Quais são os três marcos do projeto político pedagógico?

Perguntado por: Leticia Núria de Pinto  |  Última atualização: 1. Mai 2022
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Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.

Quais os três marcos do PPP?

• PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos:
  • MARCO SITUACIONAL.
  • MARCO.
  • CONCEITUAL.
  • MARCO OPERACIONAL.
  • O PPP pressupõe:

Quais são as 3 etapas do planejamento escolar?

De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

Quais as partes de um projeto político pedagógico?

Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).

Qual a função e a estrutura do projeto político pedagógico PPP?

O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.

2. PPP (As três dimensões)

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Quais são as etapas de criação do projeto político pedagógico de uma escola pública?

Ao mesmo tempo que é formal, deve ser também de fácil acesso para os membros da comunidade em que a instituição está inserida. Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças.

Quais os tipos e as etapas do planejamento escolar?

Quais são os tipos de planejamento escolar?
  • Planejamento participativo. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Analise dados recentes com planejamentos anteriores. ...
  • Insira no planejamento metas realizáveis. ...
  • Reavalie o que já foi feito. ...
  • Concilie o planejamento com o interesse da comunidade. ...
  • Faça uma avaliação dos resultados.

Quais são as fases do planejamento de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Quais os principais elementos e as principais etapas do planejamento de ensino?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

O que é marco referencial no projeto político pedagógico?

O marco referencial refere-se ao posicionamento político da escola ao planejar sua intervenção e ou transformação da realidade. Conforme Vasconcellos (2000), o marco referencial é “a tomada de posição da instituição que planeja em relação à sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos” (p.

Quais são os princípios do PPP Segundo Ilma Passos Veiga?

De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério.

O que é marco filosófico PPP?

Marco Filosófico

Nas palavras de Vasconcellos (2010, p. 183), “o Marco Filosófico corresponde à direção, ao horizonte maior, ao ideal geral da instituição. É a proposta da sociedade, pessoa e educação que o grupo assume. Aqui, são expressas as grandes opções do grupo.

Quais os elementos que compõem o planejamento?

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação
  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Quais são os elementos fundamentais para o planejamento?

Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão defuturo, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.

Quais são os componentes do planejamento?

  • Missão, visão e aspirações.
  • Valores fundamentais.
  • Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • Objetivos, estratégias e táticas operacionais.
  • Medições e fluxos de financiamento.

Qual a importância das etapas do planejamento de ensino?

Em primeiro lugar, o planejamento serve para questionar e precisar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

Quais são os objetivos de um plano de aula?

Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.

Quais são as características do planejamento escolar?

Características de um bom planejamento

Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola. Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar. Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.

Como elaborar um projeto político pedagógico passo a passo?

Como fazer um Projeto Político Pedagógico nas escolas?
  1. 1 – Envolva a comunidade. ...
  2. 2 – Utilize linguagem simples. ...
  3. 3 – Análise e diagnóstico. ...
  4. 4 – Objetivos e metas. ...
  5. 5 – Respeite as diretrizes legais. ...
  6. 6 – Faça um plano de ação. ...
  7. 7 – Defina as prioridades.

Como o processo de elaboração do projeto político pedagógico PPP deve ser conduzido dentro da escola?

4. Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor.

Como elaborar um projeto pedagógico passo a passo?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  1. Definição do tema;
  2. Definição dos objetivos gerais;
  3. Definição dos objetivos específicos;
  4. O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
  5. Justificativa;
  6. Metodologia;
  7. Atividades;
  8. Acompanhamento, avaliação e disseminação;

Quais são os quatros elementos que devem compor o planejamento de ensino?

O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade e são sempre do aluno e para o aluno.

Quais são os tipos de planejamento?

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

Quanto aos elementos que integram o planejamento estratégico?

Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta quanto aos elementos que integram o planejamento estratégico. ... Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.

O que é o diagnóstico no PPP?

diagnosticar significa ir além da percepção imediata, da mera opinião (do grego, doxa) ou descrição, e problematizar a realidade, procurar apreender suas contradições, seu movimento interno, de tal forma que se possa superá-la por uma nova prática, fertilizada pela reflexão teórico-crítica (p. 190).

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