alongadas unidas entre si, que tem constrições nos sítios septais. Ou seja, após o brotamento, as leveduras não se separam, alongando-se e ficando com o aspecto semelhante às hifas. Uma colônia de pseudo-hifas pode ser chamada de pseudomicélio.

Qual a diferença entre fungo Septado e Asseptado?

As hifas que não contém septos são chamadas asseptadas ou cenocíticas, o que significa possuir um citoplasma comum ou ser multinucleada. Figuras: (a) Hifas asseptadas. (b) Hifa septada.

Qual a diferença entre hifas aéreas e vegetativas?

Hifa aérea: são as hifas que possuem função reprodutiva. Hifa vegetativa: A parte da hifa que obtêm nutrientes é chamada de hifa vegetativa. Micélio : Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo.

O que são hifas contínuas e cenocíticas?

As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota. Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio.

Quais as características dos fungos filamentosos auxiliam na sua identificação?

Para identificar a colonia de fungos filamentosos no exame macroscópico é necessário analizar o aspecto desse microorganismo. Esssas colônicas apresentam uma textura semelhandte a algodão e com aspecto pulverulento.

Artigo anterior
Como se chama o atleta de taekwondo?
Artigo seguinte
O que é inquilinismo ciências?