Quais são os tipos de trombose?

Perguntado por: Cristiano Bruno de Campos  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Qual o tipo de trombose mais grave?

A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual). A gravidade vai depender do local afetado e da extensão da trombose.

Quais os tipos de trombose na perna?

Trombose venosa - é o tipo mais comum. Acontece quando o coágulo de sangue bloqueia uma veia. Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar. Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria.

Como saber se tenho trombose?

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
  1. Dor no local;
  2. Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  3. Vermelhidão da perna afetada;
  4. Veias dilatadas na perna;
  5. Aumento da temperatura local;
  6. Dor ao toque;
  7. Enrijecimento da pele.

Quais os tipos de trombos e onde são encontrados?

São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial. As proteínas envolvidas na sua formação se produzem no fígado humano e são encontradas em todo o sangue.
...
Trombo
  • lesão endotelial.
  • alterações na produção de colágeno.
  • ativação plaquetária.
  • citocinas.
  • endotoxinas.

Especialista explica tudo sobre a trombose

26 questões relacionadas encontradas

O que são e onde ocorrem os trombos vermelho branco e misto?

Trombos vermelhos, ou "de coagulação", ou ainda "de estase": ricos em hemácias, mais freqüentes em veias (Flebotrombose); Trombos brancos ou "de conglutinação": constituídos basicamente de plaquetas e fibrina, estão geralmente associados às alterações endoteliais, sendo mais freqüentes em artérias.

Quais são os possíveis destinos de um trombo?

O trombo vai se formando por etapas (trombo raiado: vai se formando um em cima do outro). O trombo se inclina na direção do fluxo e no sistema venoso é onde se encontram os maiores trombos. Destino dos Trombos: 1- Dissolução do trombo: atividade de reabsorção (lise) e enzimática (dos PMN).

Que tipo de exame se faz para saber se tenho trombose?

Teste de dímero-D.

Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda. Se o seu teste é normal e você tem poucos fatores de risco, a TVP não é provável.

Como é a dor de trombose na perna?

Sensação de calor ao tocar na perna inchada; Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação; Dor ao tocar na perna. Pele da região afetada mais dura que o normal.

O que é trombose tem cura?

A trombose tem cura e o tratamento possui um objetivo principal: impedir o crescimento e o deslocamento dos coágulos. O tratamento é orientado por um cirurgião vascular ou um médico cardiologista. E, em casos mais graves é recomendado intervenção cirúrgica.

O que é trombose porque ela pode matar?

Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose e a possibilidade de matar.

Qual a principal causa da trombose venosa?

A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição (por isso, a doença ficou conhecida impropriamente como síndrome da classe econômica), mas também nos casos de permanência no leito em ...

Quando suspeitar de trombose?

Sintomas de uma trombose venosa profunda

Dor, dor desagradável. Vermelhidão ou descoloração azulada da pele. Sensação de tensão e tumefação.

Como ocorre a formação de um trombo?

A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Como é a dor da trombose na panturrilha?

Trombose Venosa Profunda

Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

Quem está com trombose pode caminhar?

Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.

Como saber se tenho coágulo no sangue?

Entre os sintomas de trombose, o paciente pode apresentar:
  1. Dor ou sensibilidade no local;
  2. Calor;
  3. Vermelhidão;
  4. Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo;
  5. Inchaço nos membros acometidos;
  6. Pele vermelha ou descolorida na região;
  7. Veias que saltam;
  8. Falta de ar;

O que é trombose é trombo?

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores.

O que é um trombo?

O que é a trombose

A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc.

O que é uma lesão endotelial?

2.1) Lesão endotelial

A lesão pode ocorrer dentro das câmaras cardíacas, no leito arterial ou venoso, promovendo a exposição da matriz extracelular subendotelial, permitindo a adesão e ativação plaquetárias, favorecendo a formação trombótica pela liberação de seus grânulos e alterações em sua forma.

Quais são os sintomas de trombose no braço?

No braço, a trombose causa dor, inchaço importante, vermelhidão e dificuldade de mexer os músculos. Muitas vezes, as veias do braço e do ombro ficam mais saltadas. O diagnóstico é geralmente feito com o ultrassom.

Como saber se é varizes ou trombose?

Se a trombose acontecer nas veias profundas da perna, a manifestação é o inchaço repentino da perna, dor, principalmente ao palpar a musculatura da panturrilha (“batata da perna”). A pele do pé e da perna podem adquirir um tom azulado. Nos dois casos o coágulo pode escapar da veia e se dirigir ao pulmão.

Qual doença causa coagulação do sangue?

(ii) as doenças hemorrágicas também podem ser causadas por níveis reduzidos ou ausência de algumas proteínas do sangue, conhecidos como fatores de coagulação. Quando este defeito é herdado dos pais, chama-se coagulopatia hereditária, os exemplos mais comuns são a hemofilia e doença de von Willebrand.

Quais os fatores de risco para trombose venosa profunda?

Fatores de risco da trombose: fique atento
  • uso de anticoncepcional;
  • tabagismo;
  • presença de varizes;
  • pacientes com tumores malignos;
  • pacientes com insuficiência cardíaca;
  • obesidade;
  • cirurgia de médio e/ou grande porte;
  • infecções graves;

Artigo anterior
Quais são os sintomas de arritmia cardíaca?
Artigo seguinte
O que significa PPS importação?