Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Perguntado por: Enzo Filipe Macedo  |  Última atualização: 5. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

orgânica de colágeno (espongina); • Marinhas, estuarinas ou dulcícolas; Em todas as profundidades.

Qual a função dos sistemas de canais das esponjas?

As esponjas possuem um sistema formado por canais inalantes e exalantes, o sistema aquífero, no qual células flageladas (coanócitos) geram uma corrente de água unidirecional através do seu corpo. É por meio dessa corrente de água que elas obtêm seu alimento, realizam trocas gasosas e liberam excretas.

Quais são os tipos de celulares encontrados nas esponjas?

As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si. Entre os pinacócitos, existem os porócitos, que, por sua vez, formam os poros por onde a água passa.

Quais sistemas Os poríferos possuem?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Quais são os tipos de esponjas que existem?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida.

Tipos de Poríferos - Tipos de Esponjas - Asconoide, Siconoide e Leuconoide - Poríferos - Zoologia

42 questões relacionadas encontradas

Onde os poríferos podem ser encontrados?

Os poríferos podem ser encontrados sozinhos ou formando colônias e vivem, principalmente, em ambiente marinho, porém existem também esponjas de água doce. As esponjas são animais invertebrados que vivem fixados no substrato.

Quais são os 3 principais tipos celulares encontrados nas esponjas e suas respectivas funções?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais são as principais características dos poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais são as características das esponjas?

Esponjas são animais aquáticos multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos (Porifera). Há mais de 8 mil espécies descritas que vivem nos mares e na água doce. Esses animais não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam.

Qual a função do Escleroblastos?

Escleroblastos são células responsáveis pela produção de estruturas esqueléticas microscópicas chamadas de espículas. Estas podem ser calcárias, constituídas de carbonato de cálcio (CaCO3), ou silicosas, constituídas de sílica (H2Si3O7).

Como é a reprodução sexuada dos poríferos?

Nas condições propícias, os amebócitos eclodem por uma abertura existente na dupla membrana da gêmula, reorganizando uma nova esponja. Reprodução sexuada: na reprodução sexuada, os gametas são originados a partir de amebócitos modificados. Em sua maioria, as esponjas são hemafroditas.

Quais são as estruturas das esponjas?

A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.

Por que as esponjas não possuem tecidos verdadeiros?

Os poríferos são animais que não possuem tecidos verdadeiros porque não passam pelo processo de diferenciação celular durante a embriogênese – característica própria dos seres parazoários.

O que é o meso Hi-lo?

O meso-hilo, é também, responsável pela secreção dos elementos esqueléticos. Esta camada intermediária, é composta por um coloide não celular, no qual estão embebidas fibras de colágeno, espículas e células ameboides.

Onde vivem as esponjas?

Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais. Não possuem tecidos diferenciados e suas cores, tamanhos e formas são variáveis, de acordo com a espécie e ambiente que ocupam.

Qual é o sistema excretor dos poríferos?

Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.

Qual é o tipo de reprodução das esponjas?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Qual a função da célula amebócitos?

O amebócito ou arqueócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.

Como se organiza o sistema nervoso dos poríferos?

Como animais sésseis e fixos, o corpo não tem movimento inteligível, não desenvolveram sistema nervoso, possuindo apenas alguns elementos contrácteis. Como seres pluricelulares apresentam algumas características de outros filos de metazoários.

Por que a esponja tem dois lados?

A maioria das esponjas encontradas no mercado possuem dois lados diferentes: o lado verde e o lado amarelo. E esses dois lados não existem por acaso: cada um deles possui uma finalidade específica para tornar a sua limpeza mais eficiente. O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva.

Qual a principal característica das esponjas que as diferenciam das plantas?

Os poríferos são animais invertebrados, que possuem um conjunto corporal bem simplificado, apenas uma fina estrutura externa cheia de furinhos microscópicos e uma abertura grande na ponta, chamada de ósculo. Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos.

Quais são as características dos poríferos que fazem deles bioindicadores?

Resposta: São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis. Explicação: Vivem em diferentes profundidades e sobrevivem em ambientes não poluídos, o que os torna ótimos bioindicadores da qualidade da água.

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas por que as recebem o nome de poríferos?

Resolução. a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

Artigo anterior
Como fazer a mistura da azitromicina?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre Mr e Mrs?