O que é a modalidade de licitação RDC?

Perguntado por: Duarte Gonçalves Martins  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

No novo regime de licitações denominado RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES – não há mais a figura da modalidade, ou seja, não existem nesse regime as modalidades concorrência, tomada de preços, convite ou pregão.

Quais são as modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

Quais os objetivos do RDC?

Segundo o projeto, são objetivos do RDC ampliar a eficiência nas contratações públicas e a competitividade entre os licitantes. ... A opção pelo RDC deverá constar expressamente do instrumento convocatório da licitação, para fins de afastar a incidência da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos).

Como fica o RDC com a nova Lei de Licitações?

O RDC também deixa de existir, tendo vários de seus procedimentos absorvidos pelas modalidades mencionadas. Além dessas quatro modalidades, a lei traz uma novidade: o diálogo competitivo.

O que é RDC no Comprasnet?

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC foi desenvolvido em plataforma web, sendo acessado pelo endereço comprasgovernamentais.gov.br. O Manual de Regime Diferenciado de Contratações – RDC – ELETRÔNICO contempla os procedimentos para a execução eletrônica com o “passo a passo” de todas as funcionalidades.

A modalidade RDC e a Nova Lei de Licitações

27 questões relacionadas encontradas

Como consultar RDC no Comprasnet?

Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em COMPRASNET – SIASG; Clique no link PRODUÇÃO; Em Perfil, selecione Governo, informe CPF e senha (a mesma senha utilizada para acessar o SIASG) e clique em “ACESSAR”; Clique em Serviços do Governo, RDC e escolha a opção desejada.

Como lançar RDC?

Para participar do RDC Eletrônico, o fornecedor deverá acessar o sítio do Comprasnet (www.comprasnet.gov.br) e executar os seguintes procedimentos: 1. Acessar o menu “Acesso Livre > SICAF” e realizar o credencimento (nível I) no SICAF; 2.

O que mudou com a nova Lei de Licitações 2021?

Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. ... De modo simplificado, o pregão será utilizado para contratação de bens ou serviços comuns, já a concorrência será aplicável às contratações de bens e serviços especiais.

O que mudou na Lei de Licitações 2021?

Uma das grandes novidades da nova Lei de Licitações encontra-se no âmbito das modalidades de licitação, já que agora se prevê cinco delas: pregão, concorrência, concurso, leilão e o inédito diálogo competitivo, extinguindo-se, portanto, a tomada de preço e o convite, previstas na legislação anterior.

O que mudou com a Lei 14133 21?

A proposta da Lei 14.133, mais do que substituir leis anteriores é oferecer processos licitatórios que, ao menos em sua teoria, sejam mais condizentes à atualidade. Vigente por quase três décadas, a Lei 8666/93 já apresentava defasagem em relação à sociedade brasileira de 2021.

Quais os objetivos do regime diferenciado de contratações públicas RDC?

3 O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (RDC)

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), instituído pela Lei 12.462, de 4 de agosto de 2011, é uma nova modalidade de licitação pública que tem como grande objetivo ser um instrumento eficiente em sede licitações e contratos administrativos.

Quais os objetivos do regime diferenciado de contratações públicas?

Trazido pela Lei Federal nº 12.462/2011, o RDC foi criado com um objetivo bastante específico: contratações de obras e serviços necessários aos eventos esportivos que seriam realizados no Brasil (Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas Rio 2016), conforme incisos originais do art.

O que é RDC e como funciona?

Na prática, o RDC funciona como um “empréstimo” para as cooperativas. Os recursos captados são utilizados pelas instituições em atividades como investimentos no mercado financeiro e operações de empréstimos aos cooperados. Em troca, o investidor recebe uma taxa de rentabilidade definida no momento da aplicação.

Quais as modalidades de licitação na nova lei das Licitações?

Dessa forma as modalidades da Lei 14.133/2021 são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo. Cada uma delas possui suas próprias características e devem ser usadas em situações específicas. Conhecer mais sobre essas modalidades é uma ótima forma de aumentar suas chances de sucesso nas licitações.

Quais as modalidades de licitação e qual a diferença entre elas?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02. O pregão por sua vez, é o tipo de modalidade que possui a finalidade de desburocratizar o processo licitatório.

São modalidades de uma licitação exceto?

Todas abaixo são modalidades de licitação, EXCETO. Leilão.

Qual Lei de Licitações está em vigor?

No entanto, as leis anteriores que disciplinam a matéria – Lei nº 8.666/93, Lei nº 10.520/00 (Lei do Pregão) e Lei nº 12.492/11 (Regime Diferenciado de Contratação) – não serão revogadas imediatamente, pois ainda vigerão por dois anos, ou seja, até o dia 1º de abril de 2023!

Quando a Lei 8666 será revogada?

A Lei nº 8.666/93 não foi revogada AINDA. Ela será aplicada por mais 2 anos. Em relação aos editais ANTIGOS, acreditamos que será cobra a Lei nº 14.133/21. Por isso já vamos incluí-la nos cursos.

Quando começa a valer a nova lei de licitações?

II - a Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei nº. ... Por força do seu artigo 194, a nova Lei de Licitações e de Contratos Públicos vigora desde a data em que for publicada. A Lei, desse modo, vigora desde 1.º de abril de 2021, data em que foi sancionada e publicada.

Qual o limite para dispensa de licitação 2021?

A Lei 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - entrou em vigor em 01 de abril de 2021 dispondo que as licitações referentes a compras e contratações de serviços de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e as contratações de obras e serviços de engenharia de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) ...

Como declarar RDC no Imposto de Renda?

Como declarar aplicações de renda fixa no Imposto de Renda? Se você declara imposto e tem saldos superiores a 140 reais em aplicações de renda fixa, é necessário que eles sejam informados na ficha de “Bens e Direitos”. O código utilizado é o 45, referente a investimentos de renda fixa em geral.

Como lançar na contabilidade resgate de aplicação?

As aplicações com prazo maior que um mês devem ter os registros de rendimentos feitos em partidas mensais. Por sua vez, os investimentos de curto prazo, em que o resgate é feito no mesmo mês da aplicação, devem ter seus rendimentos registrados no ato do resgate.

Como declarar o informe de rendimentos financeiros do banco?

O rendimento da caderneta no ano entra na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha 12. No campo “Discriminação”, informe o nome do banco e, se a conta for conjunta, o CPF do outro titular.

Como excluir uma proposta no Comprasnet?

O envio de proposta pode ocorrer a partir da data da liberação do edital no Comprasnet, até o horário limite de início da Sessão Pública. Durante este período o fornecedor poderá incluir, alterar ou excluir a proposta. Será exibida tela com os links “Cadastrar/Excluir” e “Consultar”.

O que é RDC na saúde?

A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.

Artigo anterior
O que é retificação no eSocial?
Artigo seguinte
Por que não pode levar shampoo no avião?