O que é consideração positiva incondicional para Rogers?

Perguntado por: Davi Cláudio Almeida Cruz  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

Enquanto a congruência é o retorno para si, a concentração em si, a Consideração Positiva Incondicional implica em distanciamento de si, em concentração no cliente. Então, a atenção que se dá a si mesmo é contrariada, negada dinamicamente pela atenção que se dá ao outro.

Que o terapeuta Experiencie consideração positiva incondicional pelo cliente?

O terapeuta tem consideração positiva incondicional pelo cliente. O terapeuta tem uma compreensão empática do cliente e de seu quadro de referência interno e procura comunicar essa experiência ao cliente.

O que é aceitação incondicional?

Aceitar incondicionalmente significa acolher as manifestações do ser da forma como se apresentam em determinado momento (irado, ressentido, magoado, alegre, decepcionado, confuso, corajoso, medroso, infeliz, depressivo, etc).

O que diz a teoria de Rogers?

Rogers sustentava que o organismo humano - assim como todos os outros, incluindo o das plantas - possui uma tendência à atualização, que tem como fim a autonomia. Na teoria rogeriana, essa é a única força motriz dos seres vivos.

O que significa o construto clínico de aceitação incondicional positiva para a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers?

A aceitação positiva incondicional consiste em aceitar a essência da pessoa da maneira que ela é. Ou seja, é a aceitação da personalidade do indivíduo em sua forma completa, sem expressar qualquer juízo de valor ou críticas.

CARL ROGERS (3) – CONSIDERAÇÃO POSITIVA E CONDIÇÕES DE VALOR – ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA

36 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.

Quais as características da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.

Quais são os pilares da teoria de Carl Rogers?

São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia; a congruência.

Qual é a visão de Carl Rogers sobre a personalidade humana?

Rogers enfatiza a liberdade dos indivíduos na hora de decidir o rumo de suas vidas. Segundo ele, a personalidade das pessoas pode ser analisada de acordo com uma escala que se aproxima ou se distancia do comportamento de um indivíduo altamente funcional.

Porque aceitar a outra pessoa tem que ser de forma incondicional?

Isso porque a autoaceitação permite ao indivíduo enxergar a si mesmo de outra perspectiva, reconhecendo até que ponto sua história o moldou, quais os condicionamentos estão presentes e sua bagagem genética. Tomar decisões da forma correta está diretamente relacionada com nossa auto aceitação.

O que é a terapia gestalt?

O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.

Quando me aceito como sou posso então mudar significado?

“O paradoxo curioso é que, quando me aceito como sou, posso mudar” – Carl Rogers. Um sábio estoico, aquele que de fato teria alcançado o conhecimento para receber tal nomeação, apareceria, segundo os próprios filósofos, como a Fênix, a cada 500 anos.

O que é consideração positiva?

De forma geral, ter uma consideração positiva incondicional é receber e aceitar a pessoa tal como ela é, e expressar um afeto positivo por ela, simplesmente por ela existir, não sendo necessário que ela faça ou seja isto ou aquilo.

O que são as atitudes Facilitadora?

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia. Tais atitudes fazem parte de seis condições que elencou serem necessárias e suficientes para as transformações psicoterapêuticas.

Quais os elementos essenciais o terapeuta precisa considerar na terapia centrada na pessoa?

Em um de seus artigos mais conhecidos, Rogers (1957) afirma que três atitudes do terapeuta – congruência, empatia e consideração positiva incondicional – são essenciais para que uma mudança de personalidade possa ocorrer com o cliente.

Qual a visão de aprendizagem educação e escola na perspectiva de Rogers?

Rogers definiu aprendizagem como sendo uma “insaciável curiosidade” inerente ao ser humano e que a sua essência é o significado (Rogers, 1986:28-30), o que significa que o foco está no processo e não no conteúdo da aprendizagem. O professor deve ter em conta que os alunos aprendem aquilo que para eles é significativo.

Quais os principais elementos da Terapia Centrada no Cliente proposto por Carl Rogers?

A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

Qual o nome do modelo psicoterapêutico proposto por Carl Rogers?

A abordagem de Carl Rogers coloca a pessoa como o ponto central de sua própria história. O paciente tem liberdade para fazer as suas próprias reflexões e chegar a conclusões únicas.

O que é organismo na abordagem centrada na pessoa?

Segundo Rogers (1992, 2001) e Rogers e Kinget (1977), o conceito de organismo é central nessa teoria e é encarado como a base de todas as experiências, sendo orientador de ações e de atitudes. O organismo configura-se numa instância genuína e verdadeira de onde se pode avaliar o que ocorre à pessoa.

Qual é a ideia central na teoria da aprendizagem centrada na pessoa?

“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.

Como a ACP compreende o diagnóstico do paciente?

Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.

Qual a concepção de homem para a Abordagem Centrada na Pessoa ACP?

O que é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)?

Sendo a mais conhecida das Psicologias Humanistas, a Abordagem Centrada na Pessoa considera que o ser humano é determinado por sua própria vontade subjetiva, ainda que influenciado por todas as circunstâncias de sua existência.

Quais os tipos de abordagem da psicologia?

Abordagens da Psicologia – Conheça as mais utilizadas!
  • Terapia Cognitivo Comportamental. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. ...
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

Qual a importância da consideração positiva no desenvolvimento dos primeiros anos de vida?

É uma necessidade universal em todo ser humano. Segundo Rafael (2002), a consideração positiva desenvolve-se na primeira infância; através do amor e dos cuidados recebidos pelo bebê, a criança descobre que os afetos são fonte de satisfação e, assim, ela aprende a sentir uma necessidade de afeição.

Artigo anterior
O que escrever no verso do cheque?
Artigo seguinte
Quais palavras devo usar para começar uma redação?