Quais elementos são necessários à construção da identidade do professor?

Perguntado por: Fernando Leonardo Pinheiro Morais Cunha  |  Última atualização: 28. April 2022
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profissional está associada à identidade pessoal: crenças, valores, projetos de vida são elementos importantes quando tratamos de formação, uma vez que se exprimem na qualidade do trabalho docente (NÓVOA, 1995).

Qual é a construção da identidade do profissional docente?

Para Pimenta (1996) a identidade docente se constrói pelo significado que cada professor dá para a sua profissão, enquanto autor e ator, conferindo à atividade docente, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de ...

O que é necessário para a formação do professor?

Em geral, os cursos envolvem aulas teóricas, práticas e estágio, que deve ser supervisionado por professores experientes, coordenadores e diretores das escolas. Já a formação complementar pode incluir seminários, workshops e cursos livres na área de interesse do profissional, além de pós-graduação.

O que é construção da identidade profissional?

A identidade profissional em formação, resultante do processo de formação profissional pode ser ratificada ou modificada ao longo do exercício profissional sob influência e pressão do contexto social e econômico, ou seja, do contexto atual do trabalho.

Como ocorre a construção da identidade docente Qual é a sua especificidade profissional?

A identidade profissional docente constrói-se num processo permanente dentro da profissão, processo esse em que se fundem profissionalidade e pessoalidade. Formar pessoas exige competências pessoais e profissionais diferentes das de todas as demais profissões.

Construção de Identidade do Professor - Café Pensamento 10

40 questões relacionadas encontradas

Como relação a Identidade profissional docente podemos afirmar?

Prova de Workshop 5 - A Nova Educação Questão 1 Com relação à identidade profissional docente podemos afirmar: A - Pode ser definida como o conjunto de representações construídas a respeito dos modos de ser e agir dos professores no exercício de suas funções.

Como uma boa identidade profissional pode ajudar na evolução de uma carreira?

Além disso, ao descobrir sua identidade profissional você se torna uma pessoa capaz de incentivar todos ao seu redor, sejam colegas de trabalho ou não, a fazerem o mesmo, pois saberá as mudanças positivas que tal descoberta é capaz de fazer.

Qual a importância da identidade profissional?

A identidade profissional é importante por dois motivos principais. Em primeiro lugar, por permitir que o profissional crie sua marca, que é o que permitirá que ele se destaque em meio aos demais. Outra razão está ligada a aspectos internos, como fazer escolhas ligadas à própria carreira.

Como se constrói a identidade de uma pessoa?

A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.

Como construir a identidade de uma pessoa?

  1. Exponha os seus diferenciais. ...
  2. Cumpra com o prometido. ...
  3. Qualidade é prioridade. ...
  4. Desenvolva um mantra para si. ...
  5. Tenha palavra. ...
  6. Deixe o perfil 'interesseiro' de lado. ...
  7. Contrate um coach. ...
  8. Reinvente-se.

Como deve ser a formação do professor de Educação Infantil?

A formação do professor de educação infantil

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/96, em seu artigo 62, admite como formação mínima aquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal para professores que atuam na educação infantil.

Qual perfil o professor deve ter?

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor?

Como é feita a formação continuada de professores?

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

O que define a identidade de uma pessoa?

O conceito de autoidentidade (ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que desenvolvemos com o restante do mundo.

Qual a importância da imagem profissional?

A Imagem Profissional é um forte instrumento de comunicação, pois representa quem somos e nos diferencia dos demais. Vivemos em uma sociedade onde existe uma grande oferta de profissionais qualificados.

O que é identidade de classe profissional?

A identidade profissional é documento exclusivo para o profissional da área da educação. Este documento servirá não só para identifica-lo mas também disponibilizara benefícios e vantagens em nossa rede de estabelecimentos conveniados.

Como a psicologia compreende sua identidade profissional?

A identidade profissional em Psicologia, segundo Krawulski (2004), pode ser definida como uma construção social, formada a partir do conjunto das experiências do percurso profissional, embora o pontapé inicial tenha sido a formação acadêmica.

Como uma crise de identidade profissional pode ser evitada?

Em primeiro lugar, procure ajuda, converse sobre o que está sentindo com alguém que você confie, além disso, procure ajuda psicológica, testes vocacionais ou até um coach para te ajudar a encontrar o caminho profissional certo.

O que significa relevância profissional?

Isso significa que é importante que você tenha algo a oferecer ou, de alguma forma, seja relevante para a pessoa com a qual deseja estabelecer contato profissional.

O que é a identidade docente?

Refere-se a um conjunto de características, experiências e posições de sujeito atribuídas (e autoatribuídas) por diferentes discursos e agentes sociais aos docentes no exercício de suas funções, em instituições educacionais mais ou menos complexas e burocráticas.

Qual a identidade do educador social?

Ao atuar a serviço de um controle social favorecedor da reificação de seus agentes e das pessoas às quais destina suas ações, essa identidade caracteriza-se como identidade atribuída.

Qual é a identidade de um pedagogo nos tempos atuais?

O Pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que comporta, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana. Sua identidade está relacionada a diversas limitações, bem como a diferentes possibilidades.

Como a formação continuada acontece?

Trata-se de um esforço contínuo de profissionalização que pode acontecer dentro da faculdade ou fora dela. Ou seja, estamos falando tanto de cursos de pós-graduação quanto de eventos, grupos de estudo, palestras e outras iniciativas que possam desenvolver seus potenciais.

Como a escola pode desenvolver a formação continuada?

Outra possibilidade da parceria com um Sistema de Ensino para a formação continuada das equipes é a oferta de material de estudo relevante para os profissionais das mais diversas áreas, desde os envolvidos com a gestão escolar até aqueles envolvidos diretamente com a prática em sala de aula.

O que diz a LDB sobre a formação continuada de professores?

Art. 13. A Formação Continuada em Serviço deve oferecer aos docentes a oportunidade de aprender, junto com seus colegas de trabalho, com suporte de um formador experiente (mentoria ou tutoria), compartilhando aprendizagens já desenvolvidas, atendendo ao disposto no Parágrafo único do artigo 61 da LDB.

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