Quais são os tipos de sujeito explique cada um?

Perguntado por: Helena Lara Moreira  |  Última atualização: 7. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Resumo sobre os tipos de sujeito O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é. O sujeito indeterminado não aparece na frase e não se sabe quem é.

Quantos tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

O que é um sujeito simples e composto?

Quais são as diferenças entre sujeito simples e sujeito composto? O sujeito simples é aquele formado por apenas um núcleo. No caso do sujeito composto, ele é formado por dois ou mais núcleos, ou seja, dois ou mais termos são as palavras mais importantes, indispensáveis para compreender o contexto correto da sentença.

Qual é o sujeito de cada uma das orações?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

O que é o sujeito do predicado?

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos.

O que é Sujeito e Quais são os Tipos de Sujeito? (Aprenda Agora Mesmo)

38 questões relacionadas encontradas

Como explicar o sujeito composto?

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

Quando é que o sujeito é indeterminado?

Quando no começo do texto há a frase “trata-se de ação” ou “trata-se de recurso”, possível perceber que o verbo está na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome SE e da preposição DE. No caso, o sujeito é indeterminado - desconhecido ou propositalmente suprimido por quem escreve.

Como classificar o sujeito composto?

Sujeito determinado composto: O sujeito será composto quando possuir dois ou mais núcleos, ou seja, quando apresentar duas ou mais palavras responsáveis por constituir o sujeito. Observe: Eduardo e Mônica viajaram para Brasília.

Como identificar o sujeito da frase?

É possível identificar o sujeito de uma oração analisando, primeiramente, se o termo em questão está realizando e/ou sofrendo a ação do verbo. Nesse caso, deve haver concordância verbal, ou seja, o sujeito deve concordar em número (singular ou plural) com o verbo do enunciado.

O que significa sujeito oracional?

Sujeito oracional ocorre quando há uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito. Ex: Praticar exercícios frequentemente é bom para a saúde. Perceba que a oração “Praticar exercícios frequentemente” é sujeito do predicativo “é bom para saúde”.

Como saber se o sujeito é simples?

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome. Além do sujeito simples, existe o sujeito composto, o qual possui dois ou mais núcleos.

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ...
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ...
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ...
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

O que é o sujeito oculto exemplos?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Quais são os tipos de predicados?

Os três tipos de predicado são: nominal, verbal e verbo-nominal. O predicado nominal possui verbo de ligação e predicativo do sujeito. O predicado verbal apresenta verbo transitivo ou intransitivo.

O que é sujeito simples composto indeterminado e oculto?

O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é. O sujeito indeterminado não aparece na frase e não se sabe quem é.

Como saber se é um sujeito oculto?

→ Sujeito oculto

Também conhecido como sujeito implícito, elíptico ou desinencial, o sujeito oculto não está explícito e só pode ser identificado por meio da desinência do verbo: Agimos com ética, por isso somos os melhores. Nesse exemplo, está implícito o sujeito “nós”.

O que é um sujeito sintático?

Contudo, pode-se definir sujeito como a palavra com a qual o verbo concorda e se flexiona, se o predicado for verbal, ou palavra da qual o nome concorda, se for predicado nominal. Esse será o sujeito sintático.

O que é o núcleo do sujeito exemplo?

O núcleo do sujeito é o elemento principal, essencial, que compõe o sujeito da oração. É o elemento ao qual o verbo faz referência, sendo formado geralmente por: substantivo: “O carro acelerou muito.”

O que é o núcleo do sujeito?

O núcleo do sujeito é definido como a palavra que forma e relaciona o sujeito com as outras palavras da frase. Ele é o termo que possui a maior relevância semântica dentro de uma oração. Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado.

Artigo anterior
Porque antimatéria é tão caro?
Artigo seguinte
Como conhecer pessoas novas no WhatsApp?