Quais são os tipos de vias Topicas?

Perguntado por: Santiago Jorge Vieira  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.

Quais são os tipos de via tópica?

Exemplos de aplicação da via tópica são as aplicações epidérmicas (diretamente sobre a pele), como testes de alergia e anestesia local; inaláveis, como medicamentos para a asma; enemas, como os meios de contraste para imagem digestiva; colírios, como os antibióticos para a conjuntivite; e gotas ontológicas, como ...

Qual é a via tópica?

Via tópica: Utilliza-se essa via quando os medicamentos são administrados sobre a pele, de modos diferentes e em várias formas de apresentação farmacêutica, com o propósito fundamental de exercerem ações locais.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Quando é indicado administração via tópica?

A administração de um medicamento por via tópica visa a obtenção de uma acção local sobre o tecido ou órgão afectado, de modo a que os princípios activos passem em quantidade diminuta para a circulação sanguínea, evitando-se os efeitos sistémicos.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

20 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da administração por via tópica?

A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.

Quais observações se fazem necessárias na administração de medicamentos por via tópica ou cutânea?

Observações de Enfermagem

Aplicar o creme medicinal apenas na região afetada da pele; se aplicado nas áreas normais poderá provocar decomposição da pele; Oriente o paciente que suspenda o uso do creme caso ocorra irritação cutânea, úlceras, sinais de infecção ou agravamento da reação cutânea. Procure o médico.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

O que são as vias de administração de medicamentos?

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Quais as vias de administração de medicamentos por via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.

O que é via dermatológica?

É a aplicação de medicamentos sobre a pele, com objetivo de ação local. Também é utilizada na aplicação em unha, cabelo e lesões cutâneas. Vários tipos de medicamentos podem ser administrados por essa via, preferencialmente na forma de loções, pomadas, géis e cremes.

O que é via tópica ocular?

Consiste na aplicação de colírios e pomadas oftálmicas nos olhos. Prevenir, proteger, aliviar sintomas e tratar; • Anestesiar o olho para intervenções; • Auxiliar na investigação diagnóstica; • Lubrificar os olhos; • Evitar ulceração da córnea; • Provocar dilatação da pupila (midríase) ou constricção da pupila (miose).

Qual a via de administração pulmonar?

A via pulmonar permite a administração de medicamentos em forma líquida por aspersão de gotículas. A via pulmonar permite a administração de medicamentos em forma semissólida, caso em que a velocidade da ação medicamentosa equipara-se à que ocorre na administração intravenosa.

Quais os tipos de apresentações dos fármacos de aplicação tópica?

Soluções tópicas, pomadas, cremes, loção, gel, adesivos.

O que é uma solução tópica?

[ Medicina ] Que se aplica sobre um local específico (ex.: corticosteróide tópico; medicamento de aplicação tópica). 4. [ Medicina ] Medicamento que se aplica sobre uma a parte específica do corpo. 9.

Quais são os tipos de formas farmacêuticas?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Quais são as vias de administração de um farmaco?

pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.
  • As principais vias de absorção de fármacos.
  • Via oral. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via respiratória. ...
  • Vias tópica e transdérmica. ...
  • Vias ocular, nasal e auricular. ...
  • Via epidural.

O que são vias de administração enteral e parenteral?

Podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a via enteral e a parenteral. Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Quais são as vias de administração de injetáveis?

Vias injetáveis
  • Subcutânea (sob a pele)
  • Intramuscular (no músculo)
  • Intravenosa (na veia)
  • Intratecal (ao redor da medula espinhal)

O que é uma via parenteral?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG.

O que é um efeito sistémico?

[ Medicina ] Que afecta todo o organismo.

Quais cuidados devo ter ao administrar um medicamento por via nasoenteral?

Cada medicamento deve ser administrado separadamente. Lavar a sonda com pelo menos 5 ml de água entre cada administração; Fármacos hipertônicos ou irritantes da mucosa gástrica devem ser diluídos com, pelo menos, 30 ml de água para evitar diarreia ou irritação.

Quais são as formas farmacêuticas de uso exclusivamente tópico?

As formas farmacêuticas semissólidas incluem as pomadas, os cremes e as pastas. As pomadas são preparações de consistência pegajosa e macia, monofásica, empregadas para uso externo.

O que é absorção cutânea?

A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.

Quais as vantagens da via transdérmica?

Vantagem
  • Desvio do trato gastrintestinal.
  • Evita o efeito de primeira passagem.
  • Fácil adesão ao tratamento.

Artigo anterior
O que acontece se eu tomar 4 comprimidos de dipirona?
Artigo seguinte
Quais as tecnologias da Quarta Revolução Industrial?