Quais são os três níveis de adaptação curricular?

Perguntado por: Santiago Loureiro de Lourenço  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

Por isso, as adaptações curriculares realizam-se em três níveis: no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; e no nível individual (Sebastian Heredero, 2010).

Quais são os tipos de adaptações curriculares?

Os tipos de adaptação de conteúdo podem ser a priorização de tipos de conteúdos, a priorização de áreas ou unidades de conteúdos, a refor- mulação da seqüência de conteúdos, ou ainda, a eliminação de conteú- dos secundários, acompanhando as adaptações propostas para os objetivos educacionais.

O que a lei diz sobre adaptação curricular?

Os artigos 26, 27 e 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação recomendam uma parte comum aos currículos a ser suplementada ou complementada por uma parte diversificada. Essa possibilidade de flexibilização na organização curricular permite um elenco de objetivos que possa dar conta das especificidades de cada aluno.

Quais são as adaptações de acesso ao currículo?

  • A- ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO.
  • 1- Auditiva.
  • 2- Física.
  • 3- Intelectual.
  • 4- Visual.
  • 5- Superdotação/Altas Habilidades.
  • B- ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
  • 1- Linguísticas.

Qual destes não representa um dos três níveis adaptações curriculares?

Adaptação, flexibilização. Qual destes não representa um dos três níveis adaptações curriculares: Resposta Marcada : Adaptações coletivizadas do currículo.

⚡OFICIAL TEMPORÁRIO da Aeronáutica QOCON 2024/2025 | EDITAL Comentado (Atualizado)

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da adaptação curricular?

De maneira geral, as adaptações curriculares de grande porte serão úteis para atender à necessidade especial do aluno quando houver discrepância entre suas necessidades e as exigências do currículo regular, à medida que se amplia a complexidade das atividades acadêmicas, no avanço da escolarização.

O que a Bncc fala sobre adaptação curricular?

a adaptação curricular fosse uma resposta educativa baseada na pluralidade de ritmos e estilos de aprendizagem, contrariando a crença de que todos aprendem no mesmo tempo, com os mesmos materiais e da mesma forma. atendimento: altas habilidades/superdotação, deficiência física neuromotora, deficiência visual e surdez.

Como funciona a adaptação curricular?

As Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.

Quem tem direito a adaptação curricular?

A adaptação curricular deve ser flexível a todos os alunos que apresentam necessidades educativas especiais, assim o currículo não deve ser modificado e sim reorganizado de uma forma em que o aluno possa interagir dentro do mesmo contexto em que seus colegas estão aprendendo.

Qual a importância das adaptações curriculares?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

O que é adaptação curricular exemplos?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Qual é a diferença entre adaptação e flexibilização curricular?

Note-se aqui que há referência à flexibilização curricular quando o trabalho pedagógico volta- se ao grupo e, quando a prática escolar envolve adaptação, é no plano individual que ela acontece.

Como elaborar uma adaptação curricular efetiva de fato?

Para realizar as adaptações curriculares é imprescindível que o docente elabore um plano individualizado de ensino, para a partir dele traçar os caminhos e adaptações necessárias para o aluno, sejam elas quais forem.

Quais são os dois tipos de adaptações?

Tipos de adaptações
  • Adaptações Fisiológicas (Aclimatização)
  • Adaptações Anatômicas.
  • Adaptações Comportamentais.

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Qual a importância das adaptações curriculares para a educação inclusiva?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

Qual a lei que ampara o aluno com TDAH?

LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

Quantas crianças com laudo pode ter em uma sala de aula?

O projeto estabelece que nas salas de aula do ensino fundamental que tenham apenas um aluno com necessidades especiais, o limite de matriculados seja de 20 alunos. No ensino médio, se forem dois ou três, as demais matrículas não podem ultrapassar 15 alunos.

Qual a lei que ampara o aluno com deficiência?

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 20151

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Quem deve fazer as atividades adaptadas?

Uma vez que você entende o que é atividades adaptada, deve se perguntar, quem vai fazer? A responsabilidade de adaptar atividades para atender às necessidades dos alunos pode recair sobre vários profissionais, dependendo da natureza da adaptação, do contexto educacional e da complexidade das necessidades do aluno.

Como fazer adaptação curricular para alunos com autismo?

Ter menos exercícios por página, pois uma página lotada de informações pode distrair a pessoa com TEA e tirar o foco do objetivo da atividade ou aula; Ter mais atividades para ligar, recortar e colar, pintar, circular, marcar X etc; Ter temas de interesse da criança em todas as atividades.

O que é uma adaptação curricular de grande porte?

As adaptações curriculares de grande porte no que tange o projeto pedagógico têm como objetivo construir um espaço educacional inclusivo, obter modificações físicas e estruturais, realizar a aquisição de equipamentos e recursos diversos, e promover a formação continuada para todos os professores.

Quais são os 4 eixos principais do AEE?

Quais são os principais eixos do AEE?
  • identificação das necessidades dos alunos;
  • criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
  • produção de materiais acessíveis e adaptados;
  • compra de ferramentas e demais materiais de apoio;

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

O que é habilidade de adaptação?

Adaptabilidade é a capacidade de se adequar às diversas situações e imprevistos que surgem na vida pessoal e profissional. É uma habilidade socioemocional relacionada à inteligência emocional. Mesmo sem perceber, trabalhamos essa habilidade desde a infância. Afinal, se adaptar é algo que faz parte da natureza humana.

Artigo anterior
Qual o valor da multa por estacionar em fila dupla?
Artigo seguinte
Como abrir um MEI para mercadinho?