Quais são os três momentos do PPP?

Perguntado por: Gil Vieira de Pacheco  |  Última atualização: 27. März 2022
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Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

Quais os momentos do PPP?

O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.

Quais são as três dimensões do planejamento educacional?

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.

Quais são os planejamentos educacionais?

Pode ser subdividido em plano de curso, plano de unidade e plano de aula (VASCONCELOS, 2000). O primeiro refere-se à sistematização da proposta geral de trabalho do professor em uma determinada disciplina ou área de estudo; pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que for oferecida a disciplina.

Quais são os tipos de planejamento educacional?

Existem 2 tipos de planejamento escolar: o estratégico e o participativo.
...
Realidade interna escolar
  • infraestrutura;
  • qualificação;
  • número de funcionários;
  • os resultados dos alunos no último Enem e demais vestibulares;
  • as dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica.

2. PPP (As três dimensões)

45 questões relacionadas encontradas

O que não pode faltar no PPP da escola?

É essencial que, no documento, seja explicado como o ensino está acontecendo na escola. Para tanto, dados internos, como taxas de reprovação, médias de notas e quantidade de alunos, devem ser citados. Tais dados podem também ser comparados com estatísticas mais amplas, municipais ou regionais.

Quais as principais características do PPP?

Construindo o Projeto Político Pedagógico

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Qual o objetivo principal do projeto político pedagógico?

O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. ... Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade.

Qual a maior característica na construção e solidificação do PPP?

Qual a maior característica na construção e solidificação do PPP? Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA et al., 2014).

Quais são os objetivos do projeto político pedagógico?

O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola.

O que não pode faltar na elaboração de um projeto?

Bons projetos devem SER CRITERIOSOS, obedecendo uma linha estratégica de raciocínio, objetivos e metas dentro da realidade atual, espaço para avaliar os riscos e sua viabilidade, tanto a econômica, como a de mercado.

Quais são os tópicos importantes que não podem faltar na elaboração dos aprofundamentos Curriculare?

Conheça os oito pontos que não podem faltar numa discussão sobre educação integral e currículo.
  1. Integrar diferentes áreas do conhecimento. ...
  2. Problematizar a hierarquização das disciplinas. ...
  3. Trabalhar em espaços de planejamento conjunto, com estímulo à formação dos professores.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Por isso, compartilho algumas dicas para garantir a boa elaboração desse instrumento:
  • Use as informações e reflexões sobre sua turma. ...
  • Articule o planejamento. ...
  • Estruture o plano. ...
  • Tenha objetivos claros. ...
  • Seja flexível. ...
  • Ao reutilizar o plano, faça uma revisão profunda.

Quais os elementos essenciais de um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
  • Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;

Qual a importância do aprofundamento curricular?

Qual é a importância do aprofundamento curricular? contemporâneos, de acordo com os interesses dos estudantes. maior tempo dedicado aos conteúdos escolhidos em consonância com seu projeto de vida. Cada uma das opções de aprofundamento curricular será composta por seis unidades curriculares.

O que é necessário para elaboração de um projeto?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  1. Definição do tema;
  2. Definição do objetivo geral;
  3. Definição dos objetivos específicos;
  4. Justificativa;
  5. Metodologia;
  6. Atividades;
  7. Acompanhamento, avaliação e disseminação;
  8. Definição do título do projeto;

O que se deve ter em um projeto?

Mas, basicamente, um projeto deve conter: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo específico, metodologia, público alvo, resultados e bibliografia.

Quais são as etapas para elaboração de um projeto?

Quais são todas as 5 fases de um projeto?
  1. Iniciação. A iniciação é, como o próprio nome diz, a fase inicial de qualquer projeto. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Monitoramento e Controle. ...
  5. Encerramento.

Qual a importância do projeto político pedagógico para a instituição de ensino?

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento fundamental para escolas de todo o Brasil. Ele auxilia na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição de ensino requer planejamento, conhecimento, tempo e colaboração de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.

O que é projeto político pedagógico na educação infantil?

É um documento que representa a proposta educacional de uma escola e que, portanto, norteia as ações de toda a comunidade — pais, alunos, professores, gestores e colaboradores. O projeto político pedagógico também se configura como uma importante ferramenta para o planejamento e acompanhamento das atividades.

Qual a importância do projeto pedagógico na educação infantil?

Esses projetos ajudam as crianças a pesquisar, estudar, argumentar, fazer crítica, refletir e expor suas ideias. É um trabalho onde a sociedade é beneficiada, a partir do planejamento e da pesquisa realizada por professores, pais e alunos.

O que é um projeto pedagógico e como o mesmo deve ser desenvolvido na educação infantil?

No projeto de educação infantil os alunos devem resolver situações, desafios ou responder perguntas através de seus conhecimentos, recursos, pesquisas, reflexão e cooperação ativa. Não é uma metodologia nova, mas certamente está em evidência no momento, florescendo, durante anos, entre outras tendências educacionais.

Quais as 4 fases do projeto?

Fases do ciclo de vida de um projeto
  1. Iniciação. O primeiro ciclo ou fase de um projeto corresponde ao seu início, como não poderia deixar de ser. ...
  2. Planejamento. Após o término da fase de iniciação, o próximo ciclo de vida um projeto se refere ao planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Encerramento.

Quais são as etapas de um projeto e quais suas principais características?

Quais são as fases de um projeto? Entre a data de início e de conclusão de um projeto, há várias fases que organizam a sua execução. Segundo o Guia PMBOK, há 5 etapas no ciclo de vida de um projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

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