Quais são os tipos de variações linguísticas?

Perguntado por: Ema Kelly Abreu  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

O que é variedade linguística e quais são elas?

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. ... A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico).

Como identificar as variações linguísticas?

As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:
  1. nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;
  2. no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;
  3. nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

O que é uma variação linguística?

A variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas naturais. Ela representa reflexos das diferenças socioculturais e contextuais durante a produção de fala por parte de um indivíduo, que vem carregada de influências da comunidade linguística em que ele está inserido e de suas intenções pessoais.

Qual dos fatores influenciam a variação linguística?

As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc.

Variação Linguística [Prof Noslen]

17 questões relacionadas encontradas

O que é variação linguística PDF?

Refere-se a diferentes formas de pronúncia, às diferenças de vocabulário e de estrutura sintática entre regiões.

O que é variação histórica exemplos?

Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.

O que é variação diacrônica exemplos?

Vários exemplos de variação histórica ou diacrônica são dados ao longo do texto, que compara as formas de falar de tempos diferentes: "pegarão um defluxo em vez de um resfriado". ... Não há qualquer referência feita à pronúncia, bem como o texto não apresenta linguagem específica de uma classe social.

O que é variação histórica ou diacrônica?

As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.

O que é variação linguística 6º ano?

Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

O que é variação linguística 7 ano?

Variação linguística é uma expressão empregada para denominar como os indivíduos que compartilham a mesma língua têm diferentes formas de utilizá-la.

O que é variação linguística autores?

As formas em variação recebem o nome de "variantes linguísticas". Tarallo (1986, p. 08) afirma que: "variantes linguísticas são diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade. A um conjunto de variantes dá-se o nome de variável linguística".

Qual variedade linguística é a mais correta?

Do ponto de vista linguístico, não existe variedade linguística melhor ou mais correta do que outra.

O que é variação linguística situacional?

Variação estilística, diafásica ou situacional

Essa variação diz respeito a mudanças que estão de acordo com a situação em que o indivíduo se encontra. Ela ocorre porque, em certas ocasiões, fala-se com registros mais formais e em outras utilizam-se informalidades.

Que variedade linguística culta ou coloquial?

A coloquial, como já mencionamos, é a variante linguística popular. Já a culta, também chamada de formal, é uma linguagem pautada nas regras gramaticais. Ela é mais séria e se acomoda melhor a situações mais convencionais, como reuniões de trabalho e apresentações acadêmicas.

Quando usar a linguagem culta?

Língua culta:
  1. Usada em situações formais e em documentos oficiais;
  2. Maior preocupação com a pronúncia das palavras;
  3. Uso da norma culta;
  4. Ausência do uso de gírias;
  5. Variante prestigiada.

O que é variação linguística segundo Bagno?

O preconceito linguístico, segundo o linguista Marcos Bagno, é a rejeição às variedades linguísticas de menor prestígio. Como a vítima de preconceito linguístico se sente e é vista no ambiente profissional.

Quando surgiu a variação linguística?

O que é variação linguística? A Sociolinguística, uma subdivisão da Linguística, teve início na década de 60, quando os linguistas associaram o estudo da língua ao estudo da sociedade.

Como surgiu as variações linguísticas?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

Como trabalhar variação linguística no ensino fundamental?

Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

Como trabalhar variação linguística no ensino médio?

Os alunos farão pesquisa sobre palavras e expressões que apresentem a variação linguística, usando dicionário para compreensão do que foi pesquisado e da linguagem do livro. Após a prática da oralidade e da leitura os alunos irão aprimorar seus conhecimentos linguísticos com a escrita de um texto.

O que pode explicar a diversidade linguística no Brasil?

No Brasil, por exemplo, cada estado possui elementos culturais próprios e isso se reflete também na diversidade linguística. ... Ao achar que uma variante linguística é melhor que outra, estamos segregando grupos culturais apenas por não dominarem um modo específico de se comunicar por meio da língua.

Por que existe diversidade linguística?

As línguas são heranças históricas passadas de geração para geração, faz parte da identidade e da cultura de um povo presente no cotidiano. Para a comunicação usamos a língua/idioma, que no Brasil é o português, no entanto esse código linguístico sofreu várias interferências, causando assim as variedades linguísticas.

Por que o Brasil tem tanta variação linguística em seu território?

Os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil a cultura e a Língua Portuguesa, essa foi sendo enriquecida com vocábulos e locuções novas; adquirimos outra pronúncia. ... E o mesmo com a Língua Portuguesa, em que se distanciaram os falares do Brasil com o de Portugal.

Qual a importância do patrimônio linguístico para a sociedade?

O patrimônio lingüístico de um país é um dos seus maiores bens, além de seu maior legado às gerações futuras, pois com a transmissão dos idiomas transferem-se milhares de características, fatores e costumes especiais e únicos.

Artigo anterior
Onde fica o cache do Google Chrome?
Artigo seguinte
Como montar uma fábrica de fertilizantes?