O que a plasticidade representa?

Perguntado por: Mélanie Pereira de Branco  |  Última atualização: 4. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Plasticidade seria a capacidade do organismo em adaptar-se às mudanças ambientais externas e internas, graças à ação sinérgica de diferentes órgãos, coordenados pelo sistema nervoso central (SNC).

O que significa o conceito de plasticidade?

Plasticidade é a propriedade de, uma vez exposto a uma determinada situação nova e desafiadora, mudar, se moldar e assumir um novo formato, que irá proporcionar ao corpo a capacidade de prevalecer frente às condições a que será exposto.

O que é plasticidade no desenvolvimento humano?

O conceito de plasticidade neuronal está relacionado à flexibilidade do sistema nervoso e sua capacidade de adaptação a circunstâncias e tarefas. O conceito de plasticidade neuronal está relacionado à flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições e tarefas.

O que é a plasticidade do cérebro?

Tais procedimentos podem ser valorizados pela compreensão do conceito de plasticidade cerebral, que, para Pinto (1999, p. 45) indica “a capacidade do cérebro de se modificar favoravelmente em sua estrutura e funcionamento, sob o efeito de estímulos apropriados e constantes”.

Qual é a importância da neuroplasticidade?

Angélica Chico: A neuroplasticidade (plasticidade neuronal) [é a] capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações, formando níveis estruturais em contato com novas experiências. A plasticidade permite que novas ligações entre os neurônios (as sinapses) sejam realizadas.

NEUROPLASTICIDADE: Tudo que você precisa saber!

40 questões relacionadas encontradas

O que é correto afirmar sobre a neuroplasticidade?

apenas algumas áreas do cérebro possuem capacidades neuroplásticas. nas idades mais avançadas, o cérebro possui maior limitação de recuperar e processar informações. o envelhecimento cerebral é igual em todas as áreas cerebrais.

O que estimula a neuroplasticidade?

A neuroplasticidade é um fenômeno que ocorre fisiologicamente no organismo e de forma adaptativa em decorrência de uma lesão neuronal. Nesse último caso, cabe ao profissional de saúde entender a complexidade do problema, acompanhar a evolução clínica e prover um prognóstico adequado à situação.

Quais são os princípios da neuroplasticidade?

O seu princípio básico é que o ambiente físico e social determina a atividade de células neurais, cuja função, por sua vez, determina o comportamento (Kandel, Schwartz & Jessell, 1995; Strumwasser, 1994).

Como a neuroplasticidade se relaciona com as emoções?

A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar. Essa competência está presente nas células nervosas e permite que todo o sistema nervoso consiga se adaptar a determinadas situações, como traumas e lesões.

Quais são os principais tipos de neuroplasticidade?

Há várias formas de plasticidade: regenerativa, axônica, sináptica, dendrítica, somática e habituação.

Qual a idade de maior plasticidade cerebral?

E estas habilidades são advindas da remodelação cerebral, conhecida como plasticidade cerebral. O desenvolvimento infantil e a plasticidade cerebral são maiores nos primeiros anos de vida.

O que é plasticidade cerebral e o processo de aprendizagem?

Diversos estudos já provam a capacidade do cérebro de crescer, especialmente quando aprendemos uma ideia nova em profundidade. A essa descoberta dá-se o nome de plasticidade cerebral e, mais do que a ciência, ela tem ampliado os horizontes da educação, da medicina e de muitas outras áreas.

Quais as etapas da plasticidade neural?

A literatura entende que a neuroplasticidade possui três estágios principais, quais sejam: (i) desenvolvimento, (ii) aprendizagem; e (iii) o momento após processos lesionais.

Qual é o sinônimo de plasticidade?

Qualidade do que pode ser moldado: 1 elasticidade, maleabilidade, flexibilidade, moldabilidade.

O que é alta plasticidade?

A plasticidade é influenciada por várias propriedades do material, incluindo sua ductilidade, resistência, temperatura e taxa de deformação. Materiais dúcteis, como o cobre e o alumínio, possuem alta plasticidade, permitindo que sejam esticados, dobrados ou conformados em diferentes formas sem quebrar.

Qual a origem da palavra plasticidade?

A Plasticidade, sua etimologia e significado: Plástico (que dá forma ou é capaz de dar forma) + dade (o sufixo “-dade” é acrescido para expressar a ideia de estado, situação ou quantidade).

Quais são os dois processos mentais dos quais dependem a plasticidade do desenvolvimento?

O desenvolvimento de novas habilidades cognitivas e a adaptação a novos ambientes são processos que dependem da plasticidade cerebral. Isso pode influenciar a saúde mental, pois o aprendizado e a memória são aspectos essenciais do funcionamento mental saudável.

O que é neuroplasticidade no autismo?

Ao passo que algumas conexões vão sendo desligadas, outros neurônios vão surgindo. Isso acontece devido a plasticidade cerebral (ou neuroplasticidade), que pode ser definida como a capacidade adaptativa que o cérebro possui de se regenerar ao longo da vida, estabelecendo novas sinapses.

Como a idade interfere na neuroplasticidade?

O declínio no desempenho cerebral tende a manifestar- se mais rapidamente a partir dos 50 anos de idade e é provocado por modificações no sistema nervoso central que incluem: alterações neuroanatômicas (atrofia cerebral, morte neuronal), alterações na neurotransmissão (declínio na transmissão colinérgica, diminuição da ...

São exemplos de neuroplasticidade?

O cérebro controla nossos comportamentos, por exemplo ao sentirmos fome, por mais que possa parecer que é o estômago que está produzindo essa sensação, o que realmente acontece é que os neurônios presentes no cérebro emitem sinais que causam a sensação de fome e que nos motivará a comer.

Como se manifesta a neuroplasticidade?

A doença se manifesta com mudanças que estão na base da formação neuropatologica ao nível corporal (anedonia, função anormal do eixo HPA, alterações comportamentais) e, especialmente, ao nível dos circuitos neuronais, como redução do volume hipocampal, na neurogênese adulta e na neuroplasticidade.

O que é neuroplasticidade negativa?

neuroplasticidade negativa [2]. Outra forma de diferenciar os tipos de neuroplasticidade é consoante as modificações envolvam a criação de novas redes ou a expansão de redes existentes, ou inversamente, consoante a modificação envolva a eliminação das redes que já não são utilizadas ou úteis.

Como recuperar a neuroplasticidade?

A fisioterapia neurofuncional trabalha para promover a neuroplasticidade positiva e a recuperação funcional do paciente, por meio da aplicação de diversas técnicas que favorecem a formação de novas conexões neuronais, melhorando a capacidade do paciente de realizar atividades cotidianas.

Quanto tempo dura a plasticidade neural?

Como a plasticidade cerebral é um processo contínuo e dinâmico, que tem o seu início antes mesmo do nascimento e permanece até meados da vida adulta – já que vai perdendo a sua forma gradualmente –, ela acaba sofrendo influências positivas e negativas a todo o momento.

Onde ocorre a plasticidade cerebral?

Plasticidade sináptica

As rotas são criadas no cérebro com o uso e a prática cotidianos, como um caminho na montanha é feito pelo pastor e seu rebanho. Os neurônios em uma via neural se comunicam entre eles através de conexões denominadas sinapses, e essas vias de comunicação podem se regenerar durante a vida.

Artigo anterior
Qual a diferença entre gasolina querosene e diesel?
Artigo seguinte
O que causa uma sobrecarga?